4 Regras Para Melhorar o Clima Organizacional Nas Empresas

Seus funcionários não estão motivados e engajados? Saiba como mudar isso

Por Fabiano Cândido e Marina Salles

Melhorar o clima organizacional não é só tarefa das grandes empresas. Empreendedores de negócios de pequeno e médio porte também devem ter essa preocupação – e podem fazer programas deste tipo sem gastar nenhum tostão.

O diretor de relações empresariais da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Ruy Shiozawa, lista quais os fatores que melhor contribuem para o engajamento dos funcionários. E avisa: a recompensação em dinheiro não está mais entre os principais atrativos que estimulam a dedicação dos profissionais.

Confira, abaixo, o que tem feito a diferença no comportamento de empregadores e empregados para aperfeiçoar as relações entre as pessoas:

Administre a meritocracia de forma transparente. Evite promover o reconhecimento de funcionários por meio de um sistema de trocas, em que maior dedicação resulte em um aumento de salário, por exemplo. Claro que o fator financeiro também faz parte das relações entre empregadores e empregados, mas essa é uma medida que não gera engajamento. A meritocracia deve ser trabalhada em paralelo, sem se sobrepor às demais formas de incentivo para se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios.

Ofereça oportunidades para que os membros da equipe possam crescer e se desenvolver. Empresas que tendem a valorizar o trabalho de seus funcionários são bem percebidas no mercado. E isso vai além de promoções e bonificações. Críticas construtivas, que demonstram o interesse dos superiores na melhoria das atividades realizadas fazem a diferença na imagem que os funcionários constroem a respeito do negócio.

Promova o equilíbrio da vida pessoal e profissional. Ter flexibilidade de horários para organizar-se é outro ponto positivo na construção de um bom clima organizacional. Nesse caso, é importante ter em mente que prazos e qualidade dos serviços prestados não devem ser prejudicados.

Comunique-se com os funcionários. Líderes bem preparados conseguem aumentar a produtividade de sua equipe por meio de atitudes simples, como cumprimentar os colegas de trabalho e estarem abertos ao diálogo.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More