Atividade Física Pode Ajudar a Equilibrar Vida Pessoal e Profissional

Estudo norte-americano mostrou que quem pratica exercícios regularmente enfrenta menos conflitos na divisão do tempo

Em tempos de sedentarismo e preocupação com a balança, muita gente começa o ano novo determinado a fazer matrícula na academia ou descobrir um exercício prazeroso que possa praticar com frequência. Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram mais um bom motivo para correr atrás dessa resolução em 2014: a prática de atividades físicas ajuda profissionais a equilibrar vida pessoal e profissional.

Para quem já lida com uma rotina estressante no trabalho e ainda deseja passar mais tempo ao lado do cônjuge e dos filhos, adicionar exercícios ao dia a dia parece, à primeira vista, outro compromisso para espremer dentro das 24 horas que temos disponíveis. Mas a pesquisa mostrou o contrário: os entrevistados que mantinham uma rotina de exercícios tinham menor chance de vivenciar um conflito na divisão de papeis entre casa e trabalho.

Russell Clayton, um dos envolvidos no estudo, publicou um texto na Harvard Business Review explicando o porquê desse efeito. Primeiro, segundo ele, exercícios diminuem o estresse e fazem com que o tempo passado tanto no trabalho quanto com a família tenha mais qualidade e seja bem aproveitado. Em suas palavras, "a redução do estresse é equivalente a uma expansão do tempo".

Além disso, fazer exercícios com frequência ajuda a melhorar auto-estima e confiança, já que a pessoa percebe que é capaz de assumir um compromisso e cumpri-lo. Como um dos entrevistados afirmou, "quando eu atinjo uma realização durante um treino, sinto-me mais confiante na minha vida pessoal e profissional".

A sugestão de Clayton, portanto, é descobrir uma atividade prazerosa e definir qual a melhor hora do dia para praticá-la (alguns preferem de manhã, outros na hora do almoço e outros, ainda, ao fim do expediente).

Ele também chama a atenção de gerentes e profissionais de recursos humanos para que incentivem essa prática entre os funcionários, desde oferecer uma aula de ginástica laboral até flexibilizar horários para que eles encontrem o melhor momento para dar um pulo na academia. Afinal, um funcionário menos estressado, mais confiante e que aproveita melhor o tempo em família também é vantajoso para a empresa.


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More