Advertisement

Responsive Advertisement

O Que Significa DINHEIRO Para Você?


Tendo trabalhado anos e anos procurando melhorar a performance de vendedores e equipes comerciais, uma das coisas que vejo as pessoas mais se complicarem na vida é com DINHEIRO.

Dinheiro é muito interessante porque é basicamente uma ferramenta para facilitar um sistema de trocas. Se eu quero trocar uma banana por uma banana, fica fácil fazer isso. Mas e se quero trocar uma banana por uma maçã? O que vale mais? Quantas bananas por maçã? E um ovo? E uma galinha?

Fica muito complicado negociar dessa maneira. Muito mais fácil criar um sistema de trocas: uma banana vale 1 moeda, uma maçã vale 3 moedas, um ovo vale 5, uma galinha vale 10. A partir daí os preços podem variar seguindo a lei da oferta e da procura, mas a lógica da troca já está claramente estabelecida de maneira simples, prática, objetiva.

O dinheiro também serve como reserva de capital. Não consigo guardar bananas por que elas estragam. Mas se eu vender as bananas, trocando por dinheiro, consigo guardar o dinheiro.

Então basicamente o dinheiro tem essas duas funções muito práticas (e úteis): facilitar negócios e acúmulo/reserva.

O problema é quando entra a parte psicológica do ser humano – quando começamos a dar significados ao dinheiro. Por exemplo, para você dinheiro significa: 
  • Liberdade? 
  • Prazer? 
  • Status? 
  • Segurança? 
  • Uma alavanca? 
  • Uma comprovação? 
Todos damos ao dinheiro um significado e, através desse significado, colocamos mais ou menos prioridade ao dinheiro nas nossas vidas. Esse significado é dado através da nossa formação familiar e social e pode ter conotações negativas ou positivas.

Se formos motivados por fatores negativos, vamos precisar sempre de mais dinheiro para ‘tapar nosso buraco interior’. Mesmo que consigamos dinheiro, não sentiremos uma sensação boa e positiva de conquista.

Por exemplo, vejo constantemente pessoas que lutam mentalmente (e muitas vezes publicamente) contra a ideia de se ter sucesso ou dinheiro, fazendo uma apologia da pobreza e questionando por que se precisa dele. Essas pessoas têm claramente um modelo mental negativo que deveria ser revisto.

Interessante notar que pessoas que lutam CONTRA o dinheiro no fundo continuam psicologicamente fortemente ligadas a ele, fazendo com que suas vidas continuem presas e limitadas, só que agora do outro lado: contra e sem dinheiro.

Fatores negativos para alcançar o sucesso financeiro 
  • Medo 
  • Sensação de incompetência ou inadequação 
  • Sensação de rejeição ou falta de amor 
  • Raiva 
  • Inveja 

Quando o dinheiro é usado como tapa-buraco nestes casos, ele acaba mascarando a verdadeira causa da insatisfação/infelicidade. Além de não resolver o problema acaba piorando-o.

E os fatores positivos, quais seriam? Sim, eles existem e antes de mais nada é muito importante reforçar isso. Dinheiro é ótimo de se ter, quando usado da forma certa e conquistado da forma e pelos motivos corretos.

Fatores positivos para alcançar o sucesso financeiro 
  • Propósitos mais altos 
  • Contribuição familiar e social 
  • Desenvolvimento e crescimento 
  • Alegria 

Aliás, uma das melhores coisas de ter dinheiro é não ter que ficar preocupando-se com a falta de dinheiro, o que permite que você coloque seu foco e sua energia em metas mais alinhadas com seus próprios valores e aspirações.

É uma discussão muito boa para se ter – quanto mais conscientes e informadas as pessoas estiverem em relação a isso, melhores decisões tomarão.

Para quem quiser se aprofundar, recomendo imensamente o livro Segredos da Mente Milionária, do Harv Eker. Acho que todos deveriam ler esse livro na adolescência, no seu processo de formação, para que saibam lidar de maneira positiva, construtiva e saudável com o dinheiro.

E você? O que significa DINHEIRO para VOCÊ?

Abraços milionários, positivos, construtivos e saudáveis,


Raúl Candeloro


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários