A gestão de vendas de uma empresa deve contemplar atividades de mensuração e avaliação de desempenho da equipe. Entre as mais importantes, destacam-se:
- estabelecer e negociar as metas de vendas da equipe;
- analisar a performance de cada um dos vendedores;
- acompanhar o vendedor no dia-a-dia e dar suporte quando necessário;
- identificar deficiências e necessidades de treinamento da equipe;
- analisar a freqüência de compra dos principais clientes de cada carteira;
- verificar as razões da inatividade de clientes importantes;
- analisar os relatórios de venda da equipe;
- acompanhar o fluxo de processamento dos pedidos, identificando possíveis gargalos;
- acompanhar o fluxo de transporte e entrega de mercadorias;
- planejar o itinerário de vendedores no caso de vendas externas e a escala de horário e atendimento para os vendedores internos;
- preparar as reuniões da equipe de vendas;
- controlar os recursos materiais dos vendedores (cartões de visita, agenda, material impresso, etc);
- fazer com que os vendedores possuam as mesmas oportunidades, ajustando carteira de clientes, rotas e prioridades;
- estabelecer concursos e premiações para a equipe.
Fonte: Site SEBRAE-SP
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