Advertisement

Responsive Advertisement

Você Tem Medo de Mudar?

por Ômar Souki

Estamos vivendo na era da mudança. Ter medo de mudar é o mesmo que ter medo de viver, portanto, temos de estar flexíveis, pois tudo acontece num piscar de olhos.

.
Por que você e eu temos medo de mudar? Porque aquilo que já conhecemos é confortável. É mais fácil lidar com ambientes habituais, pessoas conhecidas, dialetos usuais, ditames tradicionais, tarefas costumeiras, comidas e costumes familiares. O habitual exige menos esforço. O novo requer flexibilidade e ousadia. Demanda investimentos de tempo e reaprendizado. Para atingi-lo é necessário deixar a zona de conforto e questionar até mesmo aquilo que está dando certo, enfim, para desbravar é preciso ter coragem, vitalidade e energia em abundância.
.
Cada vez mais e mais somos instigados a cultivar a ousadia, a fibra interior, pois o mundo é feito de mudanças. Para se chegar às transformações radicais da Revolução Francesa, foram necessários milhões de anos. Daí até a revolução dos computadores foram apenas dois séculos. E para a inteligência artificial, realidade virtual e engenharia genética, bastaram duas décadas. Agora, o conhecimento humano dobra a cada dois anos.
.
Vivemos, portanto, numa era de mudanças velozes e de viradas drásticas. Ter medo de mudar, hoje, significa ter medo de viver. Como tudo muda tão rápido, a transformação ocorre, com ou sem o nosso consentimento. Se o medo de mudar nos vencer, andaremos amedrontados, resistindo com unhas e dentes. Mas essa atitude não impedirá que as coisas mudem. Pelo contrário, seremos arrastados, mesmo contra a nossa vontade, por um universo em acelerado ritmo de mutação.
.
Em vez de amaldiçoarmos a mudança, podemos abençoá-la com idéias e ações inovadoras. Ao vencermos o medo de mudar, despertamos o nosso ímpeto interior. Ao optarmos pela coragem, vivemos criativamente e enriquecemos o processo. Enfim, nos transformamos em agente de mudança: lideranças positivas. Atuamos como verdadeiros faróis marítimos, iluminando as rotas das inexoráveis transformações humanas. Portanto, saia agora mesmo da inércia e se transforme num agente de mudança!
.
Ômar Souki é palestrante, consultor e autor de 16 livros.

Postar um comentário

0 Comentários