Coluna do Marcelo - Dicas Para se Trabalhar em Equipe



Dicas Para se Trabalhar em Equipe


Um cenário muito comum dentro das organizações é o trabalho em equipe. Mas o que realmente acontece quando profissionais são nomeados para uma equipe, sem o devido preparo, ou mesmo uma atenção mais cuidadosa, cria-se um grupo não uma equipe.

Equipe é a união de pessoas em prol de um objetivo em comum, um fim, enquanto grupo é apenas a união de pessoas com afinidades, mas fins e pensamentos diversos.

Equipes elaboradas sem as devidas atenções, causam mal estar, uma competição interna, e uma total falta de estratégia. Tornando tudo um caos.

Durante a contratação de um profissional, é sempre comum procurar o melhor disponível no mercado, quando junta-se este a outros que são os melhores ou as melhoras que a empresa possui, acontece uma reação e esta precisa de uma ação por parte da pessoal responsável pela elaboração da equipe. Isto já amenizaria a probabilidade de fracasso. Mesmo assim segue abaixo uma lista de dicas para facilitar o trabalho em equipe, mas sabendo que você como profissional participante de uma equipe tem que fazer a sua parte.


Dicas para os profissionais que participam de equipes.

01. Paciência

Algo importante, que se não possuir com certeza ocasionará algum problema em seu trabalho. Agir com moderação e paciência para poder escutar a todos, pois em um grupo todos tem suas opiniões de como deveria ser determinado caminho.

02. Respeite as idéias dos outros

Sempre trabalhamos para sermos criativos dentro das empresas, principalmente nos dias de hoje que o capital intelectual é mais valorizado. Mas nem sempre conseguimos ter a melhor idéia, então respeite a idéia alheia, pois o importante em uma equipe é seu objetivo final, engula seu orgulho de não ter tido a melhor idéia, aproveite para aceitar a do companheiro de trabalho em prol de algo maior.

03. Criticas aos colegas, cuidado

Caso aconteça conflitos entre os membros da equipe, então não saia criticando seus colegas. Verifique o que realmente esta acontecendo e não deixe que estes conflitos atrapalhem os objetivos da equipe. Criticas só se forem construtivas.

04. Dividir e colaborar

É muito importante saber dividir as tarefas em uma equipe, procurando as habilidades de cada um dos membros, não comece a achar que você é o único a saber fazer, então aprenda a delegar. Com isso aprenda a colaborar, pois se você se dispôs para uma equipe então colabore, faça sua parte, e quanto solicitado faça mais para o bem comum.

05. Dialogo, faça-o fluir

Umas das priores coisas que pode acontecer a uma equipe é não possuir mais dialogo, pois isso leva ao fracasso de todo o trabalho. Lembre-se do objetivo da equipe, deixe isso claro a todos, escute ou aprenda a escutar, deixe o dialogo fluir, procurando soluções que agrade a todos os participantes.

06. Planejamento coletivo

Para todo projeto, precisa-se ter “inicio, meio e fim”, literalmente. Então o planejamento está inerente ao trabalho em equipe, assim sendo, trace metas, veja os objetivos a serem atingidos, em quanto tempo, e tudo isso em comum a todos, de forma coletiva, pois se todos chegarem ao um acordo de planejamento, não haverá grande mudanças, apenas pequenas adaptações do projeto. Quando o planejamento coletivo não se torna comum, podem acontecer conflito de opiniões levando a discussões sem fim.

07. Válvulas de escape

Todo trabalho em equipe deve ser um desafio, mas como tal, precisamos ter válvulas de escape, fazer do trabalho uma diversão sem perder o foco do objetivo final e o respeito com os demais membros, aquele que se diverte enquanto trabalha se torna um profissional mas leve, que tende a ser um sucesso e um exemplo para o grupo.

Estas dicas podem ajudar você a se tornar um profissional mais experiente e facilitar sua vida corporativa durante o trabalho em equipe.


Marcelo Cabral
Consultor e Coach – ACTIO Consultoria e Treinamento

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