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O Que um Péssimo Chefe Pode Ensinar Para a Sua Carreira

É possível extrair lições da situação negativa que é ter um chefe ruim, dizem especialistas. Saber que você consegue trabalhar com qualquer tipo de pessoa é uma delas

Por Camila Pati

É difícil que algum profissional nunca tenha se deparado com um chefe que considerasse péssimo ao longo da carreira. Intimidador, despreparado, centralizador ao extremo, indiferente. Qualquer destes perfis pode ser uma incômoda pedra no sapato na relação de trabalho e é capaz de tirar do sério até o mais paciente dos profissionais.

Mas, de acordo com especialistas consultados por EXAME.com, é, sim, possível tirar lições positivas e que podem ser levadas consigo ao longo da trajetória profissional quando se tem um gestor com qualidades negativas.

“De todos os eventos negativos e traumáticos é possível tirar lições para viver que não ficam restritas simplesmente ao evento em si”, diz Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional, escritor e palestrante. Confira então algumas delas:

1. Fortalecimento da autoconfiança e resiliência

De acordo com Shinyashiki um chefe intimidador, por exemplo, revela uma personalidade insegura na capacidade de atingir resultado. “Ele convida o outro a se desvalorizar também”, explica. O aprendizado trazido por uma situação deste tipo vai no sentido de saber se valorizar sem depender do outro.

“Sobreviver” a um chefe carrasco pode fortalecer a sua autoconfiança e resiliência para fazer acontecer mesmo nas situações mais adversas, diz Fernando Jucá, sócio da Atingire. “Depois de ter passado um ano com um mau chefe, esse profissional terá certeza de que pode trabalhar com qualquer pessoa e lidar com qualquer equipe”, diz Jucá.

“A lição é entender o quanto eu espero que os outros me validem, o quanto eu confio na minha capacidade de atingir resultado e como eu mantenho o foco e direciono todo o meu talento, minha energia para lidar com essa pressão”, explica o especialista.

Além disso, quem passa por isso também vai se questionar sobre seus próprios objetivos de carreira, o que é recomendável. “É ter claro se aquilo que eu estou fazendo é o que eu desejo”, diz Shinyashiki.

2. Saber dar limites

Você mal terminou um relatório e ainda há outras cinco tarefas urgentes por fazer. Em meio ao olho do furacão, seu chefe despeja mais trabalho e avisa: “quero tudo pronto para ontem”. Seu inimigo, o relógio já marca 18h30. Mais uma noite em claro, no escritório?

Chefes que deixam todo o trabalho a cargo de seus subordinados são bons termômetros da sua capacidade de dizer não. “Em momento algum é se eximir da responsabilidade, mas saber dar o limite e não agir como uma criança que tem medo de corresponder às expectativas”, diz Shinyashiki.

Profissionais sobrecarregados são aqueles que sempre dizem sim, esperando que, um dia, o gestor perceba – sozinho - seus exageros. “Esperam que o chefe acorde para a vida”, explica Shinyashiki.

Se eu não fizer, serei um forte candidato à demissão, podem esbravejar alguns. Shinyashiki discorda. “Ouço muita gente dizer isso, mas o medo vai diminuindo a performance e o maior temor dessas pessoas vai se tornando a sua realidade”, explica. Ou seja, o fraco desempenho causado pelo medo pode acarretar em demissão.

3. Consciência dos erros que você não quer cometer quando for chefe

O sentido se dá pela negação. Ou seja, você pode aprender o real sentido de alguns valores a partir da ausência deles no seu chefe, segundo Jucá.

“Sofrer na pele é uma tremenda fonte de aprendizado para ter a consciência de erros que você não vai cometer quando for chefe”, diz Jucá. Ele conta que costuma ouvir de muitos executivos, durante programas de treinamento e workshops, que experiências ruins com chefes anteriores os ensinaram a não replicar determinados padrões no futuro. “Pode provocar o aprendizado dessa forma”, diz.

Um chefe arrogante pode despertar em você a importância da humildade por oposição ao comportamento negativo dele. Trabalhar com um gestor que não reconhece o valor de seus subordinados pode revelar o impacto negativo desta atitude e fazer com que você prometa a si mesmo que quando for chefe vai agir de modo diferente.

4. Repertório estratégico para lidar com pessoas difíceis

Com o objetivo de manter a qualidade da relação de trabalho, profissionais podem desenvolver poderosas estratégias para lidar com um chefe difícil. E isso pode ajudá-los ao longo de toda a carreira. “Como o chefe é uma pessoa com quem o profissional lida continuamente, isso vai estimulá-lo a criar certas estratégias”, diz Jucá.

Não falar quando está nervoso, não levar críticas para o lado pessoal, saber administrar o tempo são algumas das táticas que você pode lançar mão para que o expediente transcorra com o mínimo possível de sobressaltos. “O aprendizado maior é de Inteligência emocional”, lembra Jucá.

5. Perceber que todos têm qualidades e defeitos

Por mais terrível que ele possa parecer, vasculhe um pouco o perfil do seu chefe e verá que por baixo de tantos defeitos existem também algumas qualidades. Afinal, ele não chegou onde está por pura obra do acaso.

A conclusão é que não existem chefes só ruins ou só bons. Isso vai ser importante para que você perceba que precisa prestar atenção para que seus defeitos não sobrepujem suas qualidades a ponto de você mesmo receber a etiqueta de “mau” quando chegar a sua vez de liderar uma equipe.

“É um aprendizado raro de se encontrar, são poucos os executivos que eu ouço dizerem isto, mas é o mais relevante e profundo de todos”, diz Jucá.


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[28.02.2013] ACTIO + OPORTUNIDADES = A SEU EMPREGO



Vagas de disponíveis na cidade de: Natal - RN



"O impossível não é um fato, o impossível é uma opinião"
Charlie Brown Jr.





