Advertisement

Responsive Advertisement

Siga 7 Passos Para Combater a Timidez

Às vezes, o medo de falar em público pode diminuir suas chances de ter cargos de gerência. Veja como combater esse problema

Por Luiza Belloni Veronesi

Após encontrar um emprego, o próximo passo do profissional é crescer na empresa. Nessa hora, outras qualidades serão exigidas, como sua desenvoltura com os clientes e o contato amigável com outros empregados e superiores. Pode ser fácil para muitos, mas tudo se torna mais difícil quando estamos falando de profissionais tímidos ou ansiosos.

O coordenador da Assessment, Julio Campos, afirma que muitos empregados perdem a possibilidade de ocupar altos cargos, como de gerência, coordenação e até direção, por não conseguir lidar com sua timidez. “Os profissionais têm dificuldade de ser extrovertido, o que é uma característica essencial para cativar clientes e colegas de trabalho. Mas há artifícios que podem amenizar a insegurança, que aumenta a timidez e ansiedade. Só quem pode mudar é a própria pessoa”, diz Campos.

O coordenador acrescenta que, uma vez que a timidez está ligada a autoconfiança, é preciso fazer um treinamento antes de qualquer exposição, seja para uma reunião ou uma simples apresentação de resultados entre a equipe. Julio Campos também formulou mais 7 dicas que podem te ajudar a resolver esse problema - caso você considere isso como tal. Confira:


1. Planejamento

Como já foi dito, se preparar para qualquer exposição poderá ajudar na confiança do profissional. Por isso, planejar os pontos que serão discutidos, fazer um check-list com os itens principais e treinar antes da ocasião são pontos fundamentais.
“Mais você entende sobre o assunto, mais segurança você terá e não vai se embaraçar caso haja uma pergunta que você não saiba responder, porque você entende sobre o tema”, ressalta Campos.

2. Autoconhecimento

“Posso falar sobre isso por experiência própria. Eu sabia dos meus pontos fracos e fortes e quis enfrentar meu maior medo”, disse o coordenador após afirmar que também sofria de timidez. “Para contornar essa situação, fui professor por um tempo e consegui melhorar minha desenvoltura com o público”.
Como Campos, você precisa, antes de tudo, se conhecer. Assim, cabe também ler sobre o problema, ver quais são seus limites e gerenciá-los com aulas de teatro ou exercícios físicos que demandem grande gasto de energia, pelos quais irá extravasar qualquer ansiedade dentro de si.

3. Que mal tem ser desse jeito?

Afinal, que mal tem ser tímido? Uma pessoa introvertida não precisa necessariamente mudar seu jeito de ser, mas evidenciar as vantagens de ser assim. “O profissional que tímido, normalmente, é muito mais observador com o que está ao seu redor e tem mais concentração do que aquele que fala demais. O introvertido também analisa melhor antes de falar, já o extrovertido é exatamente um espelho, já reflete a ação”, explica Campos. Sendo assim, tímidos podem ser mais produtivos para funções que não requerem apresentação.
“Os gastos de energia e recursos para transformar um ponto negativo podem não compensar. Se fizer mal ao tímido enfrentar o público, essa mudança exigirá mais o que ele tem a oferecer. O caminho, nesse caso, é usar o que ele tem de melhor e procurar profissões com mais facilidade de se colocar e crescer na empresa, como a área de pesquisa, na qual exige muita concentração e pouca conversa”, observa.

4. Caso queira mudar, persista

Se você é ansioso ou tímido (ou os dois) e não se conforma com a situação, o jeito é persistir. A prática lhe deixará mais perto do resultado esperado. Você pode não ser o melhor palestrante, mas se sinta vitorioso caso apresentar sua empresa a um cliente e este gostar de sua desenvoltura.
“Também acho que se a pessoa tem um sonho muito grande, ela precisa trabalhar o ponto negativo e não se deixar abater com as possíveis quedas no caminho”, disse Campos.

5. Respeite seu tempo

Objetivando alcançar o sucesso, é preciso também respeitar seu tempo. “Partir do oito ao 80 não dará resultados. Tem que ser algo gradativo”, analisa o coordenador. Comece ampliando seu círculo social, peça aos seus amigos que te apresentem outras pessoas, vá além do cotidiano.
Também siga metas. Por exemplo: sair para almoçar com colegas de trabalho diariamente. “Comece com pessoas de confiança para depois aumentar a frequência”.

6. Uma coisa de cada vez

Além de respeitar seu tempo, você ainda precisa respeitar o tempo em que os pontos são trabalhados. “Não adianta querer trabalhar todos seus pontos negativos ao mesmo tempo. Ansiedade, timidez, introversão são pontos distintos e é preciso ter foco”, ressalta Campos. “O ideal é escolher o ponto negativo que mais faz diferença em seu emprego e começar a trabalhá-lo. Quando terminar, escolha outro e assim sucessivamente”.

7. Se apoie em alguém

Na hora de apresentar novas pessoas ou para se ouvinte em seus treinos em frente ao espelho, um amigo pode fazer a diferença nesse caminho. Mas não se restrinja apenas a ele. Procurar seus superiores para conversar sobre o assunto poderá ajudar - e muito - na hora de delegar atividades.
“Se você falar com o seu chefe sobre a escolha de combater a timidez, ele pode te introduzir, com o tempo, em reuniões e outras situações que você possa trabalhar essa característica. Além disso, mostrará a ele que você aceita desafios e está disposto a mudar”, finaliza Campos.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários