Organização Pessoal Para o Bem da Carreira

Autor: Samara Teixeira

Hoje em dia o mercado vem exigindo cada vez mais conhecimento e prática dos profissionais, no entanto, alguns detalhes podem fazer diferença na hora de conseguir uma oportunidade ou, até mesmo, de crescer dentro da organização.

A organização em uma rotina totalmente corrida e com agendas de reuniões intermináveis faz destacar na carreira aquele que está sempre atento e preparado.

Pessoas organizadas são, geralmente, mais focadas em seus objetivos e possuem uma determinação por resultados diferenciados. “Desta forma, a organização pessoal permite transferir para o profissional esta postura de organização, pois não é possível separar o pessoal do profissional. É uma tendência de comportamento e de gerir a vida, projetos e metas”, explica Ramy Arany, diretora do Instituto KVT e terapeuta comportamental.

Ainda para Renata Cristina Rocha, professora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, a organização interfere positivamente na carreira, pois o líder pode promover o profissional com esta qualidade.

“Uma pessoa desorganizada torna-se improdutiva em certo estágio, pois faltará competência técnica para liderar atividades e se distrai facilmente. Outro detalhe são as pilhas de papéis na mesa e a bagunça na caixa de e-mail”, conta Renata.

Um conselho de Ramy para mudar esta característica que atrapalha os profissionais é ter disciplina para começar e fazer as coisas até o fim. Além de manter o foco, deve buscar criar uma harmonia interna e externa que permita ter espaço para trabalhar, aprender a escolher os focos por prioridade (ver a relação das importâncias), entre outras. “Muitas vezes é necessário recorrer a ajuda terapêutica (dimensão pessoal) e de um bom direcionamento profissional (coaching)”, aconselha Ramy.
Como se organizar?

Abaixo as especialistas deram dicas sobre como organizar a vida:

- Ter a visão geral do todo da vida pessoal onde o profissional é uma parte essencial (família, saúde, financeiro, profissional, filhos, relacionamento, social, etc.);

- Saber claramente os objetivos pessoais e profissionais (saber o que se quer, onde se está e para onde se quer ir);

- Buscar otimizar o tempo de acordo com a necessidade de cada parte;

- Sustentar o foco das prioridades sem deixar de sustentar o todo;

- Desenvolver a disciplina para que haja a continuidade (desfragmentação).



Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More