Coluna do Marcelo - Planejamento: Diário Para o Dia Seguinte


Planejamento: Diário Para o Dia Seguinte

Com o passar do tempo às pessoas perderam um velho hábito da infância ou mesmo da adolescência, o hábito de escrever um diário. Caderninho onde eram relatados os acontecimentos que se julgava importante no dia a dia, tais como: “fui à escola usando o tênis que ganhei”; “encontrei com fulano, minhas pernas tremeram”; “percebi uns olhares de cicrano me olhando”, “tive raiva da professora hoje, pela nota que me deu”. E assim o seu diário contava os acontecimentos da sua vida.

Com esse exemplo acima, temos o diário de nossa vida, algo que além de um exercício mental também era um exercício para estimular a criatividade, dois dos exercícios que nos são cobrados quando entramos ou tentamos entrar no mundo corporativo. Alguns podem está se perguntando, o que uma coisa tem a ver com a outra, calma, chegaremos ao ponto de interseção. Muitas vezes temos que enfrentar uma entrevista, participar de reuniões, ter um almoço empresarial, entre outros pontos do mundo dos negócios. Para que tudo corra bem temos que nos programar, ou seja, planejar o que iremos fazer - ponto crucial para que tudo saia como previsto - e é nesse ponto que entra “Diário Para o Dia Seguinte”. Como funciona, você irá escrever um diário como se seu compromisso já tivesse acontecido. Por exemplo: “Acordei, vesti a roupa que havia separado no dia anterior, pois é uma roupa que me deixa mais elegante, cheguei ao local da reunião com 10 minutos de antecedência, conversei com a secretaria para saber se estava tudo bem, revi minhas anotações para pontuais participações, quando entrei na sala, cumprimentei todos os participantes com entusiasmo, fiz um breve comentário sobre a sala de reunião, etc.”. Como podemos observar iremos descrever algo que não aconteceu ainda, por isso o nome “Diário Para o Dia Seguinte”, coloque no diário até a sensação de vitória, de bem estar que você gostaria de sentir após seu compromisso. 

Tudo isso passa a ser um exercício de preparo, de como se comportar e está preparado para seu compromisso, serve tanto para vida particular como para a vida profissional. Embora muitas pessoas desprezem este tipo de exercício, posso garantir que gera resultados positivos. Um mérito desta técnica é obriga-lo a pensar em elementos básicos que podem pegá-lo desprevenido durante o seu compromisso, como o que vestir, onde estacionar, como responder a perguntas, como falar com as pessoas, fazer as perguntas certas, e muito mais, assim haverá uma interseção entre o que entre a realidade e o que pode acontecer de forma a não ficarem lacunas diante dos acontecimentos.

Este exercício “Diário Para o Dia Seguinte” tem confirmação cientifica através de pesquisas realizadas pela universidade de Chicago, onde um grupo de pessoas foi levado para uma quadra de basquete e lá os pesquisadores pediram que fizessem uma série de arremessos livres, e depois os participantes foram divididos em três grupos menores. Um grupo voltou para a quadra e praticou arremessos durante uma hora por dia, ao longo de 30 dias. Outro se imaginou fazendo arremessos durante uma hora por dia, durante 30 dias. O terceiro grupo não fez nem uma coisa nem outra. No fim, todos voltaram à quadra e foram reavaliados. O grupo que não fez nada não melhorou o seu desempenho. O grupo que praticou os arremessos melhorou em 24%. E o grupo que se imaginou fazendo os arremessos melhorou em 23%. 

Por isso, quer você acredite ou não no beneficio da visualização ou não, não vejo mal alguém em experimentar. Então vá em frente e escreva seu diário sempre que achar necessário ou mesmo nos mais importantes da sua vida pessoal ou profissional. O pior que pode acontecer é você esta preparado e na melhor é dar tudo certo como você planejou. Pense sobre isso e decida o que fazer, você poderá visualizar esta sendo bem sucedido.


Adaptado por Marcelo Cabral
Fonte: UAU! Como causar uma ótima impressão, de Frances Cole Jones.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More