Advertisement

Responsive Advertisement

10 Filmes Inspiradores Para Quem Quer Mudar de Carreira

De "João e Maria: caçadores de bruxas" até "Universidades Monstros": veja como a sétima arte pode ajudá-lo na transição de carreira

Por Talita Abrantes

A decisão de fazer uma mudança de carreira exige muita análise do cenário em que você poderá se inserir e consciência de quem se é, de fato. Em outros termos, este processo exige tempo, além de muita discussão consigo mesmo e com quem caminha junto com você. Para inspirar quem vislumbra novos horizontes profissionais, pedimos para dois especialistas no assunto selecionarem filmes que ensinem dicas valiosas para esta situação da carreira. 

Universidade Monstros

“Universidade Monstros” conta a história por trás da amizade de Mike e Sullivan, a dupla do clássico "Monstros S.A". Na trama, Mike se dedica com afinco para seguir determinada carreira, mas descobre que não tem talento para isso. 

Para se inspirar: “É essencial identificar seu talento, aquilo com que você pode fazer a diferença”, afirma Ivan Correa, diretor-executivo do Ibope Educação. “Quando a gente fala de talento, falamos de autoconhecimento”. E, segundo o especialista, para mudar de carreira é básico saber muito sobre você.

Neste processo, ouvir a voz dos amigos e familiares é essencial. Um dos personagens faz exatamente este papel ao, por vias tortas, mostrar para Mike que o caminho ideal para ele não é exatamente o que ele escolheu. 

Monsters University
Ano: 2013
Direção: Dan Scanlon

João e Maria: Caçadores de Bruxas

Na trama, a história de João e Maria, aquela que você deve ter ouvido muitas vezes na infância, acontece nos dez primeiros minutos. Depois, o filme mostra como esta experiência vai determinar a carreira dos dois irmãos. 

Para se inspirar: “O que aconteceu na infância deles os faz olhar para um nicho do mercado. Eles usam a história de vida deles para fazer este tipo de atividade”, diz Oliveira. 

Hansel and Gretel: Witch Hunters
Ano: 2013
Diretor: Tommy Wirkola

Compramos um zoológico

O filme narra a trama de um pai sozinho que, com vontade de recomeçar a vida, se muda com os filhos para um zoológico. 

Para se inspirar: “O personagem investe em um negócio que ele não sabe o que é, foi levado por um fascínio momentâneo. Isto é extremamente perigoso”, afirma Oliveira. “Às vezes, a pessoa pensa que tem aptidão, mas, na verdade, não está qualificado”. Em outros termos: antes de qualquer movimento de carreira, saiba, de fato, em que situação você está colocando o pé e se tem condições para encará-la. 

We bought a zoo 
Ano: 2011
Diretor: Cameron Crowe

Uma manhã gloriosa

A produtora Beck Fuller tem a missão de salvar o programa matutino de uma televisão local. Mas o tempo e a audiência parecem conspirar contra ela.

Para se inspirar: Em um dado momento da trama, a protagonista escolhe a relação afetiva em vez de status. Segundo Oliveira, este é uma questão que vem à tona em várias das transições de carreira e cabe ao profissional decidir o que mais importa para ele.

Morning Glory
Ano: 2010
Diretor: Roger Michell

Meu malvado favorito

Com a meta de se tornar o ser mais malvado do mundo, Gru tem o objetivo de roubar a lua. No meio da saga para isso, adota trigêmeas órfãs e, para sua surpresa, se afeiçoa a elas. 

Para se inspirar: “A segunda parte do filme é toda em torno da crise do personagem principal em ser vilão ou pai”, diz Correa, do Ibope Educação. Como ele, vez ou outra, todos podem descobrir uma nova faceta sobre si mesmos e isso pode mudar todo o roteiro do resto da vida. 

Despicable Me
Ano: 2010
Direção: Chris Renaud, Pierre Coffin

Quebrando a banca

O filme narra a saga (real) de um grupo de alunos do MIT usa suas habilidades de matemática para ganhar muito dinheiro nos cassinos de Las Vegas. 

Para se inspirar: Um dos principais dilemas presentes na trama é o questionamento entre ganhar muito dinheiro e fazer o que verdadeiramente gosta. “Na hora de mudar de carreira, o profissional deve levar em conta o que gosta de fazer, o que sabe (ou pode aprender a) fazer e se a remuneração é compatível”, afirma Marco Oliveira, autor do livro “Os filmes que todo gerente deve ver” (Editora Saraiva). As melhores decisões, segundo ele, são tomadas a partir da combinação destes três elementos. 

21
Ano: 2008
Diretor: Robert Luketic

Rocky Balboa

No último filme da franquia, Rocky Balboa está aposentado dos ringues e vive uma vida sem sentido. É, então, convidado para lutar contra o principal boxeador do momento que também vive uma crise pessoal.

Para se inspirar: "Ele só sabe fazer uma coisa. Precisa mudar de carreira, mas não tem como", diz Oliveira. O que fazer nestas condições? A resposta está em criatividade e uma boa noção de quem você é. 

Rocky Balboa
Diretor: Sylvester Stallone
Ano: 2006

Happy Feet - O Pinguim

No clã dos pinguins imperadores, só é valorizado quem souber cantar. O jovem Mano, contudo, não tem este talento. O que ele sabe fazer mesmo é sapatear. 

Para se inspirar: “Às vezes, no local que você está hoje, ninguém reconhece as suas qualidades. Em outro lugar, elas podem ser valorizadas”, diz Oliveira.

Ano: 2006
Diretores: George Miller, Warren Coleman, Judy Morris

Dr. Hollywood

O médico Benjamin Stone consegue um emprego em Los Angeles. No entanto, no caminho, se envolve em um acidente em uma pequena cidade e é condenado a passar 16 dias prestando serviços médicos no local.

Para se inspirar: “Se estamos falando de mudança de carreira e talento, o processo de autoconhecimento está inserido no contexto de uma equipe. Dificilmente, você consegue fazer isso sozinho”, afirma Correa.

Ano: 1991
Direção: Michael Caton-Jones

It's a wonderful life

Repleto de dívidas, George Bayle (James Stewart) decide cometer suicídio. O anjo Clarence (Henry Travers), que está há mais de 200 anos na fila de espera para ganhar asas, é enviado à Terra com a missão de fazê-lo mudar de ideia.

Para se inspirar: “A trama mostra que os valores pessoais são mais importantes do que a ambição”, afirma Correa. “Na vida real, não aparecem anjos da guarda para mostrar isso, mas os amigos podem ter esta função”. 

It’s a wonderful life
Ano: 1946
Direção: Frank Capra



Fonte da imagem: Clique aqui


Postar um comentário

0 Comentários