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VAGAS:

Emprego como Recepcionista

A Empresa de Contabilidade "C&S Soluções Corporativas S/S Ltda" está selecionando recepcionista/telefonista.

Perfil Exigido: Experiência na função, que tenha domínio no acesso a internet, seja proativa, disciplinada e tenha bom relacionamento interpessoal.

As interessadas devem enviar o currículo com foto para o e-mail: rh@ces-solucoes.com.br

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Emprego como Vendedor Externo e Promotor de Vendas

GRUPO MULTIGIRO CONTRATA:

VENDEDOR EXTERNO: ensino médio, moto e CNH A.

PROMOTOR DE VENDAS: experiência, ensino médio, moto e CNH A.

MOTORISTA CAT. D: experiência, ensino médio, CNH D e residir em Parnamirim.
Interessados cadastrar CV no site: www.grupomultigiro.com.br

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Emprego como Estoquista - Natal/RN

Comunicativo, Alegre, Simpático, Sorriso no Rosto, Gostar de Gente e Servir a Gente, Curioso, Dinâmico, Criativo, Tenha Iniciativa, Aberto(a) a Mudanças, Empático(a), Pontual, Disciplinado, Paciente, Seguro, Humano, Saiba Ouvir, Saiba trabalhar sob pressão, Equilíbrio emocional, Concentrado, Organizado, Ágil

Para participar do processo seletivo

-Ensino Médio Completo;

-Habilidade de Relacionamento com Cliente e Equipe;

-Boa Fluência Verbal;

-Desejável ter trabalhado na função

-Queira, Goste e Precise Trabalhar;

O QUE ESPERAMOS DO PROFISSIONAL?

• Foco em Resultados do seu trabalho e Relacionamento com cliente;
•Comprometimento, Envolvimento , Disciplina e Pontualidade;
•Garantir uma experiência e satisfação de cada meio de contato do cliente com a empresa;
•Garantir o bom relacionamento e clima harmonioso da equipe;
•Garantir que seu trabalho seja feito com precisão;
•Garantir agilidade, organização, solução para o desenvolvimento do seu trabalho

Enviar curriculo para nicacio.rosana@gmail.com até 00:00 do dia 28/02/2013

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Emprego na área de Vendas

Emprego na área de vendas (área interna - telemarketing / área externa - presencial)

Requisitos: Possuir conhecimento na região de Natal e Grande Natal;
Residir na Zona Sul de Natal, ou áreas próximas;
POSSUIR VEÍCULO PRÓPRIO (CARRO ou MOTO)
Pessoa responsável, boa capacidade de comunicação, disponibilidade de horário, carteira de habilitação A, B, ou ambos..

ENVIAR EMAIL ATÉ 05/03/2013 PARA DINHO.BECKHAM@HOTMAIL.COM

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Emprego como Instrumentista - Natal/RN

INSTRUMENTISTA –

COORDENADOR ESTOQUE E LOGÍSTICA

Empresa em saúde seleciona:

Superior em Enfermagem, Logística ou Técnico em Instrumentação;

Experiência em hospitais, clínicas ou outros estabelecimentos de assistência médica que tenha
atuado em cirurgias desempenhando tarefa de instrumentação cirúrgica.

Atividades:

Conhecer o preparo das salas de cirurgia, com equipamentos, mesas e implantes; Preparar o instrumental cirúrgico, segundo o tipo de cirurgia. Conhecer a esterilização do material cirúrgicos. Propor
aquisição de novos instrumentos e reposição daqueles que estão avariados ou desgastados.

Salário + VT + VA + PLANO DE SAÚDE

Enviar cv para o e-mail andressa@mrhgestao.com.br com o título “INSTRUMENTISTA”

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Emprego como Coordenador Administrativo Financeiro

COORDENADOR
ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Empresa em saúde seleciona:

Nível superior em Administração, Economia ou
Contabilidade;

Experiência na área financeira e administrativa.

Domínio pacote office

Orçamento, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, cobrança, negociação fornecedor, sistemas bancários, matemática financeira, relatórios financeiros, demonstrativos contábeis, noções de sistemas
gerenciais, rede, segurança.

Salário + VT + VA + PLANO SAÚDE

Enviar cv para o e-mail andressa@mrhgestao.com.br com o título “COORDENADOR SAÚDE”

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Emprego como Auxiliar de Cobrança e Secretária Jr.

- Auxiliar de Cobrança

Necessário 2º Grau Completo ou Superior cursando.
Experiência em telecobrança.
Conhecimento avançado em Excel.

- Secretária Jr.

Superior cursando em Secretariado Executivo.
Experiência anterior na função.
Conhecimentos avançados em informática (Excel, Word, Internet Explorer (Redes sociais), etc.)
Flexibilidade de horário.

Interessados, enviar currículo para: rh@gcinco.com.br

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Emprego como Técnico de Enfermagem - Natal/RN

Técnico de enfermagem (Uti Neo)Perfil: Técnico de enfermagem (devidamente comprovado e com Coren);
Preferencialmente experiência em rotinas de Uti Neo;
Horário: 12 x 36 – dia;
Dinamismo, proatividade e bom relacionamento.

Os interessados devem enviar currículos no link http://www.promater.com/navegacao/trabalhe_promater.php

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Emprego como Supervisora de lavanderia

Supervisora de Lavanderia (Lavanderia)Perfil: Ensino Médio Completo (devidamente comprovado);
Preferencialmente cursos na área de atuação;
Preferencialmente experiência anterior na área de atuação
Horário: Horário comercial;
Liderança, proatividade e bom relacionamento.

