Advertisement

Responsive Advertisement

6 Perguntas Para Criar um Produto ou Serviço

Professora explica como definir seu produto ou serviço ao empreender

Por Priscila Zuini

Respondido por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo

Ter uma ideia de negócio é o ponto de partida para empreender, e empreendedores são pessoas de ideias. Mas ter somente uma ideia não é o suficiente para ter um negócio.

Sua ideia precisa realmente representar uma oportunidade de mercado, ou seja, é necessário que você valide a hipótese que existem clientes dispostos a pagar pelo produto ou serviço que você quer desenvolver.

Portanto, ter uma ideia de negócio que representa uma oportunidade de mercado é quando você percebe uma forma de resolver um problema (oportunidade!) de um determinado segmento de pessoas ou empresas (clientes!) através de um produto ou serviço.

É importante que a definição do produto ou serviço seja baseada em sua singularidade, sua funcionalidade e na necessidade do cliente que pretende atender. 

Nessa fase de planejamento não se esqueça de que as melhores pessoas confirmar se de fato seu produto ou serviço funciona é o seu potencial cliente. Lembre-se de sempre levar em conta a perspectiva do cliente.

Posicione seu produto ou serviço com um benefício importante e significativo, que faça com que as pessoas estejam dispostas a pagar. Clientes não compram um produto ou serviço em si, mas sim, seus benefícios. Eles pagam para ter seus problemas e necessidades resolvidos.

Nesse ponto procure refletir sobre o que torna seu produto ou serviço único, o que o torna melhor que o da concorrência. Tente responder as seguintes perguntas:

1. O que é o meu produto ou serviço e o que ele faz?
2. Como meu produto ou serviço resolve um determinado problema? 
3. Em que ele é diferente de outros produtos e/ou serviços?
4. Quem o comprará? Quem serão meus clientes?
5. Porque eles o comprarão?
6. Como o produto ou serviço poderá será promovido e vendido/oferecido?

Respondida essas perguntas, você estará muito mais preparado para definir tanto seu planejamento estratégico quanto o de marketing, e posicionar de forma correta seu produto ou serviço no mercado em que pretende atuar.

Cynthia Serva é coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários