Trabalhando Com Um Líder Coach

por Cássio Quintão Vaz de Mello


Muito se tem falado sobre o Líder Coach. Palestras, livros, artigos, todos falam sobre este tema. O próprio Jack Welch, um dos maiores líderes de todos os tempos, já dizia que nos dias de hoje todo líder deve ser um líder coach e que para crescer profissionalmente essa competência é essencial.

O coaching é uma parceria entre o coach e o coachee (liderado, cliente). Na essência o que o coaching faz é ajudar as pessoas a pensar e para isso o coach precisa saber, muito bem, fazer as perguntas certas nos momentos certos. A função é extrair as melhores respostas, fomentando aqueles recursos que já estão nas mentes dos liderados, dos clientes (seu conhecimento) alimentando a criatividade.

Segundo Randy Di Stéfano, o Líder Coach é aquele que gera o desenvolvimento e o amadurecimento profissional de sua equipe, ensinando-os a pensar como líderes, para que eles se responsabilizem por criar alternativas.

Então a função do líder não é mais dizer para as pessoas o que elas devem fazer? É isso mesmo, o Líder Coach é aquele que pára de dizer para a sua equipe o que é para fazer.

- Agora embananou tudo, como vou trabalhar com um cara que não me diz o que fazer? Para que ele está sendo pago? Eu estou aqui para aprender e ele não vai dizer como, assim é fácil!

Na verdade as coisas não são tão complicadas assim, vamos ver na prática como isto funciona. Suponha que seu chefe é um Líder Coach. Quando você chegar a ele com alguma pergunta, por exemplo:

- Como eu resolvo este caso?

Você obterá qualquer resposta nesta linha:

- Quais são para você as melhores soluções para este caso, qual é o investimento necessário, que impacto isto terá sobre nossos clientes?
- Nossa, eu fui com uma pergunta e o que ele fez foi responder-me com outra? Não entendi nada. Ele deveria ter dito tudo o que eu deveria fazer.

No mundo organizacional atual é assim que as coisas ainda estão acontecendo. O colaborador tem dúvidas, levanta o “bumbum” da cadeira, pergunta ao “chefe” o que fazer, sai da sala dele com um checklist enorme e vai fazer o seu levantamento de dados. Levanta todos os dados da “listinha”, mas como ainda não aprendeu o que fazer, volta à sala do “chefe” para perguntar:

- E agora, tenho todas as informações, o que faço?

Imagina o seu Líder te apontando todos os passos. De que modo você seria criativo? De que modo aprenderia a ter iniciativa? E quando você tivesse qualquer outro problema semelhante o que você faria? Iria a ele com a questão para obter uma nova resposta, não é isso? E se ele estiver de férias? A quem você recorrerá para te dar o “caminho das pedras”?

Para trabalhar com um Líder Coach a sua postura deve ser diferente. Lembre-se: o Líder Coach é aquele que, não necessariamente, é tecnicamente melhor do que você, mas é aquele que faz as perguntas certas nos momentos certos. Você agora já conhece o perfil do seu líder, então qual deverá ser a sua postura?

- Fulano, estamos com este problema, eu pensei em três alternativas para o caso e quero compartilha-las com você.

- Ok – responderá o líder – vamos conversar.

- Olha, a primeira alternativa incorrerá nos seguintes custos, impactará em X% os nossos resultados e nossos clientes sentirão seus efeitos desta forma... a segunda alternativa...

Desta forma você se inserirá no processo de solução e de decisão. As suas alternativas serão discutidas com o líder, vocês buscarão um consenso. O líder saberá que sempre poderá contar com sua iniciativa, pedirá sua opinião nas tomadas de decisão e, com certeza, terá mais liberdade para trabalhar. A confiança do seu chefe em você irá crescer. E principalmente, você além de estar preparado para trabalhar em qualquer organização, também estará preparando a si mesmo para se tornar um Líder de sucesso, um Líder Coach.

Antes de levantar-se para apresentar qualquer questão ao seu líder pense no QUAL desta questão.

Qual o problema?
Quais as possíveis opções?
Quais as conseqüências de cada uma delas?
Quais os primeiros passos?
Quais serão os acompanhamentos?
Quais os possíveis resultados?

Diferenças entre os tipos de liderados:

 
 
Cássio Quintão Vaz de Mello

International Coaching Certificate

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails

Envie para sua rede

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More