O Que te Motiva na Busca Por um Novo Emprego?

Autor: Maiara Tortorette


Buscar um novo emprego exige paciência e determinação por parte do profissional. De acordo com a Pesquisa dos Executivos, realizada pela Catho Online no mês de abril deste ano, a procura por uma nova ocupação pode ser motivada por diversos aspectos e apresentam variações de acordo com as faixas etárias. 

O estudo aponta que 23,1% dos desempregados têm como principal objetivo uma melhora no padrão de vida quando estão em busca da recolocação. Na sequência aparece a necessidade de suprir as necessidades financeiras, com 20,4% e manter o padrão de vida de quando estava empregado, com 15,2%. 

Para a coach consultora Ana Zanon, os motivos são diferentes quando estão relacionados a profissionais empregados ou desempregados. “No caso dos desempregados, a motivação essencial é a sobrevivência, ter o salário no final do mês. Já para os empregados, esta busca pode estar mais vinculada ao crescimento profissional, novos desafios, melhores salários, entre outros”, explica. 

É interessante analisar que estas prioridades também apresentam mudanças quando avaliadas de acordo com a idade do profissional. Para os mais jovens a melhora do padrão de vida é o motivo mais significativo. Já para os mais maduros, sentir-se útil e o prazer de trabalhar, normalmente, são fatores mais relevantes. 

“Em geral, quanto mais jovens os profissionais, maiores as expectativas e a ânsia por desenvolvimento, deixando para segundo plano fatores como salário e benefícios, por exemplo. Os mais experientes, por sua vez, partem em busca de satisfação e qualidade de vida”, afirma Ana. 

Dicas para conseguir um novo emprego 

Além dos fatores motivacionais, o profissional deve estar bem preparado quando almeja novas oportunidades. Definir a área em que pretende atuar, o mercado que pretende atingir e a maneira como fará a busca, é o primeiro passo. Na sequência, o candidato deve elaborar um currículo adequado e se candidatar as oportunidades de interesse. 

De acordo com Hudson Fernandes, consultor de Recursos Humanos da incorporadora Elvas Empreendimentos, estar atualizado e acompanhar o mercado também são fatores importantes que passam segurança ao candidato e o qualificam para conquistar o novo trabalho. 

“O candidato precisa mostrar que se atualiza constantemente, seja com cursos, palestras ou participação em eventos. O importante é que esteja sempre se reciclando. Outro ponto relevante é estar atento ao mercado de trabalho e pesquisas sobre as empresas de interesse”, finaliza. 


Fonte da imagem: google imagens 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More