Os interessados devem cadastrar currículos no seguinte link: http://www.promater.com/navegacao/trabalhe_promater.php

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Um Bom Profissional Não é Substituível

O efeito cascata de perder um ótimo funcionário é enorme e vai além do mensurado. Saiba por quê

Por Luiza Belloni Veronesi

Quantas vezes você já ouviu a frase “ninguém é insubstituível”, seja no escritório ou em um término de relacionamento. Pode até ser verdade para o último caso, mas para a Forbes, as empresas que veem seus bons funcionários como “substituível” está seguindo o caminho errado.

De acordo com o artigo, um profissional verdadeiramente bom e empenhado carrega um profundo conhecimento institucional da empresa, e é por isso que ele se torna insubstituível. Ele conhece todos os sistemas e processos da corporação, mantém boas relações com os clientes e sabe perfeitamente o que funciona e o que não funciona nela. Em resumo, ele tem grande impacto sobre a cultura da empresa.

“Quando uma empresa perde um ótimo funcionário faz com que os outros empregados pensem: ‘Se até essa pessoa deixa a empresa, por que eu não deixaria? Há algo de errado com que eu deveria me preocupar?’”, ressaltou Amy Rees Anderson, autora do artigo e ex-empresária.

Não só os outros empregados questionam a ação, continua Amy, mas os clientes também podem ter o mesmo posicionamento. “Quando os clientes confiam em um empregado, eles começam a se perguntar as mesmas coisas que os funcionários: ‘Há algo de errado com essa empresa que eu não saiba? O que teria causado essa demissão?’”. O efeito cascata de perder um ótimo funcionário é enorme e vai além do que é mensurado.

Outras Considerações

Além da cultura da empresa ser afetada, assim como os empregados e os clientes, as empresas precisam estar atentas ainda sobre as compensações de uma demissão. Segundo o artigo, negar um aumento por não achar “justo” pode custar caro para a empresa. Por exemplo, para tentar contratar um substituto de um ótimo profissional, inevitavelmente, custará algum dinheiro à empresa. Ainda mais, tem o custo para treinar esse substituto até começar a obter lucro com seu trabalho.

Sabe-se que há inúmeros eventos que podem distanciar grandes funcionários das empresas. Mas, para Amy, quando as empresas têm a opção de manter ótimos funcionários, elas devem fazer tudo ao seu alcance para fazê-lo.

“As empresas que querem reter os melhores talentos têm de estar dispostas a compensá-los bem e tratá-los com o respeito que merecem. No final do dia, não vai ser um grande produto ou serviço ou tecnologia que fará uma empresa ter sucesso - são os melhores funcionários que fazem da empresa a melhor”, palpita Amy.


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Quer Cativar Todos do Escritório? Veja 10 Dicas Para Ser Mais Carismático

Se você deseja mais amizades e carisma no ambiente de trabalho, confira 10 dicas

Por Universia

O carisma ilumina qualquer ambiente e relacionamento. Pessoas assim têm o dom de fazer com que os outros, mesmo aqueles que acabaram de conhecer, se sintam bem-vindos, importantes e valorizados. Uma qualidade como essa não é exclusiva ou nata, ela pode ser desenvolvida.

A seguir, confira 10 hábitos de pessoas carismáticas e desenvolva essa habilidade você também:

1. Ouça mais do que fala: pergunte e enquanto conversa, mantenha contato visual e um sorriso simpático. Corresponda aquilo que a pessoa fala com empatia, ou seja, com expressões não verbais e palavras. Isso mostra aos outros como você se importa com o que dizem e valoriza sua presença. Fale apenas quando você tem algo importante e relevante a dizer a partir da perspectiva da pessoa e não necessariamente da sua.

2. Não ouça seletivamente: certas pessoas têm o desagradável hábito de apenas ouvirem algo que consideram importante para si mesmas e de ignorar os comentários de indivíduos que, para elas, estão de alguma maneira abaixo de seus “níveis”. Pessoas realmente carismáticas não escutam aos outros de maneira seletiva e preconceituosa, mas fazem isso independentemente da classe social ou nível hierárquico.

3. Não deixe os celulares terem vantagem: ser carismático inclui valorizar a presença da pessoa de maneira que ela não seja ignorada por conta de um celular, monitor de computador ou qualquer outra distração como estas. Enquanto você estiver ocupado se conectando com essas coisas não será capaz de se conectar com os outros.

4. Demonstre generosidade genuína: a generosidade é outra característica de pessoas carismáticas. Genuínas e sem interesses, elas não estão preocupadas em serem reconhecidas ou recompensadas quando praticam qualquer ato de serviço pelos outros.

5. Não seja arrogante ou presunçoso: as únicas pessoas que irão valorizar esse tipo de comportamento – ou dar qualquer grau de atenção a ele – são as que se comportam exatamente da mesma forma desagradável. Os outros não serão impressionados, pelo contrário, se sentirão irritados e desconfortáveis pela sua postura mal educada.

6. As outras pessoas são mais importantes: você sabe quais são suas opiniões, capacidades e conhecimentos. Ninguém pode obrigá-lo a mudar de ideia ou tirar de você aquilo que é seu. Sabendo disso você não precisa se preocupar em garantir que todos saibam suas perspectivas e pontos de vista. Ao contrário, se preocupe em saber o que os outros pensam e você não sabe. Esse é um hábito de pessoas realmente carismáticas.

7. Ilumine as outras pessoas: muitas vezes, os comportamentos mais desagradáveis são fruto de carência e necessidade de atenção. Mesmo que essas pessoas não estejam realmente necessitadas destas coisas, a única maneira de fazê-las perceber isso é mostrar que são importantes e valorizadas de maneira madura e equilibrada.

