Descubra Como Trabalhar Menos e Melhorar o Seu Desempenho em 20%

Para aumentar sua produtividade, nem sempre trabalhar mais é a solução. Por incrível que pareça, trabalhar menos pode melhor o seu rendimento

Por Redação

Você é daquelas pessoas que acredita que ser produtivo é riscar mil itens da sua lista de tarefas ou de zerar a todo instante a sua caixa de e-mail?

Então aqui vai uma sugestão dada pela escritora Janet Choi, do blog iDoneThis: pare de trabalhar um pouco e crie espaço em sua rotina para um pouco de auto-reflexão.

Para a autora, a força da auto-reflexão é simples, porém poderosa. Claro, assim como qualquer outra atividade que ainda não é um hábito, parar por até cinco ou dez minutos para refletir, seja apenas pensando ou escrevendo sobre seu dia, pode parecer uma chatice, mas através desse processo de auto-reflexão que se reconhece e comemora progressos e se ganha motivação.

O mito da produtividade

Existe um senso comum que ronda o mundo empresarial: quem trabalha mais, produz mais. Porém, essa máxima está longe de ser uma verdade absoluta. Pesquisadores da Harvard Business School tentaram comprovar a crença de que a solução para problemas na produtividade é trabalhar mais e descobriram: dar mais tempo para as pessoas pensarem tem uma eficácia muito maior.

No estudo, pessoas que estavam passando por um difícil processo de seleção foram divididas em três grupos: reflexão, compartilhamento e controle. Seus dias eram todos iguais, exceto pelos minutos finais. Os membros do grupo de reflexão gastavam os 15 minutos finais de trabalho escrevendo sobre, no mínimo, duas lições importantes que aprenderam durante o dia. Aqueles do grupo de compartilhamento faziam o mesmo, precisando ainda explicar suas anotações para um colega.

No final do processo, os candidatos desses dois grupos mostraram um aumento de 20% em sua performance, comparados aos indivíduos que só trabalharam até o final do dia.

"Refletir sobre o que foi aprendido torna a experiência mais produtiva", explicam os autores da pesquisa. E a co-autora Francesca Gino explica: trabalhar mais diminui a produtividade. "Se separarmos um tempo para refletir, olhar para o relógio pode sugerir que estamos trabalhando menos, mas depois vamos notar que nossas mentes estão se envolvendo mais e nossa performance está melhor", ela afirmou ao Fast Company.

Praticar a reflexão de forma escrita, como foi feito no estudo, é a maneira mais recomendada por especialistas. Os autores do livro The Progress Principle (O Princípio do Progresso, em tradução livre), Teresa Amabile e Steven Kramer, encorajam o uso de diários de trabalho para ajudar na compreensão de como você está progredindo e possibilitar o auto-conhecimento. 

Como praticar?

O espaço de trabalho não é exatamente conhecido por encorajar a auto-reflexão, apesar de seus benefícios. No entanto, praticá-la diariamente é o ideal. Em seu artigo no iDoneThis, Janet Choi propõe cinco perguntas para serem feitas ao final de cada dia de trabalho e desencadear esse processo de reflexão:
  1. O que eu aprendi hoje?
  2. O que eu realizei hoje?
  3. O que impactou o meu progresso?
  4. Como posso transformar pontos negativos em progresso amanhã?
  5. O que se destacou em meu dia de trabalho e como eu me senti a respeito disso?

Dê a si mesmo algum tempo para refletir e responda a essas perguntas da forma mais específica que puder. Investindo de cinco a quinze minutos do seu tempo, você poderá combater o impulso de achar que a solução para a produtividade é fazer mais e mais.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More