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Uma Questão de Atitude

Como mostrar seu valor sem fazer propaganda gratuita de si mesmo*

Sim, marketing pessoal é uma questão de atitude! Mas como aparecer sem ser aparecido? Como mostrar seu valor sem parecer exagerado? Esse dilema afeta absolutamente todo mundo. O mundo do trabalho, hoje, avalia as pessoas por percepção. É aquela velha máxima: não basta ser competente. Você tem que parecer competente. Ou seja, competência é aquilo em que você é bom, os outros acreditam e contam para mais gente. A dificuldade de alguns profissionais em mostrar as suas competências é tão grande que elas passam despercebidas à maioria das pessoas que fazem parte do seu currículo social.


Pensando nessa dificuldade é que quero dar um conselho. Na verdade, quero recomendar quatro atitudes que vão ajudar você a mostrar seu verdadeiro valor:


1º – Não seja superficial.

As pessoas que respondem às perguntas dos outros superficialmente ou que tratam os assuntos de maneira supérflua perdem o respeito de seus colegas e superiores. Não tenha vergonha de perguntar mais sobre a questão, mas não responda ou fala comentários superficiais. É mortal!

2º - Quando estiver perseguindo um objetivo não se distraia, não perca o foco.

Essa é uma atitude fundamental para a sua imagem. Mostra aos colegas que você é tenaz. Quando focado, não procrastine, não mude o ritmo. Ponha foco, e sua imagem será a de alguém determinado, resiliente e delicado. Alguém com quem se pode contar.


3º - Nunca demonstre aversão pelo trabalho ou pela obtenção de conhecimento.

Sabe o que é isso? É o chamado comentário infeliz do fulano que diz: “Eu não irei trabalhar no Sábado, só porque estamos com o projeto atrasado”. O pior é que ele irá – é só um comentário infeliz para ser gracioso ou mostrar que tem opinião. Outro comentário infeliz: “Outro curso, não agüento mais!” quero é aplicar os conceitos, aula é uma chatice. Trabalho e conhecimento são os valores mais respeitados no mercado, universalmente. Mostrar aversão a eles e, pior, só para fazer graça é cair em desgraça perante os que estão lhe observando.


4º - Não seja inconstante.

As pessoas que são inconstantes um dia estão ótimas, cheias de energia e cuidadosas com a relação. No outro, são irascíveis, sem controle emocional e sem energia nenhuma. Não é só uma mudança de humor, é atitude. Uma pessoa assim pode até ter competências ótimas, mas sua atitude “cega” o observador, que somente se lembrará dessa inconstância. Como se vê, recomendo quatro atitudes fundamentais e muito simples. Preste atenção nelas, e não precisará se preocupar com o seu marketing pessoal. Os outros irão fazê-lo por você!

*Fonte: Revista Você S/A, edição Novembro 2005. Autor: Luiz Carlos de Queiroz Cabrera – professor da Eaesp – FGV, diretor da PM C.

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