8. Escolha suas palavras com cuidado: as palavras podem ser as ferramentas mais poderosas nas vidas das pessoas. O que você fala pode mudar a atitude dos outros, mas isso não garante resultados positivos. Por isso, é importante escolher com cuidado cada frase, tom de voz e momento de dizer o que deseja.

9. Não exiba os erros dos outros: todas as pessoas gostam de fofoca, concordando ou não com ela. O problema é que, na grande maioria das vezes, os fatos repassados de boca em boca são exagerados, invertidos ou completamente falsos. Para evitar que esse tipo de informação vire difamação e humilhação para os envolvidos, não exiba ou divulgue informações ou erros cometidos por outras pessoas para seus colegas. O problema não é seu. E, se for, deverá ser resolvido com privacidade e profissionalismo.

10. Admita seus erros: outra característica de pessoas carismáticas é que, mesmo nos momentos difíceis, elas sabem quando estão erradas e a hora certa para admitir e consertar seus erros. Estar sempre certo é impossível. O que vai fazer diferença não é seu número de acertos, mas sim as atitudes que toma depois que erra.


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[28.02.2013] ACTIO + EMPREGOS = SEU SUCESSO PROFISSIONAL


Vagas de disponíveis na cidade de: Natal - RN



"O impossível não é um fato, o impossível é uma opinião"
Charlie Brown Jr.





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VAGAS:


Diversas vagas de emprego no Doutor Resolve

A Doutor Resolve, maior rede de franquias no setor de reparos e reformas do Brasil, contrata: eletricista, hidraulico, pintor, pedreiro e auxiliares. Salàrio competitivo + benefìcios + comissao 

Interessados inviar curriculo pelo e-mail: natal.pontanegra@doutorresolve.com.br

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Emprego como Gerente Geral em Hotel - Natal/RN

GERENTE GERAL - HOTELARIA

Hotel seleciona:

 Ensino Superior completo.

Desejável Especialização na área de Hotelaria / Turismo.

 Necessário experiência como gerente geral de hotelaria.

Conhecimentos em informática, gestão de pessoas e
marketing, planejamento e finanças.

Atividades:

Assegurar a administração e supervisão do empreendimento. Planejar, organizar e supervisionar a execução das atividades referentes às rotinas cotidianas de recepção, limpeza, manutenção e administração, buscando atender as exigências do estabelecimento dentro dos padrões da empresa. Coordenar as atividades
operacionais, realizar reuniões periódicas com os funcionários, identificando problemas e buscando soluções e demais atividades pertinentes a área.

Salário + Benefícios

Enviar cv para o e-mail andressa@mrhgestao.com.br com o título “GERENTE HOTELARIA”

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Emprego de Supervisor de Qualidade em Hotel - Natal/RN

SUPERVISOR QUALIDADE HOTELARIA

Hotel seleciona:

Superior cursando;

Disponibilidade de horário;

Experiência com liderança de equipe de hotelaria;

Experiência na área de qualidade.

Atividades:

Assegurar a qualidade dos serviços entregues por sua equipe. Inspecionar unidades habitacionais, corredores sociais, áreas de serviço dos andares, áreas sociais do hotel. Supervisionar, dirigir e coordenar os arrumadores, providenciando apartamentos limpos e arrumados de acordo com os padrões do Hotel, para maximizar a satisfação dos hóspedes.

Salário + Benefícios

Enviar cv para o e-mail andressa@mrhgestao.com.br com o título “QUALIDADE HOTELARIA”

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Emprego como Designer - Natal/RN

Estamos selecionando profissional na área de DESIGNER. 

Requisitos:
Nivel superior completo ou em conclusão na área
Disponibilidade de horário e para viagens
Experiência com coreal e outro programas de criação
Comunicativo, ativo e organizado. 

O profissional irá trabalhar desenvolvendo peças publicitárias, embalagens, layout de ponto de venda, entre outros. Interessados enviar currículo para: rhisaca@gmail.com.br

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Emprego como Auxiliar Contábil - Natal/RN

Cargo: Auxiliar Contábil;
É necessário ter no mínimo 6 meses de experiência em CTPS;
Estar cursando contabilidade;
Áreas de atuação: Lançamentos, Conciliações, Notas Fiscais (entrada e saída), Setor Pessoal (cadastro de funcionários) e Setor Social (elaboração de contrato social, entrada e acompanhamento nos órgãos competentes);

A empresa oferece:

1. Salário: R$ 678,00
2. Vale-transporte
3. Horário de trabalho: 08h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00

Os interessados deverão enviar currículo para comercial.terceirizarh@gmail.com sob o título: Auxiliar Contábil.

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Série SEU NEGÓCIO - 6 Mitos Sobre Marketing em Pequenas Empresas

Para professores, empreendedores confundem conceitos e devem se preparar para divulgar negócio 

Por Priscila Zuini

As pequenas empresas de sucesso sabem a importância de levar a marca até os clientes para o negócio dar certo. Como em um ciclo, se ninguém conhece sua empresa, as vendas não aumentam e o projeto não se sustenta. “Muitas vezes o pequeno empresário acha que marketing é uma ação especifica, desvinculada do restante da empresa”, diz Eduardo Andrade, professor e coordenador dos cursos de CBA Marketing do Ibmec/MG.

Mesmo sem uma equipe para isso, os empreendedores precisam investir tempo e dinheiro na área. “A primeira coisa que tem que fazer é entender se sua proposta de valor está certa para o mercado”, ensina Timothy Altaffer, professor de marketing do Insper. Com a ajuda dos professores, EXAME.com selecionou seis expressões que podem indicar que suas ideias sobre marketing estão erradas e a imagem da empresa, prejudicada.

