Advertisement

Responsive Advertisement

Você Tem Potencial Para Aprender Novas Habilidades?

O comportamento do passado não garante mais o sucesso no futuro

Por: Paulo Campos

Em um ambiente cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (ou VUCA, pelas iniciais desses termos em inglês, um acrônimo de origem militar que expressa também o atual mundo corporativo) os profissionais começam a ser avaliados pela perspectiva do potencial para aprender novas habilidades. Segundo Cláudio Fernández-Aráoz, que é conselheiro sênior da Egon Zehnder, a caça aos talentos no século XXI mudou seu foco de competências para potencial, ou seja, o que vale atualmente é a sua capacidade de se adaptar a ambientes de negócio em constantes mudanças e crescer em novas e desafiadoras atribuições.

Aráoz indica as 5 qualidades que são características de um profissional com potencial:

Motivação: um forte empenho para se destacar na busca de objetivos altruístas.
Curiosidade: uma propensão para buscar novas experiências, conhecimento e feedback sincero e uma abertura para a aprendizagem e a mudança.
Percepção: a capacidade de reunir e dar sentido a informações que indicam novas possibilidades
Engajamento: uma habilidade para usar a emoção e a lógica para comunicar uma visão convincente e conectar-se com as pessoas.
Determinação: os meios necessários para lutar por objetivos difíceis, apesar dos desafios, e para se recuperar das adversidades.

Por outro lado, se você é líder deve ficar atento aos profissionais que tenham uma forte motivação para se destacar na busca de metas desafiadoras, juntamente com humildade de pôr as necessidades do grupo à frente das pessoais; uma curiosidade insaciável que as impulsione a explorar novas ideias e caminhos; uma percepção aguçada de lhes permita ver conexões que outras não veem; um forte engajamento com seu trabalho e com as pessoas ao seu redor; e a determinação para superar contratempos e obstáculos.

E aqui vai uma dicaduka: as perguntas sempre nos ajudam a refletir e nos conhecer. Aqui estão algumas perguntas que podem ajudá-lo a identificar em quais das qualidades você está hoje mais preparado: Como você reage quando alguém o desafia? Como você convida outros membros da sua equipe a das ideias? O que você faz para ampliar seu pensamento, sua experiência ou seu desenvolvimento pessoal? Como você promove aprendizagem na sua organização? Que passos você dá em busca do desconhecido?


Fonte: Exame Abril
Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários