Advertisement

Responsive Advertisement

Invista nos Seus Pontos Fortes

por Paulo Araújo


Não sou do tipo que desmereça os pontos fracos ou a desenvolver, mas reconheço e sugiro que você dedique 70% do seu tempo desenvolvendo os dons e competências que o tornam diferente. Alguém pensa no Pelé treinando na zaga? Não, ele podia até ter noções de zagueiro, mas seu ponto forte era a criação de jogadas e fazer gols. Com você é a mesma coisa. Veja as dicas para aprimorar o que você tem de melhor e se tornar um craque no jogo organizacional.

Descubra suas melhores habilidades. O primeiro passo é conseguir detectar quais são as habilidades que mais lhe destacam. Algumas são naturais como saber se comunicar, liderar ou negociar, outras podem estar escondidas e podem ser encontradas ou desenvolvidas ao longo do tempo. O importante é que você eleja e tenha certeza que essas qualidades realmente o tornam excelente e diferente dos outros e que também agreguem valor à empresa em que você trabalha.

Não tenha medo de feedback. Avaliação de desempenho é sempre um tremor danado e analisar os resultados com o chefe tira o sono de muita gente. Que tal transformar este momento em algo positivo? Seja maduro o suficiente para ouvir e anotar as críticas que recebe. Peça uma crítica construtiva ao seu avaliador e também que ele diga quais são os seus pontos fortes e o como você pode utilizá-los para crescer ainda mais na empresa em que trabalha.

Faça as perguntas certas. Em conversas mais informais você pode pedir a colegas de trabalho lhe digam quais são suas qualidades. Faça perguntas em que fique claro quais são suas competências positivas, em que você se destaca ou qual a melhor coisa em trabalhar com você. Aproveite e faça comentários positivos para seus pares também e ajude a aumentar a auto-estima de toda a equipe.

Valorize seus acertos. A equipe atingiu as metas? Você fez algo de bom na empresa? Celebre, nem que seja sozinho ou com a família. Adquira o hábito de celebrar pequenos acertos. Normalmente acertamos mais do que erramos e já está na hora de usar os fatos positivos a seu favor aumentando assim sua autoconfiança e auto-estima.

Fique atento aos resultados. É claro que uma vez detectado suas principais aptidões é preciso alinhá-las com as metas da empresa, ou seja, aquilo em que você acredita ser excelente traz resultados efetivos? Sua carreira e ascensão é medida por resultados, indicadores como lucratividade, redução de desperdícios, aumento da produtividade ou participação no mercado, entre outros, são essenciais para a relação ponto fortes versus empresa sejam ainda mais fortalecidas.

Não se esqueça da humildade. Não é preciso ficar o tempo todo contando vantagens e discorrendo sobre suas qualidades. Deixe que suas ações falem por si. Seja humildade e sempre procure desenvolver suas principais aptidões, não caia no erro do “eu já sei tudo sobre isso” e nada de ficar discursando com um expert para toda e qualquer pessoa sobre sempre às mesmas competências e o quanto você é bom nelas. Não crie uma imagem arrogante, pois isso depõe contra você.

Tenha foco, dedicação e concentre-se naquilo que você faz de melhor. Invista em treinamento e desenvolvimento e saiba vender os seus pontos fortes da maneira adequada. A sua carreira agradece!


Fonte: Revista VendaMais

Postar um comentário

0 Comentários