Advertisement

Responsive Advertisement

Os 18 Hábitos Das Pessoas Criativas


Por Claudia Penteado

Hoje me deparei com um artigo no Huffington Post espanhol, assinado por Carolyn Gregoire, indicado por uma amiga designer nas redes sociais, que definitivamente vale a pena reproduzir. É uma lista com os 18 hábitos que as pessoas criativas têm, que as tornam diferentes do restante dos mortais. Coisas que elas fazem naturalmente, mas que nem para todos é natural e as difere do resto da humanidade. Gosto de pensar que certas características únicas ou hábitos nos tornam mais capazes de reimaginar a vida e o mundo do que outras pessoas.
Vamos a elas.

1.Pessoas criativas sonham acordadas. A autora do artigo cita um estudo – “Ode to positive constructive daydreaming”, de Rebecca McMillan, Scott Barry Kaufman – sobre o trabalho do professor Jerome L. Singer, um professor de Yale expert no assunto, que dedicou seu tempo a estudar o chamado “daydreaming” (sonhar acordado) e a imaginação. A mente nas nuvens favorece a chamada “incubação criativa”.

2.Pessoas criativas são boas observadoras. Henry James costumava dizer que nada se perde na mente de um escritor. Ver possibilidades em qualquer lugar faz parte da rotina das pessoas criativas – para quem tudo pode se transformar em expressão criativa.

3.Pessoas criativas elaboram seus próprios horários de trabalho. Se acordam cedo ou trabalham de madrugada, artistas em geral têm seus métodos cheios de particularidades. Decidem em que momento estão mais criativos e, assim, organizam sua vida.

4.Precisam de momentos de solidão. Não é à toa que artistas são frequentemente descritos como pessoas solitárias. Pessoas criativas não temem a solidão e a usam de maneira construtiva e produtiva.

5.Pessoas criativas sabem aproveitar os obstáculos que a vida lhes coloca pela frente. Canções inspiradas em desamor, poemas que afloram da angústia, quadros repletos de dramas pessoais. Traumas fazem parte da vida e tornam-se material precioso para quem sabe aproveitar-se deles de maneira criativa.

6.Buscam novas experiências. Pessoas criativas gostam de se lançar na novidade – sejam experiências, sensações ou estados mentais. Essa abertura estimula a criatividade e a fantasia.

7.Pessoas criativas caem, mas levantam. A resiliência é praticamente um pre-requisito do êxito criativo, segundo Kaufman, o autor do artigo sobre sonhar acordado. Erros não são levados tão a sério. Falhas repetidas são vistas como essenciais para o aprendizado. “Pessoas criativas fracassam. Os bons de verdade fracassam mais de uma vez”, disse Steven Kotler, colaborador da Forbes, em um artigo sobre Einstein.

8.Pessoas criativas fazem grandes perguntas. Curiosidade é a base da criatividade, e nunca deixar de questionar mantém viva a sua chama.

9.Gostam de observar pessoas. Pessoas criativas têm curiosidade pela vida das pessoas, como Marcel Proust, que passou a maior parte da sua vida observando gente.

10.Pessoas criativas se arriscam. Correr riscos faz parte de realizar grandes feitos. Pessoas criativas costumam correr riscos em várias áreas de suas vidas. Fabricar algo que não existia requer fazer apostas que outras pessoas não fizeram.

11.Enxergam em tudo uma possibilidade de expressão. Pessoas criativas costumam buscar, o tempo todo, oportunidades para se expressar. Transformam o mundo num palco, ou a vida numa obra de arte, como dizia Nietzsche.

12.Seguem suas paixões verdadeiras. Pessoas criativas costumam ter uma motivação intrínseca. Perseguir seus desejos costuma ser mais importante do que o reconhecimento externo. Buscam sentido naquilo que as motiva internamente, as fazem utilizar seu talento.

13.Saem de suas próprias mentes. Sonhar acordado nos faz sair da nossa limitada perspectiva e explorar novas formas de pensamento. Pessoas criativas se utilizam disso para ativar o pensamento criativo.

14.Pessoas criativas perdem a noção do tempo. O estado de fluxo, de perder-se, quando se está escrevendo, dançando, pintando ou se expressando de alguma maneira, é sinal de que se está em elevada concentração, imune a pressões e distrações. Criatividade máxima. Nem todos tem essa capacidade de perder-se – e ao mesmo tempo encontrar-se.

15.Rodeiam-se de beleza. Pessoas criativas costumam ter bom gosto e gostam de coisas belas ao seu redor.

16.Sabem conectar os pontos. Steve Jobs, claro, discorreu brilhantemente sobre a capacidade de unir os pontos, relacionar acontecimentos, fazer associações das pessoas verdadeiramente criativas.

17.Pessoas criativas gostam de mudanças radicais. Rotina não combina com criatividade. Disciplina, sim. Mas mudar as coisas para experimentar novas e fugir da monotonia, faz parte de abrir-se para o novo, para novas possibilidades de criação.

18.Pessoas criativas encontram tempo para meditar. Algumas pessoas utilizam a meditação para alcançar estados altamente criativos. Como o cineasta David Lynch, por exemplo. A ciência comprova que a meditação pode ativar o poder da mente de muitas maneiras – aprimorar a concentração, a memória, o bem estar emocional, a clareza mental e…o pensamento criativo.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários