A gestão de vendas de uma empresa deve contemplar atividades de mensuração e avaliação de desempenho da equipe. Entre as mais importantes, destacam-se:
estabelecer e negociar as metas de vendas da equipe;
analisar a performance de cada um dos vendedores;
acompanhar o vendedor no dia-a-dia e dar suporte quando necessário;
identificar deficiências e necessidades de treinamento da equipe;
analisar a freqüência de compra dos principais clientes de cada carteira;
verificar as razões da inatividade de clientes importantes;
analisar os relatórios de venda da equipe;
acompanhar o fluxo de processamento dos pedidos, identificando possíveis gargalos;
acompanhar o fluxo de transporte e entrega de mercadorias;
planejar o itinerário de vendedores no caso de vendas externas e a escala de horário e atendimento para os vendedores internos;
preparar as reuniões da equipe de vendas;
controlar os recursos materiais dos vendedores (cartões de visita, agenda, material impresso, etc);
fazer com que os vendedores possuam as mesmas oportunidades, ajustando carteira de clientes, rotas e prioridades;
estabelecer concursos e premiações para a equipe.
Fonte: Site SEBRAE-SP
2 Comentários
Gostei demais do teu blog. Caso aceite colaborar com o meu postando e criando links para o teu, informa o e-mail que envio convite.
Feliz fim de semana.
obrigado e ja enviei um email com os links dos meus blogs...
vamos sim fazer parcerias
um abraço