Advertisement

Responsive Advertisement

Sem Planejamento Fica Difícil se Dar Bem

por Manfredo Arkchimor Paes
.
.
Se você deseja mudar de vida e investir no seu próprio negócio com pouco dinheiro, deve tomar alguns cuidados básicos antes de partir para a concretização de seu sonho. Primeiro, você deve procurar enxergar as oportunidades que estão ao seu redor. Além de uma boa idéia, é preciso conhecer a situação do mercado.
.
Com um bom faro, disposição para correr riscos calculados e persistência, entre outras características típicas dos empreendedores, você pode abrir um negócio com boas chances de sucesso, mesmo com pouco capital. Há diversos negócios de baixo custo, como muitas atividades no ramo dos serviços. Pode ser um ateliê de bijuterias ou a produção de peças de artesanato, que exigem investimento relativamente baixo e você pode vendê-las em feirinhas de arte. Embora as franquias costumem exigir um capital inicial mais elevado, hoje em dia é cada vez maior o número de marcas que oferecem opções mais acessíveis e que permitem um bom rendimento.
.
É claro que muitos futuros empresários sonham com aquela loja de sucesso, instalada numa rua movimentada ou em algum shopping center. Mas, para chegar lá, você precisa ter mais capital e saber que precisará pagar aluguel, condomínio e deverá reservar dinheiro para publicidade, por exemplo, antes mesmo de atender o primeiro cliente. Começar devagar é o melhor caminho para reduzir os riscos do negócio. E, além disso, as oportunidades para quem tem mais vontade de ser empreendedor do que dinheiro estão aumentando.
.
Mesmo que seu sonho seja montar um pequeno comércio, você pode investir no ramo de alimentação, por exemplo, e começar a vender bolos, doces e tortas caseiras, produtos que sempre encontrarão demanda em toda parte. Além disso, é possível pagar fornecedores a prazo e vender à vista, uma boa dica para quem quer ingressar na vida de empresário sem grandes despesas. Outra opção que ganha cada vez mais terreno é o sistema de venda direta, também conhecido como porta a porta, por meio do qual se vende de tudo, de cosméticos a roupas, de produtos de limpeza a verduras e frutas.
.
Teste seu poder de persuasão com os amigos e familiares, que podem ajudá-lo na execução das tarefas no início da atividade. Eles podem, também, lhe emprestar pequenas quantias de dinheiro para a largada. Afinal, ninguém quer montar um negócio e já contrair empréstimos bancários ou ter que contratar funcionários e tudo mais, sem saber direito se a empreitada dará certo.
.
Mesmo que você já tenha sondado o mercado em que pretende atuar, deve estudar cuidadosamente suas reais chances de sucesso assim que decidir colocar seu sonho de empreendedor em prática. Além disso, deve dar atenção especial à estrutura administrativa e financeira. É o momento em que você define o preço dos seus produtos, o capital de giro necessário, o lucro e a rentabilidade que deseja alcançar.
.
Em geral, os pequenos empresários que se deram bem no mercado têm um detalhe comum: o hábito de planejar e traçar metas e definir os passos para atingi-Ias com determinação e confiança. São pessoas que não mandam fazer, fazem. Lembre-se de que é você quem deve cuidar do seu dinheiro e do futuro do seu empreendimento. Por isso, use bem a sua habilidade em negociar com fornecedores. Compre bem para poder vender bem. E nunca se esqueça dos clientes. Eles é que vão manter de pé o seu negócio.


Manfredo Arkchimor Paes

Consultor de Orientação Empresarial/Gestão do Conhecimento do Sebrae-SP

Fonte: SEBRAE

Postar um comentário

0 Comentários