Advertisement

Responsive Advertisement

Os Dez Mandamentos Mais Perigosos Que um MBA Pode Ensinar

O conhecimento nunca foi tão valioso e, cada vez mais, vêm se tornando a chave para o sucesso profissional. Mas será que vale a pena cursar uma MBA? 

Por Luiza Belloni Veronesi

A vida não está fácil para ninguém, isso todos já sabem. Com poucas excessões, o acúmulo de conhecimento influencia diretamente no sucesso profissional de uma pessoa e ele vê se tornando cada vez mais necessário ao passar dos anos. Um exemplo disso é o tempo de nossos avós ou pais, que completar o ensino médio bastava dar uma vida confortável à sua família.

Hoje, porém, as coisas mudaram e nem graduação dá certeza de um bom emprego. Com isso, muitos profissionais procuram especializações após se formarem e, segundo especialistas, o melhor caminho (e mais optado) para se chegar ao sucesso idealizado e garantir um bom salário é investir em uma MBA.

Mas, será que vale realmente a pena? Para o escritor do artigo publicado na Forbes, Eric Jackson, há muitos perigos em que um aluno de MBA pode cair, caso seja influenciado por alguns pensamentos dos seus professores, colegas ou a própria instituição. Sendo assim, a Forbes levantou os 10 mandamentos mais perigosos que as escolas de negócios podem te ensinar em uma MBA, confira:

1. Tu és importante

A maioria dos alunos de MBA tem o péssimo hábito de se achar mais importante após concluírem o curso. Isso infere ganhar altos salários, ter uma vida mais fácil e feliz e conviver com pessoas do mesmo “nível” que o seu. No entanto, quando perguntadas sobre o que mudou em sua carreira após ter feito uma MBA, a maioria das pessoas disseram que não viram muita diferença.

Basicamente, possuem o mesmo emprego e sua opinião não valerá mais pelo diploma impresso. Possuir uma MBA não valerá nada se você não tomar iniciativas, ser proativo e ter boas ideias.

2. Tu estás entre os melhores

Como no tópico acima, ter o curso de MBA não te qualifica como “o melhor” da sua equipe. Na verdade, muitos profissionais odeiam um MBA que se acha melhor que os outros - principalmente quando você chega em uma empresa para comandar ou ser comandado e tenta mudar toda a rotina e profissionais da equipe sem perguntar ou querer saber sobre ela. Se esse é o caso, aprender e entender mais sobre cada profissional e suas atividades evitará problemas futuros.

3. Fizeste um bom investimento

Muitos MBAs criaram uma planilha detalhada sobre as mensalidades do curso (e outras dispesas relacionadas) e sua renda antes e após o investimento. Sabe qual foi o resultado? Eles afirmaram que o custo-benefício é baixo se não souber aproveitar as oportunidades. Só tenha cuidado para não se iludir e pensar que um simples diploma falará mais alto que suas atitudes profissionais e caminhos que queira seguir na carreira.

4. Serás mais inteligente que a média

Esse pensamento pode ser nem todo uma falácia. A média de escolaridade mundial é abaixo de MBAs, principalmente no Brasil. Mas dar a impressão e agir como se fosse um ser brilhante e outros nem tanto, seus colegas de trabalho e até seu chefe podem mudar seus conceitos sobre você. Siga a máxima de não fazer inimigo quando é desnecessário.

5. Tornarás um empreendedor de sucesso

O curso pode ensinar todas as teorias, estratégias e contas necessárias para ter uma empresa, mas de nada adiantará se você não tiver coragem ou ser louco o suficiente para arriscar em um grande negócio. É contraditório começar um negócio quando se termina uma MBA, se você quer abrir seu negócio, abra agora e depois se especialize na área.

6. Estas obtendo as “chaves” para descobrir o mundo

MBAs amam ferramentas, preferem morrer a analisar dados manualmente. Análise SWOT e Análises Industriais são ferramentas boas, mas nenhuma é 100% precisa.

7. Serás ético

Após grandes desastres éticos entre multinacionais ao redor do mundo, caiu um pouco a confiança das escolas de negócios. Para resolver o problema e subir no conceito, elas implantaram aulas de ética na grade dos cursos de MBA. Mas será mesmo que isso funciona?

Para Jackson, esse recurso não é nada eficáz. Apenas manter ou expulsar os “maus elementos” daria resultados positivos.

8. Saberás trabalhar em equipe

Deixa de lados os livros didáticos, as escolas de negócios acreditam em “ação de aprendizagem”, ou seja, obrigam estudantes a trabalharem como uma equipe. Assim, após os dois anos de curso eles saberão como agir em equipe? Não. Jackson ressalta que essas experiências são mestres para ensinar a um profissional fazer política, minar seus companheiros de equipe e crescer a qualquer custo.

9. Colocarás a MBA no seu cartão abaixo de seu nome

Apenas se limite a nunca fazer isso.

10. Serás um grande comunicador

Um diploma não te levará a ser um comunicador sublime. Muito pelo contrário, a prática que leva à perfeição. Se você procura uma especialização para se comunicar melhor, um fonoaudiólogo será melhor investimento.

MBA ainda pode fazer a diferença para muitas carreiras. Se está em dúvida em arriscar Jackson afirma que a saída é aproveitar o curso e suas diversas oportunidades, mas mantenha-se com os pés no chão e não deixe te seduzirem pelo glamour de uma vida fictícia.


Fonte da imagem: clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários