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O QUE É FRANQUIA?

Pesquisando na história, encontramos exemplos de práticas comerciais que se assemelham ao sistema de franquias desde o século XII, em Londres. Mas, de forma geral, considera-se que o sistema de franquias começou nos EUA após a guerra civil, quando a empresa de máquinas de costura SINGER estabeleceu uma rede de revendedores. O sistema de franquias não resultou de um momento de inventividade de uma pessoa criativa. Desenvolveu-se, a partir de soluções encontradas por empresários, em resposta aos problemas que enfrentaram nos seus negócios, cuja solução vem servindo de modelo para outros negócios. A evolução, portanto, vem acontecendo de forma natural, paralelamente à globalização dos negócios.
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Franquia de acordo com a Lei 8.955/94
“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
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Franquias simples
Neste modelo, além da licença restrita de uso da marca e distribuição de produtos com ou sem exclusividade, os franqueados recebem algum suporte para a operação do negócio. Geralmente, é direcionado a comprarem os produtos do franqueador, único fornecedor.
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Franquias de Negócios Formatados
É concedido pelo franqueador ao franqueado a licença restrita de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos ou serviços próprios ou de terceiros, com exclusividade dentro de determinados limites territoriais, agregado a um sistema de gestação e operação do negócio comprovadamente de sucesso. O suporte operacional do franqueador é intenso e há monitoramento da operação dos franqueadores para que estes permaneçam dentro dos padrões pré-definidos.


O apoio, suporte e orientação, passaram a ser contínuos e consistentes, sempre buscando uma padronização da operação da rede. O empreendimento passou a ser encarado como produto, e a franquia e franqueado como os mais importantes clientes. O “sistema de franquia empresarial” não parou de evoluir, com foco cada vez mais forte no relacionamento, sempre visando soluções para que empresários e empreendedores tenham sucesso em seus negócios. Assim, o empresário que deseja expandir o seu negócio utilizando o sistema de franquias, deve antes avaliar se está preparado para a expansão.
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Por que utilizar o sistema de franquia?
Sob o ponto de vista do franqueador o sistema de franquias é uma estratégia segura encontrada para expandir seu conceito de negócio e marca. Trata-se de um canal de distribuição exclusivo e direto que poderá ter um crescimento rápido através de recursos financeiros e humanos de terceiros, administração descentralizada e oportunidade de entrar em cidades, estados e até países desconhecidos operacionalmente pelo franqueador, proporcionando uma maior penetração de mercado.
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Quais as vantagens para o Franqueador?
As principais vantagens são:
a) A expansão em rede é feita com investimentos menores que os necessários quando com capital próprio, pois o franqueado financia grande parte da expansão;
b) Concentra-se na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços;
c) Os franqueados são parceiros altamente motivados, atingindo performance superior que unidades próprias;
d) Há a criação de um canal de distribuição leal e diferenciado;
e) Alia a marca e o know-how à força de trabalho e relacionamentos locais dos franqueados, fortalecendo cada vez mais a marca;
f) Há uma descentralização de estrutura que gera benefícios de custos fixos menores do que com unidades próprias;
g) Possibilita ganhos de economia de escala;
h) Com a ocupação de mercado mais rápida, o sistema permite abrir várias unidades simultaneamente em diferentes mercados;
i) Viabiliza mais as ações de marketing.
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Quais os desafios para o franqueador?
A expansão através do sistema de franquias gera desafios para o empresário/franqueador na gestão da rede e no relacionamento com o franqueado. Se o projeto de franquia não for corretamente concebido poderá não apresentar sustentabilidade a médio e longo prazos.
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Quais as principais responsabilidades do franqueador?
Em relação ao negócio, para obter sucesso com o sistema de franquias, o franqueador será responsável por:
a) Possuir um negócio com rentabilidade comprovada através de unidades própria e compatível com a operação franqueada;
b) Possuir própria marca;
c) Possuir experiência na operação e gestão do negócio a ser franqueado;
d) Inovar sempre, de forma a manter a competição de seus produtos e negócios no mercado;
e) Desenvolver novas tecnologias e metodologias;
f) Realizar pesquisas constantes para analisar mudanças, tendências, etc.;
g) Desenvolver novos produtos e fornecedores.
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Em relação ao franqueado:
a) É de responsabilidade do franqueador providenciar suporte aos franqueados conforme formatado em seu sistema de franquias, e à complexidade da operação;
b) Transferir o know-how adquirido ao longo dos anos de operação para os futuros parceiros/franqueadores;
c) Autorizar o direito de uso da marca e sistema de franquia conforme regras pré-definidas;
d) Estruturar uma área de suporte e apoio ao franqueado com profissionais capacitados para garantir a operação das unidades de acordo com a necessidade de seu projeto de franquias;
e) Gerar sempre, que possível, ganho de economia de compras em escala;
f) Monitorar os padrões de qualidade de todos os processos e franquias.
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Quais as vantagens para o franqueado?
a) Participa de uma marca consolidada e de prestígio;
b) Conta com a experiência do franqueado: minimiza os riscos;
c) Possibilita maior de troca de experiência;
d) Inicia a operação com métodos profissionais de gestão e com acompanhamento;
e) Economia de escala;
f) Orientação permanente sobre a operação da unidade – treinamento e manuais;
g) Foco nos resultados.
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Responsabilidade do franqueado:
a) Único responsável pelos resultados da franquia;
b) Investir e reinvestir no negócio;
c) Assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
d) Remunerar o franqueador pelo uso do sistema.
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Este material é uma compilação do documento “O que é Franquia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e comércio Exterior/Governo Federal”, você pode baixar o texto e aprender um pouco mais sobre franquias, as perguntas a serem feitas ao franqueador, a lei das franquias, etc.
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Mas lembre-se sempre ter uma análise critica como relação a franquia que você possivelmente irá escolher, pois mesmo com os riscos reduzidos, ainda existe risco.
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Discas:
  • Leia mais sobre o assunto;
  • Procure negócios com seu perfil, ou que atuem em uma área da qual você tenha algum conhecimento;
  • Verifique as taxas, o capital de giro e outros fatores financeiros para a aquisição da franquia;
  • Estude o mercado onde deseja implantar a sua franquia.

E siga seu sonho para se tornar um empreendedor franqueado de sucesso.
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Nos links abaixo, você terá mais informações das melhores franquias disponíveis no mercado segundo a Revista Pequenas Empregas, Grandes Negócios
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As 500 melhores redes de franquias para você investir, em diversos segmentos.
Índice remissivo com as 500 melhores franquias e como localiza-las.

Por: Marcelo Cabral

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1 Comentários

Anônimo disse…
Olá, Marcelo

Poxa, veii a calhar. Há tempos estava à cata de algum artigo que falasse sobre franquia, da forma que você abordou o assunto. Me serviu muito.

Grande abraço