Advertisement

Responsive Advertisement

Matéria da Parceria Com a empregos.com.br - Dicas Para Preencher ou Editar o Seu Perfil no LINKEDIN


Taís Targa - Especialista em Aconselhamento de Carreira 


Hoje o linkedin é sem dúvida a maior rede de relacionamentos para fins profissionais. Se você ainda não preencheu o seu perfil, leia este artigo e cadastre-se imediatamente. Se você já é usuário da rede, seguem algumas dicas bem úteis para explorar melhor certos recursos e adequar o seu perfil.

Coloque uma foto de rosto. Não se coloca foto no Currículo, mas no linkedin é quase que obrigatório, afinal, sua aparência faz parte dos seus atributos profissionais. Porém, cuidado: a foto é só de rosto, preferencialmente em um cenário neutro e com uma expressão suave (tipo sorriso Monalisa). Não é o padrão sóbrio 3x4, mas também não precisa colocar uma foto com um sorriso escancarado, ou uma foto recortada tendo uma balada ou festa como pano de fundo.

Se seu objetivo é fazer contatos no Brasil, o perfil pode ser em português.Depois de ter o perfil principal em português, você tem a opção de criar um segundo perfil em outro idioma, neste caso arrisque no inglês.

Personalize a sua URL. Esta é uma opção que poucos conhecem, mas faz diferença, pois depois você pode colar o link no seu Currículo, segue o exemplo: http://br.linkedin.com/in/ttarga

Escolha um título profissional que retrate bem toda a sua trajetória. Muitas pessoas colocam como título profissional o último cargo exercido. Hoje mesmo auxiliei uma cliente que mudou o seu título de: Coordenadora de Comércio Exterior, para: Profissional da área de Comércio Exterior/Compras Internacionais / Novos Negócios.

Preencha todos os campos. Quanto mais completo está o seu perfil, mais na frente ele aparecerá nas buscas dos Head Hunters. Neste sentido, abuse de palavras chaves, cite todas as suas especialidades, formação acadêmica, idiomas, resumo profissional e etc.

Importe os seus contatos. Você pode importar contatos do outllook e de outros serviços de e-mail. O próprio sistema já sinalizará quem já faz parte do linkedin e também lhe dará a opção de convidar quem não está cadastrado. Adicione colegas, ex-colegas, amigos, parentes e outros conhecidos. É muito simpático conhecer alguém numa reunião de negócios e logo em seguida enviar um convite do linkedin agradecendo a atenção dispensada. Desta forma vocês estarão conectados e não perderão o contato caso um dos dois mude de empresa. Em épocas de linkedin não há necessidade de guardar centenas de cartões de visita.

Peça recomendações. Faça contato com ex-colegas de trabalho (superiores, pares e até subordinados) e peça recomendação. O próprio sistema tem esta opção com uma mensagem pronta. Quando receber a recomendação agradeça e recomende a pessoa também.

Edite o seu convite. O linkedin tem uma mensagem pronta para enviar um convite, no entanto, é mais elegante enviar uma mensagem mais personalizada, contendo ao menos o nome da pessoa e uma saudação no final.

Taís Andrade Targa. Psicóloga, com formação em Dinâmica de Grupos e mestre em Educação pela UFPR. É especialista em Aconselhamento de Carreira, Coaching e Recolocação/Outplacement. Partner da TTarga Career Consulting em Curitiba.

Postar um comentário

0 Comentários