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Coluna do Fred - O Consumidor de “Engenhocas”



O Consumidor de “Engenhocas”

No cenário atual ao qual vivenciamos mudanças cotidianas e de forma rápida devido ao cenário econômico global é interessante para qualquer empresa voltada para competitividade a preocupação constante em relação à inovação.

A inovação tem como propósito oferecer ao cliente a satisfação referente às suas necessidades e desejos, isso quer dizer que, uma empresa inovadora se adéqua às necessidades dos consumidores gerando maiores resultados financeiros.

Com o mundo de incertezas e mudanças inesperadas no consumo, tendo como ponto forte o crescimento do poder de compra da classe C no Brasil. Uma empresa para se destacar diante de concorrentes competitivos e ferozes deve apresentar produtos e serviços inovadores e/ou reconhecidos com tal pela opinião de clientes do segmento ao qual trabalha, proporcionando a organização um diferencial como também uma postura positiva em suas vendas.

Com o novo cenário mercadológico é notório o crescimento do “consumidor de engenhocas”. Não só pela exigência do mercado, mas também pelo lado das empresas de estarem sempre em busca de agregar valor aos seus clientes, proporcionando a eles, produtos e serviços com tecnologia e opções diversificadas.

O primeiro consumidor/cliente entre seus amigos a ter uma conexão de banda larga, contagiando todos do seu convívio, deixando sua marca digital. Ou, aquele que compra um equipamento eletrônico ou uma inovação tecnológica pode ser considerado um “consumidor de engenhoca”. Além de comprar ele tem conhecimento do produto e sabe como usar, ele é curioso e procura sempre estar antenado em blogs e sites de discussão sobre o assunto específico.

Exemplo deste comportamento refere-se a cada pessoa que estava em 2007 em Nova York e passou horas na fila esperando pelo equipamento tecnológico da empresa Apple – o Iphone. Sem falar na sua alegria de sair com o equipamento mesmo tendo que passar horas na fila. Como também no lançamento do Ipad (dispositivo em formato de tablet) que teve seu primeiro anúncio em janeiro de 2010 e que gerou anteriormente a esta data vários rumores por parte de curiosos, internautas e especialistas na área.

O “consumidor de engenhoca” busca continuamente informações sobre tendências, publica informação sobre uma nova tecnologia, um novo equipamento, enfim, uma nova engenhoca e suas características e benefícios como também críticas.

Ele se destaca também por ter conhecimento e se senti à vontade em relação a encontrar qualquer informação disponível utilizando as ferramentas adequadas e assim, agregando valor a sua opinião.

Por apresentar tais comportamentos este tipo de consumidor vem se destacando devido a sua forte influência sobre o mercado, sendo prestigiadas e acompanhadas por profissionais da área de publicidade e marketing.

Então, desta forma, as empresas focadas em produtos de alta tecnologia devem se preocupar constantemente com os consumidores que apresentam essas características, pois só é possível conquistar e fidelizar esse perfil de consumidor se o produto funcionar de acordo com as especificações e se atender ás necessidades e exigências dos mesmos.

A empresa Apple pode ser considerada uma empresa que se preocupa em atender às necessidades de seus clientes “fiéis”, se destacando no mercado global por sua tecnologia e criatividade, onde no ano de 2006 lançou na internet (youtube.com) um vídeo sobre o lançamento do Iphone, criando o marketing de desejo e externando um novo equipamento com uma tecnologia avançada ao qual o mercado não esperava fugindo de todas as características naquele momento.

Lembro que, a inovação é essencial para a sobrevivência e competitividade das organizações e ela é o impulso que coloca e mantém em movimento a engrenagem da economia.


Fred Liberato

Orientador / Gestor Empresarial

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