5 Conselhos Para Quem Quer Ser Autônomo

Se você deseja sair do seu emprego e abrir seu próprio negócio, confira as dicas que reunimos para que você se torne seu próprio chefe

Muitos jovens sonham em largar seus empregos e virar autônomos, mas saiba que sem planejamento e muita dedicação as chances de dar certo diminuem. Confira 5 conselhos que podem te ajudar a ter sucesso no seu próprio negócio:

1 – Colete experiência em empregos difíceis

Não há dúvidas que trabalhar muito por pouco dinheiro é exaustivo para qualquer pessoa. Porém, esses serviços que exigem muito dos funcionários são os que mais geram conhecimento e experiência profissional: dois anos trabalhando dessa forma, e você será capaz de contornar toda e qualquer dificuldade que cair no seu colo. A habilidade de lidar com adversidades é essencial para autônomos, já que não existe uma empresa por trás dele que possa ajudá-lo em situações difíceis. Se quiser adquirir experiência que será útil futuramente, escolha um emprego difícil.

2 – Dedique um tempo para planejar o seu negócio

Por mais cansativa que seja a sua semana, é importante que, pelo menos duas vezes ao mês, você use seus dias livres para desenvolver o seu negócio. No começo, você vai trabalhar o básico: o nome do seu projeto, criar um plano de negócio, criar um site, promover o seu trabalho, etc. Faça divisões do que você tem que fazer e crie uma agenda para não se perder nas tarefas.

3 – Crie um plano de desenvolvimento profissional

É essencial que você defina o que é importante para você e sua vida profissional, e faça isso acontecer. Tenha objetivos concretos e veja formas de chegar lá. Leia artigos sobre sua a área, leia livros, assista palestras, faça cursos: invista em tudo que melhore a sua carreira. Ser um bom profissional te diferencia dos outros e ajuda a consolidar o seu negócio.

4 – Economize

Quando você decide ser autônomo, tem que estar ciente que, no início, sua vida financeira ficará um pouco apertada. A partir do momento que você decidiu seguir esse caminho, comece a guardar dinheiro. Diminua as contas, crie uma poupança, deixe de gastar em coisas desnecessárias. O dinheiro guardado será muito importante quando você estiver ainda instável no seu novo negócio.

5 – Não tenha medo de começar

Não fique esperando pelo momento certo, ou para quando estiver se sentindo realmente pronto. Entenda que você nunca estará realmente pronto, afinal começar seu próprio negócio é sempre um risco. Você só tem que ter certeza que está preparado para lidar com as novidades que virão, tanto as boas quanto as ruins. Ou seja, tome certas precauções: guarde dinheiro, tenha um bom número de clientes, e saiba o que você terá que enfrentar


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More