1. Copiar a concorrência sempre funciona

Se você é daqueles que acha que copiar a estratégia da concorrência é uma ação esperta, talvez seja hora de rever os conceitos. “A gente percebe um efeito manada. Se algum concorrente, na percepção do pequeno empresário, tem sucesso com uma campanha, na sequência, repete-se a fórmula querendo o mesmo resultado”, afirma Andrade.

Segundo ele, o resultado pode até ser parecido, mas a fórmula será desgastada com o tempo. “O que deixa de ser novidade o consumidor descarta e, se não há preocupação de se distinguir, você só faz parte da paisagem”, explica. Assim, a campanha deixa de ser uma ação positiva e passa a ser um custo, já que não trará retorno.

2. Planejamento é perda de tempo

Muitos empresários que não têm uma equipe de marketing caem na armadilha de fazer tudo sem planejamento. “Precisa entender bem o que o mercado demanda, o que a concorrência está fazendo, qual preço o cliente está disposto a pagar, como o produto vai chegar ao mercado e para quais canais o seu público está olhando”, ensina Altaffer.

3. Minha experiência prática basta

Quando o empreendedor está muito ligado ao negócio, acaba deixando sua visão distorcer a realidade. “A grande jogada é ter capacidade de transformar a teoria em prática. Só a prática te leva até onde você já experimentou, e então há uma dificuldade de saber o que mais existe. O erro é acreditar que o conhecimento prático se sobrepõe a tudo que existe”, diz Andrade.

A troca de informações ajuda a evitar esta miopia. “Associações de classe são instrumentos interessantes para trocas de experiência muitas vezes poucos utilizados”, afirma o professor do Ibmec/MG.

4. O dono sempre sabe o que o mercado quer

Junto com a ideia de que a visão prática sobrepõe a teórica, está a ideia errada de que o empresário sabe, por si só, o que o seu mercado quer. “O pior erro é ter uma visão de dentro para fora. Não estar ciente do que o mercado quer e pensar que a tua oferta é a melhor possível levam para uma miopia do mercado”, diz Altaffer.

Segundo ele, muitas vezes, o produto é ideal na cabeça do empreendedor, levando em conta seu modelo mental. “Mas pode estar totalmente incoerente com o que consumidor e o mercado estão querendo. Isso é um erro comum em novos empreendedores”, explica.

5. Marketing e vendas são a mesma coisa

Segundo os professores, é comum que os empresários sem muito preparo confundam marketing e vendas. “É um mito acreditar que marketing é o mesmo que vendas. Há diversas ferramentas de prática de gestão de marketing que se diferenciam de vendas”, afirma Andrade.

Ao falar em vendas, o professor sugere pensar em metas, objetivos, planos e modelos de coordenação de vendas. “Quando o assunto é marketing pode ter abrangência maior, como monitorar concorrência, networking e promoção”, explica.

6. Divulgar a empresa é um custo

Outro erro básico, na visão dos professores, é colocar marketing como custo e não como investimento. “Marketing tem muito mais do que campanhas. Tem relação com a parte financeira, de RH e estratégica. A primeira coisa que passa na cabeça é acreditar que marketing é mais custo do que investimento. Para distinguir a diferença tem que medir o retorno da ação sobre o investimento”, diz Andrade. 


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Como Falar Dos Seus Defeitos em Uma Entrevista de Emprego

A pergunta que pode fazer a maioria dos candidatos gaguejar na hora da resposta pode ser a sua grande vantagem para conseguir a vaga de emprego e conquistar o recrutador

Tudo está indo bem durante a entrevista de emprego. O recrutador parece satisfeito com suas respostas e você está confiante de que todas as horas de preparação e esforço começarão a valer à pena. Já consegue se visualizar na empresa e procura identificar qual seriam suas primeiras tarefas. Tudo está correndo bem. Até que aquela pergunta é feita. A pergunta que assusta muitos, talvez a maioria dos candidatos: "Qual é seu maior defeito?". Na tentativa de desviar a atenção de suas falhas, muitos optam pelo lugar-comum do “sou muito perfeccionista”. Mas você sabe que essa resposta não agrada nenhum entrevistador e, na realidade, não diz aquilo que ele realmente gostaria de saber.

Ninguém melhor para responder essa questão do que você mesmo. A chave para que você saiba como proceder quando algo do tipo surge durante o processo seletivo é ser estratégico e confiante, já que ninguém é perfeito. A honestidade será sua melhor ferramenta e irá mostrar tanto para o recrutador como para você mesmo que não há o que temer.

Imagine que a vaga está aberta para designers e você atinge todos os pré-requisitos que a empresa solicita. Mesmo sabendo que suas capacidades são aquilo que o entrevistador procura, você não sabe o que ou como falar sobre suas fraquezas, pois tem medo de passar a impressão errada sobre seu perfil. A sua fraqueza está em trabalhar com números, por exemplo. Você realmente fica perdido durante uma reunião sobre orçamentos. Acontece, porém, que você não está sendo contratado para trabalhar com finanças, mas sim pelo seu potencial como designer.

Entender esse exemplo é essencial para que você consiga responder a essa questão durante uma entrevista. Dê ao entrevistador um defeito seu que não irá comprometer sua candidatura ao emprego, muito menos o trabalho que irá realizar se for contratado.


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5 Coisas Que Você Deve Fazer Quando Seu Chefe Estiver Errado

Seu chefe vive dando ideias absurdas e você não sabe como lidar com isso? Confira 5 dicas simples que podem ajudá-lo a sair desse tipo de situação sem se tornar deselegante

O fato de uma pessoa ocupar um cargo de liderança não faz com que ela esteja sempre certa. Contudo, discordar da opinião dos superiores é sempre uma situação delicada. Você pode fazer isso, desde que aja da maneira correta. Se você precisa mostrar ao seu chefe que ele está errado e não sabe como fazer isso, confira 5 dicas úteis.

