
.
Entretanto, é importante lembrar que a única e exclusiva responsabilidade pelo gerenciamento de marca e imagem de uma pessoa é dela própria – não de sua família, colegas, nem da empresa em que ela trabalha. E para que você entenda de uma vez por todas como e porque defender a sua identidade através do marketing pessoal, aqui vão algumas dicas especiais:
Entretanto, é importante lembrar que a única e exclusiva responsabilidade pelo gerenciamento de marca e imagem de uma pessoa é dela própria – não de sua família, colegas, nem da empresa em que ela trabalha. E para que você entenda de uma vez por todas como e porque defender a sua identidade através do marketing pessoal, aqui vão algumas dicas especiais:
.
1
Marketing pessoal não é propaganda enganosa, mas a expressão do que o indivíduo verdadeiramente é. Para que uma pessoa possa revelar sua essência, ela precisa reconhecer suas potencialidades, limitações e competências, além de aprender a empregá-las a seu favor.
1
Marketing pessoal não é propaganda enganosa, mas a expressão do que o indivíduo verdadeiramente é. Para que uma pessoa possa revelar sua essência, ela precisa reconhecer suas potencialidades, limitações e competências, além de aprender a empregá-las a seu favor.
.
2
Identifique o que as pessoas percebem em você. Para descobrir, a dica é fazer uma “pesquisa de mercado” com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Pergunte o que eles realmente vêem em você – pontos positivos e negativos – e se condicione a usar isso de forma propícia.
2
Identifique o que as pessoas percebem em você. Para descobrir, a dica é fazer uma “pesquisa de mercado” com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Pergunte o que eles realmente vêem em você – pontos positivos e negativos – e se condicione a usar isso de forma propícia.
.
3
Procure dentro de você aquilo que irá impulsioná-lo a lutar por seus objetivos e melhorar seus relacionamentos depois de distinguir quais são exatamente seus sonhos.
3
Procure dentro de você aquilo que irá impulsioná-lo a lutar por seus objetivos e melhorar seus relacionamentos depois de distinguir quais são exatamente seus sonhos.
.
4
Coloque seus anseios e necessidades no papel, qualificando metas a curto, médio e longo prazo – em todos os planos de sua vida.
4
Coloque seus anseios e necessidades no papel, qualificando metas a curto, médio e longo prazo – em todos os planos de sua vida.
.
5
Mantenha sua network sempre atualizada. Procure telefones de antigos colegas de trabalho ou de faculdade e de todos aqueles contatos extraprofissionais. Cada uma dessas pessoas representa para você uma informação, ajuda ou um gerador de negócios em potencial.
5
Mantenha sua network sempre atualizada. Procure telefones de antigos colegas de trabalho ou de faculdade e de todos aqueles contatos extraprofissionais. Cada uma dessas pessoas representa para você uma informação, ajuda ou um gerador de negócios em potencial.
.
6
Invista em cursos de atualização profissional, participe de eventos nos campos de seu interesse e se informe sobre diferentes assuntos. Ao investir na valorização pessoal e profissional, você se torna um empreendedor da sua marca.
6
Invista em cursos de atualização profissional, participe de eventos nos campos de seu interesse e se informe sobre diferentes assuntos. Ao investir na valorização pessoal e profissional, você se torna um empreendedor da sua marca.
.
7
Mantenha-se atualizado em relação às exigências tecnológicas da profissão, da empresa e do mercado.
7
Mantenha-se atualizado em relação às exigências tecnológicas da profissão, da empresa e do mercado.
.
8
Dê atenção aos que o cercam. Se você demonstrar quanto valoriza seu colega de trabalho, chefe, marido, esposa, namorado (a), amigo (a)... irá surpreender, encantar e ficar com uma ótima imagem na mente dessa pessoa.
8
Dê atenção aos que o cercam. Se você demonstrar quanto valoriza seu colega de trabalho, chefe, marido, esposa, namorado (a), amigo (a)... irá surpreender, encantar e ficar com uma ótima imagem na mente dessa pessoa.
.
Fonte: Revista Liderança & Supervisão Nº 13 - JUN/2005
Autor: Alexander Baer é administrador especializado em marketing, propaganda e gestão empresarial.
2 Comentários
Beijos