7 Maneiras de Estimular a Criatividade

Funcionários que têm condições de sempre apresentar uma nova ideia ou um projeto surpreendente despontam em uma avaliação do chefe, em um processo seletivo ou até em uma promoção; confira as dicas do coach Alexandre Prado para aumentar a criatividade 

Por Redação

Apresentar novas soluções é imprescindível para quem deseja se destacar – e até se manter - no mercado de trabalho. Funcionários que têm condições de sempre apresentar uma nova ideia ou um projeto surpreendente despontam em uma avaliação do chefe, em um processo seletivo ou até em uma promoção. Para ajudá-los nisso, o coach e presidente da Núcleo Expansão, Alexandre Prado, do Rio de Janeiro, apresenta sete maneiras para o estímulo contínuo e necessário para conseguir se sobressair.

1. Use a técnica do brainstorming - Deixe as ideias surgirem. Permita que elas fluam, por mais absurdas que parecem. Quanto maior o número de ideias, maior a probabilidade de encontrar aquela que será eleita “a melhor”.

2. Modele os melhores - Identifique como outros profissionais e pessoas atuam e busque modelá-los. Como aquela pessoa consegue gerar soluções tão interessantes? O que ela precisou estudar para fazer isso? Ela usa alguma técnica para ser tão criativa? Alguns dizem que ela medita, outros que ela joga xadrez, e outros ainda que ela não faz nada: qual a relação dessas atividades com a criatividade?

3. Mude - Adote novos padrões para ações rotineiras: tome banho em horários diferentes, faça um caminho novo, durma no outro lado da cama e depois, de ponta-cabeça, abra gavetas com a mão menos comum (se destro, abra com a esquerda e vice-versa), entre outras ações.

4. Seja criança novamente – Lembre-se de quando era criança e o grau de criatividade que tinha para criar uma linda história com príncipes e princesas – ou guerreiros e monstros –, castelos, bailes – ou batalhas – tendo somente dois pequenos bonecos.

5. Estimule o cérebro – Faça palavras cruzadas, procure ler e escrever palavras ao contrário, traga cor para suas tarefas rotineiras: use canetas marca texto de cores diversas. Pesquisas mostram que pessoas que trabalham com cores, tendem a ser mais criativas.

6. Pratique atividade física – Pessoas que usualmente mantém o corpo ativo são mais criativas.

7. Adote uma ou mais das técnicas para incrementar criatividade e inovação - Há uma série de técnicas úteis para ajudar alguém a ser mais criativo e a trazer ideias inovadoras. Busque saber mais sobre: “Técnica dos Seis Chapéus” de Edward de Bono (Ediouro); “The World Café” de Juanita Brown e David Isaacs (Cultrix); “Mapas Mentais” de Tony Buzan (Cultrix).


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More