Advertisement

Responsive Advertisement

Como Guardar Grana Todo Mês

por Fernanda Bottoni

Ter uma grana guardada é fator essencial para quem quer comandar sua carreira. Afinal, quem não tem fôlego para sobreviver por pelo menos um ou dois meses sem trabalhar acaba não tendo liberdade para tomar suas próprias decisões – como pedir demissão ou tomar uma atitude ousada sem perder o sono com medo de ser demitido.

Fazer uma reserva costuma ser mais fácil quando você tem um objetivo definido. O primeiro passo para começar uma reserva financeira é separar a fatia que deve ser investida antes de pensar nas suas despesas. Para quem tem um salário bruto de 1,5 mil reais, por exemplo, uma ideia é começar a guardar 300 reais por mês, um valor razoável, que não vai exigir grandes sacrifícios para ser poupado e que pode representar uma boa reserva depois de algum tempo. Quer ver?

300 reais por mês

Segundo Eduardo Terra, diretor geral da União Business School (UBS), de São Paulo, quem ganha 1,5 mil reais por mês de salário bruto vai ter, pode juntar seus primeiros 100 mil reais em 13 anos se poupar 20% do seu salário todos os meses. 

50 mil reais

Até alcançar os primeiros 50 mil reais, a sugestão é trabalhar com fundos de investimento ou poupança. “Agora, a poupança é um bom caminho, porque está alcançando rendimento fixo de 0,5%”, diz ele. “Quando a taxa de juros está baixa, o rendimento da poupança equivale ao do fundo fixo. Quando a taxa de juros sobe, a poupança vira um mau negócio”, explica ele.

De 51 mil a 100 mil reais

Depois de juntar os primeiros 50 mil reais, você pode começar a investir a segunda parte em fundo de ações. “Como esse investimento deve ser de muito longo prazo, ou seja, acima de cinco anos, a Bolsa de Valores é uma opção interessante”, diz Terra. “Só não vale a pena começar a comprar ações por conta própria. Para o público leigo essa não é uma boa opção.”

Com salário de 3 mil reais 

Quem ganha por volta de 3 mil reais e também quer juntar os primeiros 100 mil reais, pode seguir o mesmo raciocínio. Poupando 20% do seu salário bruto, seguindo as mesmas recomendações acima, você deve alcançar o objetivo em nove anos. “Se conseguir poupar um terço do salário, ou seja, 33%, você pode alcançar os 100 mil reais em seis anos”, alerta Terra.

Fonte da imagem: gettyimages

Postar um comentário

0 Comentários