Adversidade é sinônimo de infortúnio ou revés. Mas também costuma ser entendida como derrota, principalmente quando significa perda de controle de algo ou a não realização de desejos pessoais. É justamente por isso que não gostamos dela.
O profissional consciente precisa aprender a lidar com a adversidade, pois ao lidar com pessoas, está naturalmente exposto a ocorrências que podem trazer infortúnios e reveses para si mesmo e para os outros. Saber lidar com pessoas (diversidade) significa estar apto a lidar com problemas (adversidade), pois é a partir das idiossincrasias individuais que surgem os atritos e os conflitos que geram situações inesperadas no dia-a-dia das trocas profissionais.
Saber lidar com o inesperado é pressuposto essencial daqueles que têm a missão de liderar e conduzir pessoas. Essa qualidade é chamada de resiliência, termo emprestado à física que significa a propriedade que certos corpos têm de voltarem à sua forma original após algum tipo de deformação. O líder resiliente conta apenas com seus talentos e capacidades para enfrentar a adversidade, sem criar expectativas quanto a uma possível ajuda externa. Ele é confiante e consciente do seu talento para lidar com as surpresas da vida, pois sabe que é capaz de reverter situações adversas e reconduzir seus liderados a uma trajetória de equilíbrio e bom senso.
Na prática, o líder resiliente é acima de tudo um profissional seguro de si. Ele lida com a adversidade de um modo absolutamente criativo, pois leva em conta o conhecimento que tem da diversidade humana e a sabedoria de quem aprendeu que a vida se caracteriza pela transformação e transitoriedade.Vemos então que se por um lado, a ocorrência da adversidade é inevitável, por outro, percebemos que ela mesma possui o seu antídoto, que é a resiliência. A natureza é sábia, pois quando cria algo, imediatamente propicia o seu oposto. Isso é o que produz o equilíbrio que faz com que haja evolução e reconstrução, reciclagem e recriação, ocorrências que transformam a vida numa experiência maravilhosa e estimulante.
A adversidade nos ensina a crescer e transformar a vida numa experiência única e enriquecedora. Precisamos aprender a lidar com ela, mas acima de tudo precisamos compreender que sem ela não temos a menor chance de crescer e evoluir.
José Diney
Educador, consultor de empresas, conferencista e especialista em gestão de pessoas e gestão de carreiras.
6 Comentários
valew meu chegado
abrasss
um abraço, Iana
um abraço