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As Novidades do Varejo Americano Interessam ao Mercado BR?

Por Luiz Marinho

 
Uma das perguntas mais frequentes que escuto diz respeito à adequação das tendências internacionais de varejo a realidade brasileira. Afinal, modelos de sucesso lá fora funcionariam bem aqui em terras tupiniquins?

Para tentar responder essa pergunta, a TNS INTERSCIENCE fez uma pesquisa com 500 paulistanos, de ambos os sexos, com idades variando entre 18 e 50 anos, das classes A, B e C. Essas pessoas foram confrontadas com vários conceitos bem sucedidos no varejo americano, para medir o nível de interesse que eles provocariam nos consumidores brasileiros.

As conclusões, apresentadas em um evento realizado ontem em SP, foram bem interessantes. As idéias mais bem avaliadas foram a das lojas verdes, como as que o Wal-Mart está testando nos EUA, e as redes de vestuário que vendem produtos básicos, por preços baixos, porém com alta dose de design e estilo, como a japonesa Uniqlo e a sueca H&M. Estas estariam prontas para arrebentar hoje mesmo por aqui.

Já os quiosques de atendimento virtual, como os que a Circuit City lançou nos EUA, estes seriam bem aceitos principalmente pelos consumidores inovadores. Para quem não conhece, esse serviço permite aos clientes tirar dúvidas sobre os produtos na loja por meio de um totem interativo, ligado por áudio e vídeo a um especialista localizado nos escritórios centrais da empresa.

Produtos orgânicos, pop-up stores e gift cards, 3 grandes tendências no varejo americano, por aqui constituiriam somente nichos promissores. A grande surpresa da pesquisa da INTERSCIENCE, pelo menos para mim, foi a rejeição dos brasileiros ao sistema de aluguel de filmes pela web, como faz a Netflix, com muito êxito.

De uma maneira geral, esse estudo mostrou que os movimentos internacionais devem ser observados com atenção pelos varejistas brasileiros em busca de novidades e diferenciação. Mas uma boa idéia seria adaptar e não simplesmente copiar. Afinal, uma pitada de tempero local não faz mal a ninguém, não acham?

 
Fonte: Blue Bus

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2 Comentários

Unknown disse…
Somos um país que vai revolucionar o conceito de "Mercado Verde", não espanta o sucesso desse conceito no varejo por aqui.

Sem dúvida que lojas 'verdes' atraem mais do que as outras, pois tiram o 'peso' da consciencia na hora da compra.

A pesquisa em si torna-se muito útil aos futuros empreendedores de varejo na hora de importar uma ideia vinda daquele país com hábitos culturais, em alguns aspectos, deveras distintos.

Daniel
www.ideiascorporativas.wordpress.com
www.naturezaesustentabilidade.wordpress.com
to com vc...concordo plenamente... estamos apenas engatinhando...

as empresas que perceberem isso o quanto antes estaram a frente ...