13 Maneiras de Identificar Líderes Ruins

Colocar uma pessoa incapacitada em um cargo de liderança pode ser um erro fatal para o desempenho de uma equipe. Contudo, algumas práticas simples podem ajudar a identificar um líder ruim. Veja quais são elas

Ocupar um cargo de liderança e ser um líder são coisas completamente diferentes. Contudo, ter uma pessoa que não sabe liderar em uma posição tão importante pode prejudicar o desempenho de toda a equipe. Se você quer identificar um líder ruim, confira 15 sinais que poderão ajudar.

1. Falta de visão

Uma liderança sem visão não pode ser eficiente. Se os líderes falham nessa tarefa dificilmente inspiram suas equipes, motivam o desempenho ou sustentam os valores da equipe. Uma visão pobre encaminha um líder diretamente para o fracasso.

2. Falta de integridade

Uma pessoa que age de maneira duvidosa não consegue liderar uma equipe de maneira eficiente. Não importa quão inteligente, doce ou persuasivo esse líder seja, se ele apresenta um comportamento antiético é difícil gerar empatia com a equipe.

3. Baixo desempenho

Ninguém é obrigado a acertar o tempo todo, mas líderes que falham constantemente inspiram desconfiança em seus times. Confiar apenas no potencial de um líder pode ser bastante arriscado. O desempenho que ele apresenta é fundamental para que sua equipe se sinta a vontade para trabalhar com ele.

4. Excesso de confiança

Os melhores líderes são aqueles que não têm ideia do quanto sabem e, em consequência, estão sempre dispostos a aprender cada vez mais. Esse tipo de pessoa não tem a necessidade de parecer a mais inteligente da equipe e incentiva a contribuição dos colaboradores. Ao contrário, os famosos “sabe-tudo” são as piores pessoas para liderar, pois gostam de ter a palavra final a qualquer custo.

5. Falha de comunicação

É comum que, em alguns momentos, a comunicação se complique no time. Contudo, se esse tipo de problema é frequente, mostra um problema grave de liderança. Seja para transmitir ou receber mensagens, um líder tem que ser capaz de se fazer entender e interpretar as informações que chegam a ele.

6. Vaidade

Se um líder não entende o conceito de trabalhar para a equipe – e não para si mesmo –, dificilmente vai inspirar confiança, lealdade e empatia com aqueles que lidera. Qualquer pessoa em posição de liderança deve deixar a vaidade de lado para trabalhar em nome da equipe. Isso é sinônimo de uma liderança eficiente.

7. Falta de vontade

Ocupar uma posição de liderança nem sempre é fácil. O cargo exige certos sacrifícios, portanto, vontade de ocupá-lo é fundamental. Se um líder enxerga sua posição como um fardo, dificilmente inspira motivação na equipe. Para ser um bom líder é necessário querer ser um líder.

8. Falta de flexibilidade

Bons líderes devem entender que nem todos os seus colaboradores possuem as mesmas características. Embora seja necessário estabelecer regras que todos devam seguir, também é preciso identificar os pontos fortes e fracos de cada um dos membros da equipe. Um líder inflexível, que trata todos os seus funcionários seguindo um único padrão, dificilmente conquistará a simpatia de todos. E ainda corre o risco de ser considerado injusto, por favorecer um ou outro subordinado.

9. Falta de foco

Liderar é estabelecer prioridades. Se um líder não é capaz de fazer isso e se perde em meio às suas tarefas, não inspirará confiança em sua equipe. É comum se sentir sufocado com a quantidade crescente de tarefas em um cargo de liderança, mas saber focar no que é mais importante é o que transforma um chefe em um líder.

10. Zona de conforto

A função de um líder é exatamente sair da sua zona de conforto. Ser inovador, buscar soluções inesperadas para problemas corriqueiros, deixar de lado o senso comum. Se um líder se acomoda e passa a agir sempre da mesma maneira, procurando os mesmos recursos, vai acabar entediando seu time. Para liderar de maneira eficiente é fundamental não se acomodar.

11. Falta de atenção ao cliente

O principal foco de uma equipe é o cliente. É claro que isso deve ser adaptado para cada área, mas, em geral, o consumidor final é o principal objetivo. Se um líder deixa que as suas necessidades se tornem mais importantes que as de seus clientes, acaba por minar a confiança que os consumidores e sua equipe depositam nele.

12. Falta de comprometimento

É fundamental que um líder tenha consciência de sua importância para a equipe. A liderança é o papel fundamental que mantém um time motivado e disposto a alcançar os melhores resultados possíveis. Se o líder da equipe não está comprometido com esses objetivos, não pode esperar que seus funcionários estejam.

13. Transferência de culpa

Como é possível confiar em alguém que não assume seus erros e transfere a culpa para aqueles que têm menos poder? A resposta é simples, não é possível. Se um líder se esquiva de todas as situações decisivas, desperta a desconfiança de seu time.


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