1. Diga que testará a ideia

Você não precisa se recusar terminantemente a fazer algo só porque acredita que seu chefe está errado. Ao invés disso, diga a ele que vai testar a ideia e, caso não funcione, diga a ele o que deu errado.

2. Mantenha a mente aberta

Se você já disse ao seu chefe que vai testar a ideia tente, pelo menos, manter a mente aberta. Lembre-se de que ainda que seja uma ideia absurda, talvez ela tenha algum valor. Procure lidar da melhor forma possível com a situação, você não quer criar conflitos com o seu chefe.

3. Documente

Não é porque você confia no seu chefe e tem uma boa relação com ele que você pode deixar de se precaver. Se você acredita que as ideias do seu chefe não têm chance de dar certo, deixe isso documentado. Mantenha uma boa base de dados que justifiquem as possibilidades de fracasso do projeto, isso poderá ser útil para você em algum momento.

4. Não reclame

Pare de ficar reclamando de tudo. Se você acha que as ideias do seu chefe dificilmente trarão bons resultados, sugira possibilidades melhores. Seja elegante ao fazer isso, mostre que uma nova alternativa talvez traga resultados mais próximos do esperado. Ficar simplesmente se lamentando não vai resolver problema nenhum.

5. Faça o que ele pede

A não ser que a ideia do seu chefe seja ilegal ou coloque você e seus colegas em risco, faça o que ele pede. Contudo, deixe claro que você só está fazendo aquilo por vontade dele. Lembre-se de que ao fim das contas ele é seu superior. Você não precisa concordar, mas precisa respeitá-lo.


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Seus Clientes Falam Bem da Sua Empresa?

Por Antonio Braga

Os seus clientes fazem questão de divulgar a sua empresa para os amigos? Na sua carteira há também clientes que fazem propaganda negativa? Você já avaliou qual desses tipos de divulgação predomina entre os seus clientes? Se ainda não fez isso, vale a pena tirar um tempinho para avaliar e refletir sobre o assunto.

Há empresas que têm uma carteira grande de clientes, mas com boa parte deles inativos, ou comprando contra a vontade por força de circunstâncias, sem elas saberem o que se passa. Sem dúvida, muitos dos clientes que se foram estão na carteira dos concorrentes. Quando se pergunta o que está acontecendo, muitos gestores não têm respostas concretas, geralmente acham que o problema está no mercado e concorrência.

Para atrair novos clientes, achando que os que foram embora não voltarão mais, as empresas investem muito em propaganda, com mensagens positivas sobre a empresa, produtos e preços. Mas a estratégia não surte tanto efeito, tornando-se um círculo vicioso no dia a dia dessas empresas, que gastam dinheiro desnecessariamente por não analisarem a real causa do problema.

O consultor e escritor americano, Fred Reichheld, especialista em fidelização de clientes, mostra em seu livro A Pergunta Definitiva (Editora Campos) uma maneira simples de transformar clientes em verdadeiros promotores da empresa, as recomendando constantemente aos amigos e gerando “lucros bons”. Chegou a essa conclusão após vários anos de pesquisa sobre satisfação de clientes. Com base nas respostas de apenas uma pergunta, as empresas podem mensurar os níveis de satisfação dos clientes.

As respostas que serão dadas pelos clientes a essa pergunta podem gerar o que ele chama de “lucros bons” ou “lucros ruins”, fazendo com que sejam leais ou não. Esses lucros não são apenas os mensurados pela contabilidade da empresa, mas obtidos através das relações com os clientes. A empresa poderá ter clientes de longa duração, ou não, com base nos relacionamentos que mantiver com os seus clientes.

Lucros bons – são obtidos quando os clientes são encantados pela empresa a tal ponto que voltam para comprar mais por vontade própria e ainda encorajam os amigos e colegas a também fazerem negócio com ela. É um lucro bastante positivo, pois constroem relacionamentos de longa duração. O foco é o cliente, predominando a relação ganha-ganha.

Lucros ruins – São lucros de curto prazo, pois destroem relacionamentos com os clientes. Acontecem quando as empresas enganam, maltratam, ignoram ou coagem os clientes. Quando os vendedores empurram produtos inadequados ou mais caros aos clientes, não solucionando os seus problemas. O foco aqui é apenas o lucro, reinando a relação ganha-perde.

Qual a pergunta definitiva sugerida por Fred Reichheld que diferencia os lucros bons dos ruins? É exatamente essa: Você nos recomendaria a um amigo ou colega?

Atribuindo notas de 0 a 10 em resposta a essa pergunta, os clientes são classificados em três grupos:

► Notas 9 ou 10: Estão os promotores, com taxas de recompras mais altas e responsáveis por mais de 80% das recomendações.

► Notas 7 ou 8: Estão os neutros, com taxas de recompras e recomendações inferiores a 50%.

► Notas 0 a 6: Estão os detratores, responsáveis por mais de 80% da propaganda negativa.

A taxa de lealdade dos clientes é calculada através do Net Promoter Score ou Índice Net Promoter (NPS). Obtém-se com a diferença entre o percentual de promotores e detratores (P - D = NPS). Quanto mais alto o NPS, significa que a empresa está construindo relações de longa duração com os clientes, mas não pode se acomodar. Se o NPS for baixo ou negativo, a empresa deve investigar onde está o nível de insatisfação dos clientes para agir no sentido de corrigir e transformar clientes neutros ou detratores em promotores.

O que acontece no dia a dia é que as empresas, na ânsia de conquistar mais clientes e participação de mercado, não dão total dedicação aos clientes antigos, perdendo excelentes oportunidades de contarem com a sua colaboração nas recomendações e aumento nas recompras. Por outro lado, essas empresas estão sempre estimulando o crescimento do grupo de detratores, aumentando os seus “lucros ruins. 


