Advertisement

Responsive Advertisement

Série SEU NEGÓCIO - Os 7 Principais Problemas Que Sua Franquia Pode Ter

Entender os desafios é importante para ter um melhor resultado no negócio 

Por Priscila Zuini (Escrito por Adir Ribeiro, especialista em franquias)

As franquias tendem a ter melhores resultados se comparadas com negócios independentes, que não fazem parte de uma rede de negócios formatada, inclusive com menores taxas de mortalidade comparadas.

Porém, isso não é requisito de sucesso garantido em nenhuma hipótese e deve ser avaliada, sempre, como um negócio de risco. Para isso, veja alguns dos principais problemas existentes nas franquias nos dias atuais e que podem ter grande impacto no sucesso do negócio.


1. Entender a essência da franquia: franquia é sinônimo de padrões, processos e regras. Cabe ao franqueado entender claramente que o modelo de negócios já foi testado e validado e deve ser operado dentro dessas diretrizes. Obviamente melhorias poderão ser implementadas e/ou sugeridas pelos franqueados, mas sempre com a autorização da empresa franqueadora.

2. O papel das partes: uma das principais causas de desgaste no relacionamento entre franqueadores e franqueados está na falta de clareza sobre quem faz o que no decorrer da relação. Expectativas e frustrações são comuns para ambos os lados e é preciso entender que a visão estratégica e as diretrizes são responsabilidades da franqueadora e aos franqueados cabe a execução de um planejamento anual de negócios.

3. Entrega da promessa da marca: a experiência de consumo no ponto de venda será um dos elementos fundamentais para a perenidade do sucesso do negócio e essa entrega da promessa da marca é responsabilidade do franqueado, que deverá operar a sua franquia de maneira a encantar os clientes.

4. Atuar como gestor do negócio: transformar-se em empresário é um dos maiores desafios, agir não somente como franqueado, mas como um gestor envolvido no negócio, abrangendo as áreas de finanças, pessoas e marketing/vendas e desenvolvendo continuamente essas competências.

5. Altos custos: seja da parte imobiliária ou mesmo a redução geral que ocorre nas margens dos negócios, os custos tendem a ser crescentes nos negócios e atualmente trazem forte impacto para a lucratividade dos negócios. Podem ser um problema se não forem bem geridos.

6. Rotatividade de mão de obra: é um dos maiores problemas do varejo brasileiro e tem tornado a vida do empresário difícil para gerir pessoas. Manter equipes treinadas, motivadas e engajadas com um propósito de uma marca é um dos principais problemas na condução dos negócios.

7. Outras opções de consumo: a concorrência está cada vez mais preparada e isso tem gerado ao consumidor uma enormidade de escolhas, não somente em lojas físicas, mas também no digital. O acesso a informações também é bastante amplo, o que exige cada vez mais dos empresários em termos de preparação e serviços excelentes.

Enfim, é importante que haja uma reflexão clara desses aspectos e uma preparação efetiva para evitá-los e assim obter o sucesso esperado no negócio franqueado.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários