Advertisement

Responsive Advertisement

Coluna do Marcelo - Muitas Empresas Acreditam Nisso



Muitas Empresas Acreditam Nisso

Esta sensação é reconhecida por muitos profissionais, principalmente em empresas familiares.

Muitas organizações acreditam ter o domínio e posse de seu colaborador, que a vida deste está em suas mãos, e que nada irá mudar isso, muito se engana quem pensa desta forma.

Recentemente tomei conhecimento de uma patroa "chefe" que em reunião disse que algumas das funcionárias iriam sofrer, que ela as faria chorar de raiva e ainda se vangloriou dizendo que fazia isso com outra integrante da equipe como exemplo... NOOOOSSSSAAAA como pessoas assim se acham chefes e neste caso ainda se acha empreendedora.

Ela não sabe, mas 2/3 de suas funcionárias me enviaram currículos para encontrar algo melhor, e uma delas já pediu demissão, pois tem mais o que fazer do que ser esculachada profissionalmente.

Não podemos deixar que situações como essas continuem acontecendo. Sei e acredito que, em muitos casos as pessoas precisam, mas enquanto estão precisando continue na empresa, mas em paralelo trabalhe um plano de mudança, crie um "plano de ação" para sair de situações como está de ficar dependente mesmo que parcialmente de uma empresa, ou de pessoas que são sem escrúpulos.

Precisamos saber que não estamos na idade média, que os colaboradores possuem direitos, e que existem maneiras de processar a empresa ou o chefe por Assédio Moral, que existe na legislação a possibilidade se solicitar uma “RESCISÃO INDIRETA”, a qual você terá todos os seus direitos garantidos, tais como uma demissão sem justa causa.

Aos poucos situações como a descrita acima param de acontecer, e alguns dos motivos são à entrada das novas gerações no mercado de trabalho, gerações estas que independente do nome dado a elas, possui uma maior auto-estima, e que procuram empresas que tenham seus valores identificados em seu estilo de vida. E se você não é dessa geração, não custa se adaptar.

Para refletir, se você não acredita ser parte da empresa, se você não consegue contribuir com a empresa, se você não pode ou não consegue mudar a empresa, então MUDE DE EMPRESA.


Marcelo Cabral
Consultor e Coach


Postar um comentário

0 Comentários