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[26.02.2013] OPORTUNIDADE NA ACTIO = SEU EMPREGO

Vagas de disponíveis na cidade de: Natal - RN



"O impossível não é um fato, o impossível é uma opinião"
Charlie Brown Jr.





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VAGAS:


Emprego para Técnico Instalador de Rastreador - Natal/RN

A Sigame Tecnologia, empresa do ramo de monitoramento de veículos por satélite/GPRS, seleciona técnico para atuar em Natal - RN.

Pré-requisitos: Possuir conhecimentos em elétrica veicular(intermediário), conhecimentos em informática(Básico).

Perfil desejado: Ter facilidade de relacionamento com clientes e disponibilidade para viagens. 

Encaminhar currículos para: firmoleandro@sigametecnologia.com.


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Diversas Vagas de Emprego


OPERADORA DE CAIXA - 08 VAGAS - FEMININO (LOJA DE AUTO PEÇAS) Ensino médio completo, conhecimento em informática e experiência na função. Enviar currículo para o e-mail (empregorh@oi.com.br).

AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 08 VAGAS - FEMININO (EMPRESA DE GRANDE PORTE) Ensino médio completo ou superior cursando, conhecimento em informática (windows, word, internet e Excel avançado - planilhas, formulas e gráficos), rotinas administrativas e experiência comprovada na Carteira de Trabalho a partir de 01 ano. Enviar currículo para o e-mail (empregorh@oi.com.br).

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - 08 VAGAS - AMBOS (EMPRESA DE GRANDE PORTE) Ensino médio completo ou superior cursando, curso técnico de segurança do trabalho e experiência na função a partir de 06 meses. Enviar currículo para o e-mail (empregorh@oi.com.br).

VENDEDOR EXTERNO - 06 VAGAS - MASCULINO (DISTRIBUIDORA) Ensino médio completo e experiência na função. Possuir Moto. Enviar currículo para o e-mail (empregorh@oi.com.br).

CONSULTOR DE VENDAS - 10 VAGAS - AMBOS (EMPRESA DE GÁS) Ensino médio completo, Superior cursando ou completo, possuir moto própria e experiência na função. Trabalhar visitando condomínios, hospitais, restaurantes e obras em geral para comercializar os serviços de gás. Enviar currículo para o e-mail (empregorh@oi.com.br).


TELEMARKETING - 30 VAGAS - AMBOS (CALL CENTER) Ensino médio completo, conhecimento em informática, curso de telemarketing ou experiência na função. Enviar currículo para o e-mail (empregorh@oi.com.br).


VENDEDORA - 10 VAGAS - FEMININO (ÓTICA NO ALECRIM) Ensino médio completo, conhecimento em informática e experiência na função de vendedora. Se o candidato possuir experiência em óticas será diferencial, mas não é obrigatório. Enviar currículo para o e-mail (empregorh@oi.com.br). 

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE – SAC (TELEMARKETING) – 10 VAGAS – AMBOS (INCORPORAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS) Ensino médio completo. Atividades: Realização de atendimento ao cliente através de telefone prestando informações diversas. Experiências e Habilidades desejadas: Experiência com Atendimento ao cliente, Ser comunicativo, Possuir desenvoltura, Ter conhecimento sobre informática (windows, word, excel e internet). Benefícios: Salário Fixo + Plano de saúde + ticket alimentação + Vale transporte. Regime de contratação: CLT (Efetivo). Enviar currículo para o e-mail (empregorh@oi.com.br).

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Emprego em Telemarketing - Natal/RN

10 vagas para SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE – SAC REPASSE (telemarketing).
Ramo de atividade da empresa: INCORPORAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Informações do cargo oferecido e perfil desejado:

FORMAÇÃO ACADÊMICA: A partir do Ensino médio completo

ATIVIDADES: Contato com clientes e bancos para processos de repasses financeiro.

EXPERIÊNCIAS/ HABILIDADES DESEJADAS: Experiência com ATENDIMENTO AO CLIENTE;
Ser COMUNICATIVO
Possuir desenvoltura
Ter conhecimento sobre INFORMÁTICA e EXCEL.

BENEFÍCIOS: Salário Fixo + Plano de saúde + ticket alimentação + Vale transporte

REGIME DE CONTRATAÇÃO: CLT (Efetivo);

Interessados enviar currículos com o título “SAC” para: rh@ecocil.com.br

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Emprego como Arquiteto - Natal/RN

ARQUITETO(A) CONSULTOR(A) - Superior em Arquitetura completo ou em curso. Vivência com atendimento a clientes, visitas, orçamentos. 

Necessário trabalhar com o CAD 2D e 3D e possuir veículo próprio. Vaga efetiva, para Indústria de móveis corporativos que abrirá filial em Natal.

Salário fixo de R$ 1.300,00 + comissões + ajuda de custo de R$ 400,00. Interessados enviar currículo urgente para: natal@identificarh.com.br

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11 Dicas Para Você e Seu Parceiro Enriquecerem Juntos

Confira as dicas dos consultores financeiros e aprenda a cuidar das finanças junto com seu parceiro

por Luiza Furquim

O casamento, por si só, é um negócio entre dois sócios dispostos a crescer juntos. Metas em comum são a base do relacionamento. Mas um precisa apoiar os sonhos do outro para que os planos se realizem. Veja as dicas dos consultores Ricardo Fairbainks e Samy Dana para chegar lá:

1. Para poder fazer planos, cada um deve saber quanto o outro ganha.

2. Os gastos com as contas da casa devem ser proporcionais ao salário. Por exemplo, se a sua renda é 60% de tudo o que o casal ganha, o justo é que você assuma 60% das contas.

