Advertisement

Responsive Advertisement

2 Tipos de Sinais de Que o Seu Marketing Está Ultrapassado

Especialista afirma que a demora para mudar a estratégia de marketing da sua empresa pode provocar rejeição do mercado

Por Camila Lam (Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing)

Já diz o ditado que o sucesso no passado não garante conquistas no futuro. Ações de marketing podem ter mistificado importantes resultados, mas novas conquistas dependem de novas estratégias. É importante que a empresa se oriente para o mercado de forma a identificar possíveis mudanças e antecipar-se aos concorrentes. Tais mudanças de ambiente implicam em atualizações de estratégias de marketing.

Entretanto, tão importante quanto captar esses sinais é entender o grau de impacto que cada um deles representa no seu negócio. 

Sinais internos

Podem ser percebidos por instrumentos e indicadores de gestão. Identifique se há diminuição do fluxo de clientes, diminuição do ticket médio de vendas, migração dos clientes fiéis para a concorrência ou redução crescente dos níveis de rentabilidade por metro quadrado da área de vendas.

Verifique também o ciclo médio de vida dos produtos. Se este indicador tornar-se longo, gerará produtos encalhados e promoções indesejáveis que comprometem o lucro.

Outros sinais internos importantes: índice de vendas perdidas, erosão na base de clientes, perda de quota de mercado, aumento de custos e redução de rentabilidade. Sobretudo, monitore a satisfações dos clientes, fornecedores e colaboradores que podem lhe dar sinais de problemas de gestão.

Sinais do ambiente externo

É importante entender que o declínio de participação de mercado pode ser lento, como no caso das máquinas de costura e carburadores automotivos, ou pode ser rápido como foi o caso de impressoras matriciais e vídeo cassetes. As vendas podem despencar a zero ou congelar em um nível baixo.

Nesses casos, fique atento à menor eficiência das atividades de marketing da sua empresa e maior sensibilidade às atividades de marketing dos concorrentes. Avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor, reconhecimento de marca, mudanças na legislação, acirramento da concorrência nacional e internacional podem provocar excesso de capacidade, redução de preços e erosão nos lucros. 

Com o agravamento dos sinais de performance internos e externos, as vendas e lucros declinam eliminando algumas empresas do mercado. Lembre-se de que, no mundo dos negócios, a mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários