Advertisement

Responsive Advertisement

Você Sabe Quais São os Principais Tipos de Coaching?

Existe coach para cada aspecto da sua vida; saiba como aproveitar melhor os serviços desse profissional

Por Ana Paula Azevedo

O coaching é um processo conduzido por um profissional qualificado, cujo foco principal é o desenvolvimento do capital humano. Ele pode ser contratado para atingir um objetivo específico ou para aumentar o potencial do coachee (cliente).

O processo tem começo, meio e fim. E o olhar dele é para o presente e futuro. É importante trazer para a consciência do performer (cliente) quais são suas habilidades, competências que o destacam, sua visão e missão de vida, o que o move, qual o seu potencial, suas crenças e seus medos. Ou seja, é um processo transformador.

O coach deve estabelecer uma relação de confiança e respeito com o coachee. O papel do coach é estar com toda a atenção voltada para o performer, fazendo perguntas e usando técnicas e metodologias que provoquem a reflexão e a mudança através das respostas internas encontradas pelo coachee.

A expectativa do cliente pessoa física ou jurídica para a contratação de um processo de coaching pode ser um investimento nos talentos da empresa, alavancagem de potencial, aprendizado da melhor maneira de se relacionar, crescer como líder, preparação para uma promoção ou até definição dos novos rumos para a carreira.

Os mais procurados tipos de coaching são:

Coaching executivo

O foco é o desenvolvimento do profissional para alavancar seus resultados, saber definir prioridades, administrar melhor suas emoções, aumentar a musculatura como líder, entre outros. O executivo pode passar por este processo porque é um talento reconhecido da empresa, porque assumirá novos desafios ou até mesmo porque o nível de entrega está abaixo do esperado pela organização.

Coaching de vida

O foco é o autoconhecimento. Durante o processo, o indivíduo conseguirá encontrar respostas para sua vida. Assim, poderá tomar decisões baseadas no que o move, ou seja, o que realmente faz sentido para a sua vida e que o faz feliz.

Coaching de carreira

Ajuda o coachee-cliente a identificar o que é importante, o que o faz mais feliz na vida profissional. Para isso, o indivíduo se aprofundará nos seus valores, nas habilidades que o diferenciam e nos seus conhecimentos, possibilitando traçar estratégias e ações para uma mudança de direção, se for o caso.

Para que o indivíduo se comprometa com metas desafiadoras, é importante conhecer as competências que possui, as principais dificuldades, ter disciplina, foco e ação.

Ana Paula Azevedo é sócia-diretora da Garcia Azevedo e Consultores, especializada na implementação de estratégias em Gestão Integrada dos Recursos Humanos.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários