Advertisement

Responsive Advertisement

Identifique e Use Seus Pontos Fortes a Favor de Sua Carreira

Existem infinitas maneiras de descobrir qual é o seu talento especial e colocá-lo em prática, confira algumas dicas com o Universia

Por Universia

Qualquer pessoa pode nascer com um talento especial ou uma espécie de habilidade que ninguém mais pode desenvolver da mesma maneira. Essa característica é, muitas vezes, responsável pelas escolhas e pelo sucesso profissional de uma pessoa. Esse tipo de talento é conhecido, no mundo profissional, como “ponto forte”.

O problema é que em muitos casos essas características especiais não estão tão claras como gostaríamos e isso acaba dificultando decisões importantes, como qual profissão seguir ou se é a hora certa de mudar de emprego. Mas como descobrir quais são os seus pontos fortes e usá-los a seu favor?

Existem infinitas maneiras de descobrir qual é o seu talento especial e colocá-lo em prática, confira algumas dicas:

1. Questões fechadas

Submeta-se a um processo de auto-questionamento. Responda a si mesmo, com honestidade, quem são as pessoas que você mais admira; quais são as coisas que você sempre quis fazer; o que te deixa mais ou menos inspirado, etc. Responda essas perguntas em papéis separados e depois as categorize em ordem de importância. Procure por um padrão nas suas respostas, provavelmente esse é o seu talento.

2. Ajuda profissional

Encontre pessoas especializadas em coaching e liderança e conte com a ajuda delas para identificar os seus pontos fortes. Embora cada profissional tenha uma estratégia diferente, procure focar nas coisas que você sempre quis fazer, isso pode mostrar com mais facilidade qual é o seu talento. Ouvir feedbacks profissionais vai fazer com que o processo seja levado a sério e você ainda pode aprender a colocar os seus talentos em prática de acordo com as necessidades do seu trabalho.

3. Saia da sua zona de conforto

Você pode até se sentir eficiente e confortável com o que está fazendo agora, mas se acredita que isso não está exigindo de você suas melhores habilidades, não se acomode. É claro que você não pode deixar um emprego simplesmente porque ele não está relacionado com o seu talento, mas procure adaptar a sua ocupação atual para aquilo que você acredita ser a sua habilidade mais evidente. Converse com a sua equipe e os seus superiores, peça ajuda e aplique o seu talento nas funções que desempenha atualmente. Dessa maneira você pode confirmar se é realmente bom naquilo que acredita. 


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários