Profissional – Comunicação Efetiva Faz Toda a Diferença


“Quem não se comunica, se trumbica”, com certeza já deve ter ouvido esta famosa frase, eternizada pelo apresentador de tv, “Chacrinha”, na década de 80. O bordão é engraçado, mas faz um alerta sério sobre a importância, de Comunicar-se Bem, como um dos fatores para alcançar sucesso na carreira e nas relações pessoais.

Vivemos numa sociedade globalizada e com a evolução das novas tecnologias, a comunicação, hoje, ultrapassa fronteiras, inclusive territoriais. Entretanto, muitas vezes, no ambiente organizacional, por falhas na comunicação, erros são cometidos, surgem mal – entendidos entre colegas, equipes e gestores, situações que impõem barreiras ao cumprimento das tarefas e nos relacionamentos interpessoais.

Desenvolver habilidades para expressar-se com clareza e efetividade, evita estes tipos de situações, uma vez que possibilita ao profissional, ao líder, maior assertividade na gestão de pessoas, eliminar conflitos no ambiente de trabalho e consequentemente melhores resultados.

Veja 5 Dicas Para Aumentar seu Poder de Comunicação

1. Crie Conexão – Estabeleça relações harmoniosas e respeitosas com os colegas e superiores. Crie empatia. Mantenha uma postura profissional. Aprenda a falar no momento certo e a ouvir com atenção e respeito o que os outros têm a dizer.

2. Atenção à Linguagem – Ter domínio da linguagem, tanto falada como escrita, é fundamental num processo de comunicação efetivo. Fique atento aos erros de concordância ao falar e escrever um email ou relatório.

3. Respeite as Diferenças - Cada colaborador, de acordo com seu perfil comportamental, sexo, faixa etária, orientação religiosa, sexual tem seu modo distinto de pensar e se expressar. Observe e aprenda sobre estas diferenças e conseguirá comunicar-se efetivamente com cada tipo de pessoa.

4. Leia os Sinais – 55% da comunicação humana é feita de modo “não-verbal”, ou seja, através de: gestos, expressão facial e postura corporal. Fique atento a estes sinais e aprenda mais sobre os comportamentos dos colegas e líderes.

5. Evite ser Invasivo (a) – Antes de falar, observe o estado emocional do outro, para evitar fazer perguntas não adequadas ao momento e criar atritos. Evite ainda interromper quando alguém estiver expondo uma ideia ou ser agressivo quando for confrontado.

Destaco ainda, que a comunicação assertiva, possibilitará a construção de outro elemento fundamental ao sucesso de todo profissional, o seu Networking.

Fique atento (a) a estas dicas e Comunique-se Melhor!


Fonte da imagem: Clique aqui

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More