Como Gerir Uma Equipe Melhor Que Você (sem parecer um idiota)

Está à frente de um time com pessoas mais qualificadas do que você? Não se preocupe... se souber lidar com elas 

Por Márcio Juliboni

Não há nada pior para um gestor do que perder o respeito de sua equipe. Aliás, há: nunca tê-lo sequer conquistado. Há vários motivos para cair em desgraça, mas um cada vez mais frequente é não saber lidar com funcionários melhores do que você.

Vários caminhos podem levá-lo a essa situação, desde a crescente melhoria do nível profissional de quem chega ao mercado de trabalho, até a sua própria preguiça em desenvolver novas habilidades.

De qualquer modo, algumas estratégias ajudam a liderar funcionários brilhantes, mesmo que, diante deles, você se sinta apenas um pobre mortal e sem parecer um completo idiota. Pelo menos, é o que afirma Tom Yuin, colunista da Forbes. Veja as principais:

Aprenda a lidar com pessoas (qualquer pessoa)

À medida que alguém sobe na hierarquia, as qualidades técnicas não são mais suficientes. É preciso desenvolver também aprender a se relacionar com gente. Segundo Yuin, isso envolve três coisas: compreender profundamente o que a outra pessoa deseja; saber lidar com as expectativas dela; e ser um bom comunicador, capaz de explicar claramente sua posição e o que oferece na negociação.

Coloque os competentes na vitrine (e não embaixo do tapete)

Os gestores inseguros tendem a sufocar qualquer pessoa competente pelo caminho, com medo de que lhe roube o cargo. Já os bons líderes valorizam quem se destaca. Na prática, isso significa:

a) Reconhecer que o expert é o funcionário, e não você, e consultá-lo quando for preciso;
b) Dar bastante autonomia para que ele atue; não fique gerenciando cada passo dele no projeto;
c) Interessar-se pelo que ele sabe. Aproveite: aprenda com ele.

Dê-lhes apoio quando correrem riscos (e errarem)

Ao lhe dar espaço e liberdade de decisão, esteja ciente de que ele, mais dia, menos dia, tentará mudar algo – uma rotina de trabalho; uma norma interna, o que for. E, mais do que isso, um dia ele irá errar. Avalie a situação: se ele agiu de boa-fé, buscando melhorar os resultados da equipe, e se os erros são administráveis, fique ao seu lado.

Seja alguém com quem eles podem trocar ideias

Vamos lá: a menos que nem você entenda como conquistou um cargo de liderança na empresa, deve haver algo que sabe e que seja útil para a equipe. Deixe que as pessoas o vejam como alguém para trocar ideias, tirar dúvidas, pensar alto.

Quem gosta do seriado Dr. House deve se lembrar de quando o médico rabugento pede uma má ideia, qualquer má ideia, para que ele a possa transformar em algo bom. Mesmo que você não seja brilhante, sua opinião pode ser o ponto de partida para um belo insight.

Seja um cara descolado

Pessoas brilhantes gostam de gente antenada – e não apenas nas últimas tendências do mercado em que atuam. Gente boa costuma ser atraída por ideias diferentes e inovadoras em qualquer área – dos novos programas de TV até o que virou moda nos esportes (e muito mais). Fique ligado.

Segundo Yuin, da Forbes, equipes de alto desempenho também tomam um chopp no fim do dia para arejar – e não há melhor sinal de que você está de bem com sua equipe, do que ser convidado para beber com ela.


fonte da imagem: gettyimages

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More