Advertisement

Responsive Advertisement

Você Sofre Com A Síndrome Da Segunda-Feira?

Naísa Modesto

Conforme anoitece o domingo, parece que a energia que esbanjamos durante todo o final de semana também vai minguando. O início de um dos programas dominicais mais tradicionais também parece ser o fim. O descanso acabou! Agora você só pensa em ter de acordar logo cedo e ir trabalhar. Para muita gente, é isto que o começo de uma nova semana significa: tortura.

Talvez seja só uma fase ruim ou um final de semana mais gostoso que deixa saudade, mas se isso acontece a cada semana, é possível que você esteja sofrendo com a Síndrome da Segunda-Feira.

Ainda que esta síndrome possa não existir formalmente, ela descreve bem os sintomas que alguns profissionais apresentam antes de iniciar uma nova jornada de trabalho. "Eles apresentam sintomas como falta de ânimo, indisposição, cansaço... Logo na segunda-feira, quando, em tese, deveríamos estar com a energia recarregada depois do final de semana", explica Rita Calegari, chefe do setor de Psicologia do Hospital São Camilo - Unidade Pompéia.

O quadro não é afetado exclusivamente pela falta de motivação. Pode acontecer de o profissional ser realmente apaixonado pelo que faz e estar encontrando um período difícil, com muitas pressões e cobranças, por exemplo. Os sintomas podem indicar desde estresse até insatisfação profissional, situações agravadas pelo regresso ao trabalho nas segundas-feiras.

Rita explica que muitas vezes temos dificuldades para conseguir identificar os primeiros sintomas, geralmente psicológicos, como o sentimento de descontentamento. "Nem todas pessoas conseguem fazer esta auto-análise. A maioria de nós consegue entender quando os sintomas físicos começam a aparecer, mas o começo do problema é emocional", conta.

 
A psicóloga ainda explica que esse perfil é bem diferente de um quadro depressivo, pois a pessoa com depressão sente os sintomas todos os dias. Quem sofre com a Síndrome da Segunda-Feira sente este desânimo no começo da semana e fica inclusive satisfeito e animado em outros dias, como às sextas-feiras, em virtude da proximidade do final de semana.

"Todos nós vamos ter altos e baixos na vida profissional, isso é inerente às profissões. Por isso, temos de ter o bom senso de entender que é preciso escolher uma profissão que nos agrade", aconselha Rita. Outra dica importante é ficar atento às suas reações. Os períodos difíceis que os profissionais enfrentam têm de ter começo, meio e fim. Se, com o passar do tempo, os sintomas não desaparecem e o desânimo for sempre presente, é hora de fazer uma reavaliação da carreira.

Fonte: Carreira & Sucesso

Postar um comentário

6 Comentários

eu nao estou a brincar... ando a sofrer disso mesmo.... muito a serio

fogo este post foi feito pra mim
Anônimo disse…
ola cabral
obrigado pela resposta que me deu sobre a pergunta (no meu blog) e acho que to com todos esses sintomas hehehe
Anônimo disse…
Tenho todos esses sintomas,estou na oitava serie (ensino medio)nao estou satisfeito na escola,mas,nao posso me demitir.....
Mas pode mudar de escola, uma das opções pode ser conhecer novos professores, novos amigos, isso pode revigorar o animo para enfrentar mais tres anos de colegio que seria fazer o segundo grau, pense nisso como dica.

um abraço
não é só pra vc Gil scott,muitos tem essa sindrome, alguns a possui temporariamente, mas tem cura.