Veja como conquistar essa fatia do mercado que representa mais da metade da população brasileira
Qualidade
13. Saiba que a classe C também gosta de “ver com os dedos” antes de comprar
14. A classe média prefere produtos que ofereçam garantia e contratos de serviços nos quais realmente possa confiar
15. Invista no mix de produtos. Uma boa solução é combinar produtos de marcas líderes com os de marca própria e outros menos conhecidos
16. Quem deseja vender para esse público deve chegar aos chamados mercados de vizinhança
Ambiente
17. Aconchegante é a palavra certa para o seu ponto-de-venda
18. A loja pode ter forte iluminação e generosa exposição de produtos. Mas tudo, é claro, muito organizado, sem ar de 'lojão'
Presença no mundo virtual
19. Use o e-mail marketing como uma ferramenta de personalização da compra virtual, além de manter um canal de comunicação on-line ou via telefone para sanar as dúvidas
20. Crie sites menos complexos e fáceis de navegar
Fonte: pequenas empresas grandes negócios
Fonte da imagem: gettyimage
Por Katia Simões
A classe média, hoje, representa mais da metade da população brasileira, segundo a Fundação Getulio Vargas. Veja como conquistar essa larga fatia do mercado:
Comunicação e marketing
1. Na hora de optar por uma campanha que reforce o desejo de ascensão e inserção social do consumidor da nova classe média, escolha elementos próximos da sua realidade
2. Capriche no material promocional que possa ser compartilhado com parentes e vizinhos
3. Identifique bem as promoções, comunique o valor do desconto, esclareça as condições de pagamento e sinalize tudo na loja de forma visível
4. Saiba que os integrantes da classe C têm horror aos termos 'popular' e 'pobre'. Uma boa opção é substituí-los por 'econômico'
5. Abandone todos os termos estrangeiros na hora de criar qualquer tipo de comunicação escrita
6. A propaganda boca-a-boca tem um papel importante na fidelização de marcas e na decisão de compra. Por isso, o produto e o atendimento não podem deixar a desejar
Pagamento
7. Os preços devem estar alinhados com a filosofia da empresa e a camada da classe média com quem se deseja falar
8. Se os consumidores dependem do crédito para comprar, ofereça a ferramenta, porém cercando-se de alguns cuidados para diminuir os riscos de inadimplência
9. Explique ao cliente o valor da taxa de juros e quanto custará efetivamente a compra
Vendas
10. O olho no olho e a explicação paciente fazem a diferença na hora da venda, porque esse consumidor é ainda muito inseguro
11. Saiba que esse é um público desconfiado e ainda tem medo de ser enganado. Por isso, treine a equipe de venda para oferecer referências concretas sobre os produtos
12. O vendedor não pode adotar uma postura arrogante. O atendimento precisa ser cordial, não preconceituoso e de fácil entendimento
13. Saiba que a classe C também gosta de “ver com os dedos” antes de comprar
14. A classe média prefere produtos que ofereçam garantia e contratos de serviços nos quais realmente possa confiar
15. Invista no mix de produtos. Uma boa solução é combinar produtos de marcas líderes com os de marca própria e outros menos conhecidos
16. Quem deseja vender para esse público deve chegar aos chamados mercados de vizinhança
Ambiente
17. Aconchegante é a palavra certa para o seu ponto-de-venda
18. A loja pode ter forte iluminação e generosa exposição de produtos. Mas tudo, é claro, muito organizado, sem ar de 'lojão'
Presença no mundo virtual
19. Use o e-mail marketing como uma ferramenta de personalização da compra virtual, além de manter um canal de comunicação on-line ou via telefone para sanar as dúvidas
20. Crie sites menos complexos e fáceis de navegar
Fonte: pequenas empresas grandes negócios
Fonte da imagem: gettyimage
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