Advertisement

Responsive Advertisement

10 Passos Para Começar a Carreira Com o pé Direito

Ao iniciarmos nossa vida profissional, várias questões passam a permear nossa mente. Como se isso não bastasse ainda temos que assimilar muitas responsabilidades que este novo mundo apresenta 

Por Gisele Meter

Ao iniciarmos nossa vida profissional, várias questões passam a permear nossa mente. Como se isso não bastasse ainda temos que assimilar muitas responsabilidades que este novo mundo apresenta. Somos bombardeados por questões pessoais e habilidades sociais que normalmente não aprendemos no meio acadêmico.

A intenção deste artigo é justamente trazer a oportunidade de reflexão além de alinhamento pessoal e profissional, para que assim, você possa iniciar sua carreira com o pé direito. Estes conselhos não me foram dados, mas aprendidos através da experiência, creio que se tivesse ouvido algumas das recomendações abaixo, no inicio de minha carreira, muitos caminhos teriam sidos mais rápidos. Confira:

1. Tenha bem definido o que é sucesso para você – Todos temos uma definição de sucesso que parece comum para grande maioria, mas se pensarmos mais sobre o assunto, podemos ver que o que é sucesso para uma pessoa pode não ser para outra. Alguns, acreditam que sucesso é ter retorno financeiro, outros, que sucesso é ser reconhecido e outros ainda pensam que é fazer o que se gosta. Lógico que você pode também pensar que sucesso é ter todos estes fatores juntos, no entanto um destes acaba se sobressaindo. Ter claro qual é a sua motivação para o sucesso, ajuda a manter o foco.

2. Aprenda a fazer networking – Este é um fator essencial para quem quer se destacar. Fazer networking pode até parecer fácil e de fato é! Porém o grande segredo, está em manter o relacionamento de forma que possa agregar valor a sua carreira. Nem sempre está ligado a valor financeiro, você pode aprender muito com um contato, estabelecer parceria ou mesmo conhecer outros contatos através de um networking bem feito. O que sugiro é; ao receber um cartão ou trocar e-mails, não demore para retornar, dando início a conversa e assim fortalecendo a sua rede. Aumente seu capital social, você só tem a ganhar.

3. Não seja exigente demais consigo mesmo – É claro que devemos estar atentos as procrastinações, adiamentos e busca por resultados cada vez mais eficazes. No entanto a questão é quando isso foge ao nosso controle. Exigir-se em demasia, pode provocar uma série de obstáculos em sua vida profissional, causando insegurança, frustração e até mesmo problemas de saúde como a síndrome de burnout*.

4. Pergunte – Ninguém nasceu sabendo, nem mesmo os mais experientes. Perguntar, é uma grande ferramenta para crescer profissionalmente de forma adequada, pois te direciona exatamente para o alvo certo, poupa tempo e reduz a angústia de ficar quebrando a cabeça em algo que não sabe. Não se preocupe, ninguém vai te achar idiota por perguntar, mas há grandes chances de parecer um caso não tire suas dúvidas.

5. Tenha um mentor – De todas as dicas que posso dar, talvez esta seja a única que não depende exclusivamente de você. Ter um mentor não é algo que escolhemos e pronto. Neste quesito, não temos total controle. Não se pode pedir que alguém seja seu mentor, isso acontece naturalmente, mas é preciso estar atento. Um mentor dificilmente vai se identificar assim para você, mas será aquela pessoa que te ajudará a desenvolver seu potencial e impactará positivamente suas escolhas. Isto não significa que tudo são flores. Um mentor saberá ser firme quando necessário.

6. Leia conteúdos interessantes – Procure ler conteúdos relacionados a sua carreira, mas também busque informações fora do meio comum, ler um livro de ficção ou poesia por exemplo, podem despertar um grande potencial criativo e também ampliar seu conhecimento acerca de diversos temas.

7. Identifique oportunidades – Saiba ler o ambiente e buscar chances que se apresentam favoráveis. Ler o ambiente significa estar atento, focado e alerta aos sinais de mercado. A leitura neste caso, pode ser um bom caminho.

8. Não pare de estudar – Formar-se não implica automaticamente em abandonar os estudos, muito pelo contrário, para quem deseja o melhor profissionalmente, estudar é apenas o começo. Aproveite a tecnologia disponível, hoje podemos aprender muito com ela.

9. Esteja disposto a aceitar desafios – Isto não significa que você pode pular de uma ponte para conquistar um projeto (a menos que você seja professor de bungee jumping, mas esta é outra história). Aceitar desafios está diretamente relacionado a autoconfiança, estar confiante na medida certa, instiga e demanda maior empenho e dedicação, aumentando assim sua expertise.

10. Aprenda a lidar com a ansiedade – Deixei este item por último propositalmente pois na certa afetaria muitos leitores ansiosos que poderiam se desligar pensando em sua ansiedade, comprometendo assim a leitura deste artigo. A ansiedade fecha canais de comunicação e percepção, impedindo o avanço no tempo adequado, por isso é necessário que você saiba qual é o timing de cada situação e entenda que nem tudo ocorre no tempo que desejamos.


Espero que estas dicas possam lhe ser útil e que de alguma forma, você possa desenvolver-se como um profissional de excelência em sua área. E saiba que seu sucesso é orientado pela proporção e direção de suas ações.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários