Advertisement

Responsive Advertisement

O Sucesso ou o Fracasso só Depende de Você

E então? Já pensou em construir o seu sucesso? Só depende de você!

Por: Pedro Papastawridis

Um tempo atrás, este que lhes escreve dissertou acerca do sentido do sucesso. Naquela ocasião, o que se pretendia era mostrar que o sucesso tem mais a ver com o ser do que em ter algo. Afinal de contas, só levamos desta vida o que fazemos por nós e por nossos semelhantes.

Pois bem. Retomando um pouco a temática do sucesso, e levando em conta algumas discussões construtivas travadas com alguns amigos de missão (Não se esqueçam: todos nós temos uma missão!), chegou-se à conclusão de que alguns exemplos caberiam para ilustrar a tese que este administrador sustenta. No entanto, ressalte-se que há diversos outros exemplos que reforçam a tese defendida, bem como casos de pessoas que talvez “subvertam” o disposto aqui. Portanto, fiquem à vontade para avaliarem os fatos e dados e chegarem às suas próprias conclusões. Se quiserem, aproveitem este espaço para compartilharem o seu testemunho.

Muitas vezes fomos ensinados no seio de nossas famílias, na escola e na sociedade sobre a importância dos estudos como elemento de ascensão social, na medida em que uma formação acadêmica adequada possibilita abrir portas a coisas, pessoas e ambientes exclusivos da grande maioria. Em outras palavras, aprendemos desde jovens que o importante é “tirar onda de patrão”. Será que este é o caminho? Será que viver “acumulando” coisas e pessoas faz a diferença? E quando morrermos? Será que haverá serviço de frete para levar nossas coisas para a outra vida? Isso posto, vamos aos exemplos que reforçam a tese de que ser é melhor que ter, uma vez que só ficou para sempre o que foi feito pelas pessoas descritas a seguir.

Um certo homem, cuja história e sabedoria são relatadas num dos livros mais difundidos e lidos da história da humanidade, não tinha carro, tampouco tinha teto. Logo, só “ficava” com ele quem realmente gostava. Esse homem usava túnica, andava de sandálias e sobrevivia com a ajuda de seus admiradores e seguidores. Foi graças a ele que a humanidade aprendeu o verdadeiro sentido de palavras como amor e fé, visto que o homem em questão se deu em sacrifício para a salvação de seus semelhantes. Em síntese, esse ser humano, que atende pelo nome de Jesus Cristo, amou e teve fé em Deus e na salvação humana de tal maneira que hoje é estudo de caso nas principais escolas de negócios pelo mundo afora, sobretudo pelo exemplo de liderança por meio de virtudes como sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e rigor, virtudes essas que são defendidas por Sun Tzu em sua A arte da guerra ao relatar os atributos de um verdadeiro comandante.

Outro exemplo liderança pela fé, determinação, disciplina e humildade é o de um senhor que sempre defendeu que o ser humano que não vive para servir não serve para viver. Foi esse senhor que conduziu seus semelhantes à independência política de sua nação, colonizada e oprimida durante anos pelos ingleses, sem pegar em armas. Esse homem se chama Mahatma Gandhi, defensor do Satyagraha, princípio segundo o qual é possível resistir e mudar o status quo sem se valer da agressão. E foi esse grande exemplo de simplicidade e pacifismo que conduziu a Índia à sua independência da Inglaterra. Não por acaso, Gandhi também é um dos estudos de caso mais pesquisados em escolas de negócios pelo mundo afora, juntamente com Jesus Cristo.

E o que Jesus e Gandhi têm a ver com este artigo? Em verdade, eles têm tudo a ver, visto que ilustram exemplos de sucesso de vida e para além da vida pelo simples fato de serem o que são, e, não, por terem acumulado coisas ao longo de suas vidas. São exemplos de que não devemos viver sob a sombra dos outros, pois, assim, estaremos sujeitos a termos nossas vidas conduzidas para o bem ou para o mal por outrem. Para tanto, devemos ter um propósito bom e bonito, engajarmo-nos nele e buscarmos sinergias com outras pessoas providas de fé num mundo melhor, determinação na busca de resultados e disciplina na persecução dos objetivos traçados, pois tão importante quanto chegar no destino almejado é curtir e desfrutar da jornada percorrida.

E então? Já pensou em construir o seu sucesso? Só depende de você, na medida em que ter sucesso é ser feliz. E a felicidade vem de dentro.

Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!
Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários