1. Comunique: a empresa precisa manter um canal permanente de comunicação com os seus funcionários.
2. Desafie: desafiar um funcionário ou desafiar-se a encontrar uma solução para um problema pode ser muito motivador e produtivo.
3. Abomine a hierarquia rígida: isso castra as pessoas. Ninguém se sente à vontade para apresentar uma idéia inovadora aos seus superiores.
4. Exija: a exigência positiva (não aquela que serve só para estressar, irritar e desgastar) força as pessoas a usar mais seu potencial criativo.
5. Desligue o piloto automático: isso evita a acomodação e ajuda a descobrir maneiras diferentes para fazer a mesma coisa.
6. Acabe com os preconceitos: isso evita frases do tipo “isso não vai funcionar”, “que outra empresa já fez isso?”.
7. Permita-se experimentar: punir-se ou punir alguém por seus erros é um dos grandes inibidores da criatividade nas empresas.
8. Valorize a iniciativa: quando alguém trouxer uma idéia, agradeça-lhe, mostre-se realmente interessado e considere a aplicabilidade da questão.
9. Apóie: Dê suporte para os que se esforçam para ter idéias e buscar novos caminhos, soluções, melhorias, reduções de custo e outros.
10. Proporcione recursos: isso evita que a empresa perca uma grande idéia e que a concorrência saia na frente com a mesma idéia.
11. Questione as normas: será que algumas delas não perderam o sentido com o passar do tempo?
12. Desenvolva novos produtos: frase do Bill Gates “precisamos deixar nossos produtos obsoletos antes que os concorrentes o façam”.
Título: Inovação
Autor: Antonio Carlos Teixeira da Silva
Editora: Quality Mark
Fonte : Rh central
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Precisamos está sempre a busca de novas formas de incentivar os colaboradores, e fazer com que vejam a importancia de se automotivar.