3. Você pode dividir seu orçamento por áreas, como educação, sobrevivência e entretenimento. Isso ajuda a enxergar se uma das áreas está pesando demais.

4. Se estão no vermelho, equilibrar as contas deve ser a primeira meta a cumprir. Não parcele compras nem use cheque especial.

5. Planeje seu orçamento com os seus gastos fixos, sem contar com o 13º e extras, que devem ir para a poupança.

6. Parcele apenas se o negócio for muito bom e procure não assumir dívidas mais longas do que 36 meses. Isso pode comprometer seu orçamento futuro.

7. Tracem metas específicas, como viagem ou compra de uma casa. Aí, estabeleçam o prazo e como vão atingi-las.

8. Não é só economizar. Um casal tem de aproveitar o dinheiro que guardou para melhorar de vida. Presenteiem-se a cada três meses de metas cumpridas.

9. Façam uma reserva de pelo menos seis meses de trabalho para imprevistos.

10. Gastaram muito? Compensem cortando alguma coisa.

11. Mesmo que um dos membros do casal não trabalhe, deve ajudar nas finanças controlando gastos ou planejando despesas.

Segredos do sucesso

· Tenha metas e seja paciente. O prazer de realizar um sonho deve ser incentivo para aguentar o período de vacas magras.

· Não esconda nada do parceiro. Tudo que for gasto deve ser de conhecimento do casal e ir para uma planilha.

· Resista à tentação de subir o padrão de vida de acordo com a renda. Aproveite para poupar.

· Arrisque. Um investimento fora do banco, como pegar um carro velho, arrumar e vender, pode ser mais lucrativo.

· Não espere o outro se dar bem primeiro e se acomodar. Os dois precisam se esforçar juntos.

Fonte: mdemulher.abril.com.br
fonte da imagem: gettyimages

Como Melhorar a Gestão de Sua Equipe

Especialista fala sobre como empreendedores podem ser chefes melhores 

Por Priscila Zuini (Respondido por Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas)

Com a enorme falta de mão de obra qualificada que sofre o Brasil, a maioria dos gestores, principalmente de pequenas empresas, está tendo grande dificuldade em contratar novos talentos e acaba se resignando em manter na empresa profissionais que eles acham que poderiam ser trocados.

A verdade é que muitos desses funcionários "descartáveis" têm talentos que poderiam ser mais bem aproveitados. Quer obter melhores resultados com sua equipe atual? Analise as seguintes sugestões.

1. Dedique-se a conhecer melhor seus atuais colaboradores

Com uma análise detalhada do desempenho de cada pessoa, é possível descobrir quem está sendo subaproveitado e quem está sobrecarregado.

2. Dê novas oportunidades a quem merece

Dê novas oportunidades e desafios aos profissionais que têm alcançado consistentemente bons resultados em sua empresa.

3. Faça treinamentos focados em seu negócio

Bons treinamentos servem principalmente para aprimorar as habilidades técnicas e comportamentais de sua equipe. Portanto, seja seletivo e contrate aqueles treinamentos que tenham realmente a ver com seu negócio.

4. Coloque as pessoas certas nos lugares certos

Posicione as pessoas onde possam usar as características mais marcantes da personalidade. O perfeccionista gosta de organizar, o extrovertido de se relacionar, o dominante de comandar, o impaciente de acelerar.

5. Estipule recompensas individuais

A maioria das pessoas consegue um desempenho 20% a 30% superior quando as metas são justas, claras e, principalmente, premiadas individualmente.

6. Seja meritocrático

Premie, reconheça e promova os melhores, independente do tempo de casa que possuem. 


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Mais do Que Ser Indicada, Uma Empresa Deve se Tornar Referência

Mas será que só a indicação, nos dias atuais, basta? Ou é preciso um pouco mais, ou seja, a referência?

Por Rosa Maria Sborgia

As indicações de profissionais e de empresas se tornaram naturais no dia-a-dia das pessoas, sejam físicas, sejam jurídicas. Pensando nisso, já existem diversos grupos que pregam indicações seguras, o que é ótimo, garantindo uma maior segurança no fechamento dos negócios.

Mas hoje, apenas isto não basta, o grande volume de prestadores de serviços, o universo de produtos disponíveis no mercado com uma acessibilidade comercial – empréstimos, juros baixos, a avalanche de propagandas que invadem as vidas, a facilidade da compra e o conjunto de fatores que faz com que se tenha acesso a diversos produtos e serviços, nunca antes visto, tem exigido muita atenção dos compradores.


Particularmente na área da prestação de serviços, independente do segmento, nunca se teve tanta dificuldade em contratar um profissional ou uma empresa, pois é fato que o anonimato permeia as nossas relações.

Daí a necessidade da indicação. Mas será que só a indicação, nos dias atuais, basta? Ou é preciso um pouco mais, ou seja, a referência? A referência ou recomendação é reconhecida como o ato de confiar a alguém a obtenção de informações de terceiros.

As empresas têm investido muito em novas tecnologias, em formação de equipe, em planejamentos administrativos e financeiros, e outros itens, porém, as empresas inteligentes têm reforçado cada vez mais o seu elo de ligação com os seus clientes, parceiros e profissionais. Isto justamente para manter “a referência de uma empresa”.

É comum nos dias atuais, profissionais buscarem pela referência da empresa ou do profissional que pretende contratar, e a referência acaba sendo a porta de entrada de qualquer negociação.

Por isto, a necessidade do bom atendimento, a necessidade da padronização dos comandos éticos e parciais de executivos, a necessidade do bom relacionamento, justamente para se tornarem bem recomendadas.

Mais que um cartão de visita, a referência de uma empresa é a certeza de que estará sendo bem atendido, e ainda, que terá condições de recomendar esta empresa para suas empresas parceiras


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