Medindo o Sucesso do Treinamento


por Raul Candeloro

Treinar sua equipe é um investimento essencial no ambiente competitivo em que vivemos. Mas simplesmente mandar seu pessoal para cursos, simpósios e palestras não é suficiente. Veja algumas regras:

Antes do evento

• Tenha certeza de que cada um sabe por que vai participar do treinamento. Assim, procure passar do "Vou assistir a uma palestra" para "A empresa está fazendo um investimento para que eu possa participar deste treinamento. O propósito deste investimento é ajudar-me a melhorar profissionalmente para que possamos nos tornar cada vez mais produtivos e aumentar nossa competitividade".

• Peça aos participantes para falarem sobre como imaginam beneficiar-se do curso. Aonde eles vêem oportunidades para melhorar suas próprias técnicas, conhecimentos e/ou comportamentos?

• Redistribua as tarefas diárias do pessoal que vai estar ausente para que não encontrem pilhas de coisas atrasadas na volta. Isso ajuda as pessoas a manterem-se concentradas no curso, sem ter de ficar pensando na confusão que os espera quando voltarem.

Durante o evento

• Discuta todas as ambigüidades e incertezas que surgirem. Ajude os participantes a identificarem exemplos de coisas específicas que devem procurar para aplicar depois na sua volta. Faça com que saiam da empresa com duas ou três perguntas muito claras para responder sobre o assunto sendo visto e peça suas opiniões na volta.

• Faça com que outras pessoas do grupo, que não farão o curso, participem dessas reuniões e discussões em grupo. Isso faz com que a experiência do aprendizado seja trazida de volta para a empresa, construindo uma rede de suporte interna para ajudar os treinandos durante e depois do curso (isso também vai estimular quem não participou do curso a querer participar da próxima vez).

Depois do evento

• Reúna o pessoal que participou do curso para rever as lições mais valiosas que as pessoas tiraram daquele treinamento e como elas pretendem aplicar no dia-a-dia. Para evitar que isso fique apenas na conversa vazia, peça que a pessoa monte um cronograma de ações, quem vai estar envolvida nelas, que resultados podem ser esperados e como medi-los.

• Não deixe de ouvir e discutir as sugestões de melhorias feitas por quem assistiu a palestra ou curso. De nada adianta mandar as pessoas para um treinamento, esperando que elas melhorem, se depois elas voltarem e tudo permanecer igual. Você tem de estar disposto a implantar novas idéias, aproveitando as pessoas que deram a sugestão para monitorar sua implantação.

Raul Candeloro
Palestrante e editor da Revista VendaMais

Fonte da imagem: gettyimages

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