Advertisement

Responsive Advertisement

7 Atividades Essenciais Para Ser Mais Produtivo no Trabalho

Você não consegue se concentrar nas suas tarefas e percebe que o seu rendimento não anda bem? Saiba como organizar o seu dia

Por Lygia Haydée

Com as mil tarefas que devem ser desempenhadas ao mesmo tempo e a conectividade cada vez mais latente, ficou ainda mais difícil ter foco no trabalho. Isso faz com que, muitas vezes, a produtividade caia, o que não é bom nem para a empresa, nem para você. Mas não é preciso se desesperar ao constatar que você não consegue ser objetivo ao realizar as suas tarefas. 

O importante é, apenas, saber organizar o seu dia, pois assim tudo fluirá com mais tranquilidade. “Grande parte das pessoas tem controle sobre os seus horários. Então, basta saber o que você deve fazer em cada momento do dia. Para isso, é preciso também que você se conheça e saiba como é o seu ritmo de trabalho, para entender em que horário você rende mais”, diz Fernando Serra, diretor acadêmico da HSM Educação. Siga os sete passos abaixo para que você tenha um melhor desempenho profissional.

1. Faça uma lista de tarefas

Para garantir que você terá foco no que realmente importa ao longo do dia comece as suas atividades profissionais fazendo um levantamento do que deve ser realizado no transcorrer das horas. “As distrações e o conforto são inconscientemente as grandes atrações das pessoas. Nós temos uma grande tendência a querer fazer primeiro aquilo que mais gostamos, deixando as coisas chatas ou as que temos dificuldade para depois”, ressalta Andrea Piscitelli, consultora de recursos humanos.

Então, planeje e organize o seu dia. “Logo que chegar na empresa, cheque sua caixa de e-mails para verificar se existe alguma urgência que precisa ser resolvida. Depois retorne a sua lista e grife as três ou cinco atividades que não podem, de maneira alguma, passar daquele dia”, aconselha Cíntia Bortotto, também consultora de recursos humanos. Dessa forma, você conseguirá dar importância ao que realmente é prioridade.

Assim como você faz com as prioridades do seu dia, faça também com a sua semana. Isso ajuda a evitar que você marque reuniões importantes para sexta-feira, por exemplo, quando está naturalmente mais cansado. “Aproveite os três primeiros dias para fazer o trabalho mais pesado e deixe para quinta e sexta-feira aquelas tarefas que não exigem tanto do seu lado intelectual. Isso vai ajudá-lo a ter bons resultados”, instrui Serra.

2. Tenha prioridades

Durante o dia, é sempre bom relembrar o que você deve cumprir, quem são as pessoas com as quais você não pode deixar de falar e como você se preparou para estar entregue a cada um dos seus compromissos anotados na lista de prioridades. Isso o ajudará a manter o foco no trabalho. 

Mas saiba que, apesar de tudo e todos requisitarem a sua atenção ao mesmo tempo, a melhor maneira de trabalhar é fazendo uma atividade de cada vez. “Quando estamos em um processo de ansiedade extrema, é muito comum trabalharmos, por exemplo, com vários arquivos, pastas e sistemas abertos ao mesmo tempo. Isso é apenas uma ilusão de que tudo está sob controle e gera maior ansiedade e pressão. Por isso, é importante saber priorizar as tarefas”, conta, Andrea.

3. Desconecte-se

Para que você possa dedicar a atenção necessária para cada um dos assuntos a serem resolvidos no dia, é preciso definir quanto tempo você ficará conectado, já esse é um dos grandes problemas para a produtividade de qualquer trabalhador. “Hoje, o brasileiro perde, em média, 2 horas de trabalho por dia por causa das redes sociais. Essa é uma relação complicada, porque esses meios, apesar de atrapalharem, também são importantes para o desenrolar dos afazeres diários. Mas é preciso saber dosar isso tudo", recomenda Serra.

Tenha uma disciplina mais rígida para acessar e-mail e redes sociais, para falar ao telefone e para responder mensagens. "Estabeleça horários para a tecnologia”, diz Serra.

4. Relacione-se com as pessoas

Não é porque você tem diversas atividades a serem desenvolvidas que deve se trancar em sua sala. Pelo contrário, é importante que você circule pela empresa. “Reserve um espaço no dia para investir em relacionamento com subordinados, pares e superiores. Nessas conversas, sempre surgem novas ideias ou projetos, e isso com certeza aumentará a sua produtividade”, indica Cíntia. Caso você seja daqueles que rende mais depois do almoço, aproveite as primeiras horas do dia para isso também.

5. Organize seu ambiente de trabalho

Não importa se você trabalha em uma célula compartilhada ou em uma sala reservada, o importante é manter o seu ambiente de trabalho funcional e organizado. “Nada de papéis avulsos, gavetas lotadas e anotações por todos os lados. Quanto mais limpo for o seu ambiente de trabalho, maior será a sua agilidade e, consequentemente, a sua produtividade”, aponta Andrea.

6. Cuide da agenda pessoal

Não é apenas com o trabalho que você deve se preocupar. “Lembre-se de que o seu dia de trabalho está conectado a sua agenda pessoal”, diz Serra. Por isso, preocupe-se, também, com a qualidade do sono e com o seu despertar, pois eles influenciam na produtividade. “Caso você tenha dificuldades para levantar no mesmo momento em que o despertador toca, respeite o ritmo do seu corpo e programe-o para mais cedo, pois assim você consegue levantar com calma”, recomenda Andrea. Isso ajuda o começo do seu dia, melhorando o raciocínio e a produtividade.

7. Fique de olho na saúde

Outro ponto importante é a alimentação. “Se você faz uma refeição leve, seu organismo consegue processar com facilidade o alimento, fazendo com que a sua energia possa ser voltada para o trabalho e não para a digestão. Uma comida mais pesada atrapalha o desempenho”, avalia Cíntia. Da mesma forma, ficar sem comer também não é bom, pois você precisa de energia para produzir.

Fazer atividades físicas é outra boa estratégia, seja antes ou depois do trabalho. “Ajuda a melhorar a disposição e o sono, o que traz mais concentração e produtividade”, explica a profissional.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários