Advertisement

Responsive Advertisement

O PDV Como Mídia

Por Soeli de Oliveira

É no ponto de venda que todo esforço de marketing frutifica através das vendas. Um grande número de empresas não dispõe de recursos necessários para realizar uma eficiente distribuição, que justifique a utilização da mídia tradicional. A estratégia de divulgação com maior retorno dos investimentos tem sido a concentração dos esforços de promoção no ponto de venda, onde clientes, produtos e check out se encontram.

Na ânsia de fisgar o consumidor, o PDV se tornou a principal mídia para a maioria dos produtos de consumo. Diante das opções para crescer, sobreviver ou morrer, fabricantes e varejistas lançam mão de variadas ferramentas para promoção de produtos no ponto de venda, entre elas:

- Design
- Arquitetura
- Exposição
- Merchandising
- Embalagem
- Atendimento
- Identidade visual
- Promessa de marca
- Incentivo de venda.

Com o objetivo de aumentar ao máximo a venda por metro quadrado dentro da loja, atrair novos clientes e operar ao mais baixo custo com qualidade, produtores e varejistas apostam cada vez mais as suas “fichas” no merchandising. O merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto-de-venda, para colocar no mercado o produto ou serviço certo:

- no lugar certo;
- na quantidade certa;
- no preço certo;
- no tempo certo;
- com o impacto visual adequado e exposição correta.

Vender é ação, já a correta exposição dos produtos no ponto de venda é um misto de planejamento, técnicas e arte, que agregam valor aos produtos. No planejamento de ações de merchandising deverá ser considerado:

- Tipo de ação
- Tipo de loja
- Produto e marca
- Duração
- Espaço necessário
- Preço
- Quantidade
- Materiais de PDV
- Perfil de consumidor
- Frequência
- Seleção de equipe
- Treinamento.

O poder do merchandising reside em expor produtos e marcas com destaque nos PDVs. Certifique-se de que é dada ao consumidor a real oportunidade de reconhecer os produtos como valiosos, ter experiências sensoriais e comprá-los com facilidade.

Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

Postar um comentário

2 Comentários

Anônimo disse…
Não é dificil, mas não tão fácil quanto parece, na dúvida contrate um profissional especializado no assunto.

um abraço gostei muito do post
Anônimo disse…
Esse poder do merchandising pode ser visto nos pdvs das grandes mais, valeu a dica.

grauco (sp)