Advertisement

Responsive Advertisement

Coluna do Cabra - Cuidado Com o Seu Dinheiro



Cuidado Com o Seu Dinheiro

A falta de conhecimento financeiro entre a polução economicamente ativa no Brasil é muito baixa, mas não vamos aqui procurar descobrir as causas. O fato é que o brasileiro em geral não sabe como investir seu dinheiro, apesar de existir especulações nos setores financeiros, podemos refutar alguns mitos que permeiam a mente da população.

Quanto a esses mitos, entre eles temos o mais conhecido que é "a poupança é o investimento mais seguro" isso é um mito existem outros investimento que dispõem de um ótimo nível de segura, mas ainda não é disso que trataremos neste post. Vamos  falar de outro mito na hora de investir seu dinheiro, muitos acreditam que mudar seus investimentos para outro que pague uma taxa de 0,1% a mais no mês não vale a pena, acreditam que a variação é muito pequena para se preocuparem.

Isto é um enorme engano, é um MITO, mesmo sendo uma pequena variação percentual, o valor investido terá outro componente que fará total diferença, que é chamado de "tempo de investimento", manter uma mentalidade imediatista, faz com que este mito permeie a mente da maioria. O Fato é que ao receber a proposta ou a informação de 0,1%, o que vem a mente é o calculo rápido de "juros simples", fazendo como que o investimento não pareça interessante, mas devemos lembrar que ao colocar esta variação a mais em um calculo de "juros compostos" teremos um resultado impressionante.

Observe as planilhas abaixo, onde o Blog do Cabra realizou os cálculos para os valores aplicados de 50.000,00, 20.000,00 e 10.000,00 reais, para taxas que apenas variaram em 0,1%, e compare os resultados para diferente períodos ao longo do tempo. Podemos verificar que uma aplicação de 10.000 reais durante 15 anos a uma taxa mensal de 0,8% você iria obter um valor acumulado de 41.965,83, enquanto que para uma taxa de 0,9% este valor subiria para 50.166,05 reais, um ganho de 8.200,22 reais, correspondendo a uma variação aproximada de 19,54% a mais. Olhe a tabela e compare outros valores.


Então na hora de cuidar do seu dinheiro pense muito bem, e tente negociar a melhor taxa para seu investimento.

Estes cálculos ainda nos mostra outro mito que permeia as cabeças do brasileiros, de que "dinheiro foi feito para gastar", pois a verdade é que dinheiro foi feito para gerar mais dinheiro e trazer satisfação para nossos desejos pessoais, então vale a pena pensar em investir seu dinheiro a longo prazo, e pensar em aplicações como aposentadoria privada e outros investimentos. E quanto antes você começar melhor.

Marcelo Cabral
Consultor e Coach


Postar um comentário

0 Comentários