Advertisement

Responsive Advertisement

Sua Meta é Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal?

Utilize algumas técnicas para definir as metas e alcançar seus objetivos

Por Yara Leal de Carvalho

Para definir metas é importante primeiro você saber qual é o sentido que quer dar à sua vida, estabelecendo sua missão de vida. Com base na sua missão você consegue fazer escolhas que vão enriquecer sua jornada até alcançar suas metas. 

A fixação de metas é um processo importante para pensar sobre seu futuro ideal e motivar-se no sentido de transformar a sua visão de futuro em realidade. O processo de estabelecimento de metas ajuda você a chegar aonde quer chegar. As metas nos ajudam a ter clareza para vermos onde estamos indo, como poderemos chegar lá e o que faremos ao chegar lá. 

Para definir metas é fundamental sabermos o que queremos e se o que queremos está em consonância com a nossa missão de vida. 

Pense em todas as áreas de sua vida (família, lazer, trabalhos, estudos, espiritualidade etc.) e sobre o quanto está satisfeito com elas. Depois identifique o que gostaria de alcançar para ampliar seu grau de satisfação dentro de cada área. 

Outra opção é dividir suas metas em três grupos:

Grupo do TER – ter como objetivos adquirir bens não tem nada de errado.

Grupo do SER – uma das coisas mais empolgantes é trabalhar para se tornar algo.

Grupo do FAZER – realizar coisas é um fator muito motivador. 

Depois de levantar tantos objetivos está na hora de estabelecer prioridades. Procure pensar em quanto cada uma das metas vai levá-lo mais perto de sua missão de vida e o quanto vai se sentir mais satisfeito ao alcançá-las. Outro pensamento poderoso é - Qual dessas metas vai alavancar mais satisfação em minha vida? 

A partir de seus objetivos de vida surgem suas metas. A meta é um passo específico, concreto, mensurável, que vai servir como “medidor de quilometragem” rumo ao seu objetivo. 

Escolhendo as metas de maior impacto, você pode se preocupar em escrevê-las de forma clara e objetiva, pois isso o ajudará a desenvolver um plano de ação para alcançá-las. Para escrever suas metas pode ser interessante utilizar uma ferramenta para definição de metas chamada SMART: 

Sua meta deve ser:

S - Específica – Tem escopo delimitado.
M - Mensurável – É possível medir se foi alcançada ou não.
A - Alcançável – É possível de realizar.
R - Relevante – É relevante para sua vida, atrelada a sua missão de vida.
T - Temporal – Tem um período para ser realizada, tem prazo final definido.

Exemplos:

META DO TER: “Adquirir um escritório de até 70 metros quadrados onde possa ter duas salas e uma recepção, no valor máximo de R$ 600 mil acertando a compra em até 6 meses”.

META DO SER: “Ser uma pessoa mais caridosa, me candidatando como voluntária em instituição que apoie adolescentes em sua escolha de carreira, dedicando um dia da minha semana para esse fim e começando em até um mês.”

META DO FAZER: “Realizar um MBA Executivo em uma instituição de ensino de primeira linha, pleiteando reembolso de parte das despesas na empresa atual, finalizando o curso em até 3 anos.”

Atingir metas estabelecidas não é tarefa fácil, porém não estabelecer metas por medo de não atingi-las ou simplesmente por descaso é muito pior. Todos corremos o risco de nos decepcionar, mas a diferença é que quem se empenha na definição de suas metas tem grande chance de alcançar seus objetivos. 

Yara Leal de Carvalho – Sócia e Coach da Questão de Coaching, Psicóloga com MBA Executivo em Negócios, Formação Internacional em Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Practitioner em PNL e Analista de Assessment DISC.Ampla experiência em coaching executivo, de carreira seleção e desenvolvimento de pessoas. Facilitadora dos Grupos de Estudos sobre Geração Y,Tendências em Educação Corporativa e Planejamento de Carreira, da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários