Advertisement

Responsive Advertisement

7 Passos Para Tomar Decisões Melhores

Aprender a tomar decisões é fundamental para facilitar a sua vida. Aprenda a fazer escolhas mais acertadas seguindo sete passos simples. Confira!

Tomar decisões pode ser um verdadeiro drama. Consequências, escolhas e opções a considerar podem ser bastante estressantes, mas se você criar um método próprio pode facilitar muito esse momento. Confira quais são os 7 passos para tomar decisões melhores e evite o sofrimento nessas ocasiões:

1. Identifique seu objetivo

Para tomar uma decisão consciente é necessário saber o que você quer. Seja autorreflexivo, pense antes de escolher. Pode parecer uma dica clichê, mas a verdade é que fazer alguns questionamentos a você mesmo é a maneira mais simples de identificar quais são os seus objetivos. Você realmente quer trocar de emprego ou só está com preguiça do seu trabalho? Identifique o problema real e se baseie nele para tomar sua decisão.

2. Elimine escolhas estabelecendo padrões

Estabeleça uma espécie de padrão de qualidade capaz de ajudar você a definir quais são as suas prioridades naquele momento. Para tomar uma decisão, é necessário estar consciente das vantagens e desvantagens que a opção escolhida oferece. Portanto, crie um padrão de qualidade e analise as suas possibilidades baseando-se nele.

3. Não se preocupe em achar o melhor

A maneira como você se sente em relação às suas decisões é fundamental. Você não precisa se preocupar em escolher o que é considerado melhor. Escolha apenas aquilo que faz com que você se sinta bem. Pense na escolha de maneira objetiva.

4. Esteja ciente das opções

Para que você faça uma escolha consciente, é fundamental que conheça bem todas as suas opções. Não ter conhecimento de tudo o que está em jogo com as suas decisões pode levá-lo a escolhas bobas. Portanto, é essencial que você tome conhecimento dos prós e contras de cada uma das opções a serem consideradas.

5. Tente não se apressar

Talvez seja um caso de extrema urgência, mas quanto mais pressa você tiver ao decidir, mais chances terá de fazer a escolha errada. Ao tomar uma decisão, leve o seu tempo. Pare, pense e questione-se quantas vezes forem necessárias. Lembre-se de que por mais banal que essa decisão pareça, ela irá afetar a sua vida de alguma maneira. Por isso, procure não correr com isso.

6. Não se preocupe com as pequenas coisas

Sempre que possível, elimine a necessidade de decisões pequenas. É claro que isso não significa deixar as coisas menores de lado, mas procure investir mais esforço e dedicação em grandes decisões, que têm o poder de mudar a sua vida. Por que sofrer para escolher o sabor da sua sobremesa? Acredite mais dos seus instintos e nas suas vontades. Deixe a tarefa de pensar para casos mais complicados.

7. Faça uma análise pós-jogo

Após cada decisão tomada, procure perguntar a si mesmo quais foram os principais motivos para que você as escolhesse. Analise os seus passos e procure entender o que o levou àquela escolha. Isso irá facilitar o seu autoconhecimento e, em consequência, as suas próximas decisões.


Fonte da imagem: Clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários